ENVELHECIMENTO BEM-SUCEDIDO E PARTICIPAÇO NA APRENDIZAGEM PARA A TERCEIRA IDADE

Autores

  • Amanda Ribeiro Leão
  • Kelly Luana Drodoski
  • Sara Santos
  • Bárbara Luiza Ribeiro Rodrigues
  • Luana Bispo de Assis
  • Leonardo Freitas da Silva

Palavras-chave:

Faculdade Aberta da Terceira Idade, Arte, Idoso, Desenho, Relatos de Experiência

Resumo

INTRODUÇÃO
A FACULDADE ABERTA PARA DA TERCEIRA IDADE � UM PROJETO SUSTENTADO PELOS SABERES DOS ASPECTOS JUR�DICOS, BIOLÓGICOS, PSICOLÓGICOS, SOCIAL, DIGITAL, CULTURAL E POL�TICOS, VISANDO � MELHORIA DE QUALIDADE DE VIDA E � VALORIZA��O DA PESSOA IDOSA, ESTIMULANDO-A A UMA VIDA ATIVA E INDEPENDENTE NA SOCIEDADE, A PARTIR DO CONHECIMENTO DE SEUS DIREITOS, POTENCIALIDADES COGNITIVAS E DE ATIVIDADES DIVERSAS.
O OBJETIVO PRINCIPAL DA FACULDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE � DESENVOLVER ESTUDOS NA �REA DA GERONTOLOGIA, TENDO UM GRUPO PRÓPRIO DE ESTUDO E PARTICIPA��O DE PROFESSORES EM DIVERSAS �REAS DO CONHECIMENTO COM A FINALIDADE DE PRODUÇÃO NA �REA DO ENVELHECIMENTO E MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DA PESSOA IDOSA. OS ENCONTROS EM 2018/1, OCORREM TODAS AS QUINTAS FEIRAS, OPORTUNIDADE EM QUE H� O FOMENTO DE PESQUISA PARA SISTEMATIZA��O DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA.
A METODOLOGIA EMPREGADA NESTA OFICINA A TROCA DE CONHECIMENTO E SABERES.
NO DIA OITO DO M�S DE MARCO DE DOIS MIL E DEZOITO, AS QUATORZE HORAS NAS DEPEND�NCIAS DA FACULDADE EVANGÉLICA DE GOIAN�SIA (FACEG), OCORREU A SEGUNDA AULA DO PRIMEIRO SEMESTRE DE DOIS MIL E DEZOITO DO PROJETO FACULDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE (FATI). COMPARECERAM OS PROFESSORES: PROFESSORA MA. LUANA ASSIS, PROFESSORA. MA. B�RBARA, PROFESSORA. MATILDE E PROF. WESLEY E PROFª FERNANDA; COMPARECERAM OS MONITORES: LUANA NUNES DE MORAIS, SARA SANTOS, AMANDA RIBEIRO LE�O E KELLY LUANA.
NO IN�CIO DAS ATIVIDADES PROFESSORA LUANA ASSIS EXPLICOU PARA OS NOVATOS A FINALIDADE DO PROJETO E ENTREGA UNIFORMES E MATERIAIS PARA TODOS OS IDOSOS. POSTERIORMENTE A PROFESSORA B�RBARA LEMBRA DO INTERNACIONAL DA MULHER, COMEMORADO NAQUELE DIA E QUE ELA COM TODO CONJUNTO DE PROFESSORES PRESENTEIA TODAS AS ALUNAS COM BOMBONS.
A AULA CONTINUOU COM OS PROFESSORES DE ADMINISTRA��O, MATILDE E WESLEY QUE APROVEITAM E FALAM DA IMPORT�NCIA DA MULHER QUE TEM TANTAS TAREFAS A SEREM FEITAS, NUNCA PARAM E SEMPRE EST�O EM EVOLU��O, SE TORNANDO CADA DIA MAIS INDEPENDENTES.
EM SEGUIDA, APRESENTAM UM V�DEO RELACIONADO AO ASSUNTO, COM ABERTURA DE ESPA�OS PARA DEBATES EM QUE OS ALUNOS PARTICIPAM, COM ENTUSIASMO E OPINI�ES RICAS DE CONTE�DO. ENT�O COME�AM A DISCUTIR O TEMA DA AULA: �€Œ� PRECISO VER PARA CRER OU CRER PARA VER�€.
NESSE SENTIDO, FOI EXPOSTO QUE A AUTO EFIC�CIA � FUNDAMENTAL NOS DIAS DE HOJE, ONDE A SOCIEDADE SÓ LIGA PARA SI MESMO E DESPREZA O OBJETIVO DOS DEMAIS, CABENDO SOMENTE ACREDITAREM EM SUAS CAPACIDADES OU NÃO. ENTRA EM DEBATE A QUESTÃO TECNOLÓGICA QUE SE TORNOU PATROCINADORA DO AFASTAMENTO ENTRE O CONV�VIO DAS PESSOAS, O QUE � LAMENT�VEL, PORQUE TODAS AS FAIXAS ET�RIAS DE IDADE SE TORNAM DEPENDENTES DO CELULAR. DIANTE DISSO O EXEMPLO; AT� PARA PEDIR ALGO A ALGU�M O QUE RESULTA EM UMA COMUNICA��O FRACA E SEM AUTONOMIA.
AS ALUNAS SE POSICIONARAM SOBRE O ASSUNTO, E DESTACAM QUE ACONTECE MAIS DO QUE SE IMAGINA, A TROCA DO PESSOAL PELA COMUNICA��O ATRAV�S DA INTERNET. A REUNI�O � FINALIZADA COM O LANCHE DA TARDE, FORNECIDO PELA PADARIA CAF� COM P�O, QUE TEM COM PROPRIET�RIO E PATROCINADOR DO FATI.
REFERENCIAL TEလRICO O REFERENCIAL TEÓRICO DO PRESENTE TRABALHO TEM POR BASE A QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO.
METODOLOGIA
A METODOLOGIA EMPREGADA PARA EVIDENCIAR A VALIDADE DA PESQUISA CIENTÍFICA � O M�TODO DEDUTIVO. ADEMAIS, DEVE-SE OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS QUE POSSIBILITAM O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA, COMO TÉCNICAS DE RELADOS DE EXPERIENCIAS VIVENCIADOS NO DIA-A-DIA DA FACULDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE. ESTE � O ESPA�O DA PESQUISA, OU SEJA, � A T�CNICA DE COMO FOI DESENVOLVIDO O TRABALHO. NESSE SENTIDO, OS AUTORES V�M DETALHAR, DE FORMA LÓGICA E LINEAR, TODAS O BEM VIVER DEMONSTRADO NA FACULDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE.
RESULTADOS E DISCUSS�ƑO
A MAIORIA DAS IDOSOS SÃO ORIUNDAS DE ESCOLAS P�BLICAS OU NUNCA FORAM ALFABETIZADAS. A EQUIPE DO FATI TEVE QUE REMODELAR O CRONOGRAMA, COM ATIVIDADES MAIS DIN�MICAS, REPASSE DO CONHECIMENTO POR MEIO DA FALA SIMPLIFICADA. O RESULTADO DA SENSIBILIZA��O DA FALA ULTRAPASSOU O ESPERADO, HOUVE TROCA DE EXPERI�NCIAS, APROPRIA��O DOS SABERES, EMPODERAMENTO E SORRISOS. DURANTE A EXECU��O DAS OFICINAS, FORAM ATENDIDOS CERCA DE 50 IDOSOS, MULHERES E HOMENS, QUE COMP�EM A REGI�O DE APROXIMA��O GEOGR�FICA, SENDO QUE MUITAS UTILIZARAM TRANSPORTE PRIVADO OU CAMINHARAM PARA ACESSO �S ATIVIDADES DO PROJETO. O RESULTADO � QUE O PROJETO FACULDADE ABERTA PARA A TERCEIRA IDADE TEM CAR�TER MULTIPLICADOR E SOCIALIZADOR E POR MEIO DO ENSINO, PESQUISA E EXTENS�O POSSIBILITA A SISTEMATIZA��O E DIFUS�O DO CONHECIMENTO DAS QUEST�ES REFERENTES AO ENVELHECIMENTO. A PRESEN�A DE ALUNOS DA GRADUAÇÃO COMO MONITORES VOLUNT�RIOS FOMENTOU A TROCA DE EXPERI�NCIAS EM CAR�TER FORMATIVO E DE CONSCIENTIZA��O PARA A COMPREENS�O DA DIVERSIDADE, RESPEITO (CULTURAL, RELIGIOSO, GEOGR�FICO, ETC) COMO ELEMENTO QUE ENRIQUECE E CONTRIBUI PARA UMA FORMA��O QUE PRIORIZE O SER HUMANO E SEU COMPROMISSO �TICO E RESPONS�VEL.
CONCLUSဢES
A EQUIPE DO FATI AVALIA QUE MUITO AINDA H� PARA SER FEITO. AS DIFICULDADES DE CALEND�RIO, ESTRUTURA, TRANSPORTE E RECURSOS TERMINAM POR LIMITAR A��ES DE GRANDE ALCANCE. A NECESSIDADE DAS IDOSAS POR UMA ALIMENTA��O EQUILIBRADA E SAUD�VEL NÃO FOI ATENDIDA, CONFORME PACTUADO ENTRE A FACEG E O MUNIC�PIO. AL�M DISSO, A FALTA DE TRANSPORTE P�BLICO MUNICIPAL QUE POSSIBILITE A LOCOMO��O DA PESSOA IDOSA AT� A FACULDADE EVANGÉLICA DE GOIAN�SIA NO HOR�RIO DOS ENCONTROS FOI OUTRA DIFICULDADE ENCONTRADA.

Publicado

2018-05-17