GESTÃO DEMOCR�TICA E O DIREITO À  EDUCAÇÃO NAS COMUNIDADES INDÀ­GENAS DO NOROESTE DO PAR�

Autores

  • Onà©simo Martins de Castro Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
  • Edna Marzzitelli Pereira Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Palavras-chave:

Educação Escolar Indígena, Gestão Democrática, Direito à Educação

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO AVALIAR A EDUCAÇÃO ESCOLAR IND�GENA NO NOROESTE DO PAR�, SOB A PERSPECTIVA DE GESTÃO DEMOCR�TICA E DO DIREITO � EDUCAÇÃO, CLARIFICANDO-SE QUANTO � SUA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E PEDAGÓGICA, AO IMPACTO SOCIOCULTURAL E POL�TICO PRODUZIDO NESSAS ETNIAS E OS DESAFIOS QUANTO AO DIREITO DE TODOS � EDUCAÇÃO. PARA ISSO FOI EXECUTADA PESQUISA-A��O, MEDIANTE OBSERVA��O PARTICIPANTE E ENTREVISTAS COM PROFESSORES E L�DERES DAS ALDEIAS J� CONTEMPLADAS PELA EDUCAÇÃO ESCOLAR IND�GENA E COM REPRESENTANTES DA COORDENA��O DE EDUCAÇÃO IND�GENA DO MUNIC�PIO. OS RESULTADOS APONTAM QUE PARA A ETNIA WAI WAI A EDUCAÇÃO PRODUZIU BONS RESULTADOS E AVAN�A NO PROCESSO DE GESTÃO DEMOCR�TICA. PORÉM, PARA AS DEMAIS ETNIAS H� AINDA UM GRANDE DESAFIO A SER SUPERADO, COMPETINDO AO ESTADO E �S ENTIDADES PARCEIRAS UMA ATITUDE MAIS EN�RGICA PARA QUE O DIREITO DE TODOS � EDUCAÇÃO, NA PERSPECTIVA DE GESTÃO DEMOCR�TICA, SEJA DE FATO EFETIVADO.

Downloads

Publicado

2022-08-15

Como Citar

Castro, O. M. de, & Marzzitelli Pereira, E. (2022). GESTÃO DEMOCR�TICA E O DIREITO À  EDUCAÇÃO NAS COMUNIDADES INDÀ­GENAS DO NOROESTE DO PAR�. Revista ETHNE , 1(1), 7–27. Recuperado de https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/ethne/article/view/6886

Edição

Seção

Artigos