GESTÃO DEMOCR�TICA E O DIREITO À EDUCAÇÃO NAS COMUNIDADES INDÀGENAS DO NOROESTE DO PAR�
Palavras-chave:
Educação Escolar Indígena, Gestão Democrática, Direito à EducaçãoResumo
O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO AVALIAR A EDUCAÇÃO ESCOLAR IND�GENA NO NOROESTE DO PAR�, SOB A PERSPECTIVA DE GESTÃO DEMOCR�TICA E DO DIREITO � EDUCAÇÃO, CLARIFICANDO-SE QUANTO � SUA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E PEDAGÓGICA, AO IMPACTO SOCIOCULTURAL E POL�TICO PRODUZIDO NESSAS ETNIAS E OS DESAFIOS QUANTO AO DIREITO DE TODOS � EDUCAÇÃO. PARA ISSO FOI EXECUTADA PESQUISA-A��O, MEDIANTE OBSERVA��O PARTICIPANTE E ENTREVISTAS COM PROFESSORES E L�DERES DAS ALDEIAS J� CONTEMPLADAS PELA EDUCAÇÃO ESCOLAR IND�GENA E COM REPRESENTANTES DA COORDENA��O DE EDUCAÇÃO IND�GENA DO MUNIC�PIO. OS RESULTADOS APONTAM QUE PARA A ETNIA WAI WAI A EDUCAÇÃO PRODUZIU BONS RESULTADOS E AVAN�A NO PROCESSO DE GESTÃO DEMOCR�TICA. PORÉM, PARA AS DEMAIS ETNIAS H� AINDA UM GRANDE DESAFIO A SER SUPERADO, COMPETINDO AO ESTADO E �S ENTIDADES PARCEIRAS UMA ATITUDE MAIS EN�RGICA PARA QUE O DIREITO DE TODOS � EDUCAÇÃO, NA PERSPECTIVA DE GESTÃO DEMOCR�TICA, SEJA DE FATO EFETIVADO.