A ARTE COMO FERRAMENTA DE PESQUISA E APRENDIZAGEM PARA A APROPRIAÇO CULTURAL DOS ALUNOS DA CIDADE DE GOIANÉSIA

Autores

  • Adriely Caroline Morais Costa Moreira
  • Kátia Lopes Moreno

Palavras-chave:

Arte-educação, ensino-aprendizagem, pluriculturalismo

Resumo

INTRODUÇÃO
O PRESENTE TRABALHO VISA ANALISAR O ESTUDO DA ARTE NO CONTEXTO EDUCACIONAL VALORIZANDO O SER E SUAS RA�ZES POIS, SABE-SE QUE DESDE O IN�CIO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE A ARTE SEMPRE ESTEVE PRESENTE EM PRATICAMENTE TODAS AS FORMA��ES CULTURAIS E QUE AO LONGO DOS ANOS ELA NÃO PERMANECE EST�TICA MAS, SOFRE CONSTANTES TRANSFORMA��ES SENDO TRANSMITIDA DE GERA��O EM GERA��O DE ACORDO COM AS INFLUENCIAS DE QUEM A TRANSMITE. AINDA HOJE PERCEBEMOS A CONSTANTE PRESEN�A DA ARTE EM NOSSA SOCIEDADE COMO TAMB�M NA EDUCAÇÃO.
A EDUCAÇÃO ART�STICA NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES � AMPLA E ABRANGENTE, POR MEIO DELA PODE-SE INSERIR SENTIDOS NAS TEORIAS E CONCEITOS MINISTRADOS NAS DEMAIS DISCIPLINAS, MAS, MUITAS VEZES NAS ESCOLAS NÃO ENCONTRAMOS PROFISSIONAIS PREPARADOS PARA ESTE ENSINO, OU QUE TENHA CONSCI�NCIA DA IMPORTANTE CONTRIBUI��O QUE A ARTE FAZ NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.
ESTE PROBLEMA SE INICIA NA FORMA��O DO PROFESSOR, QUE EM SEUS ANOS DE ESTUDO APRENDE M�TODOS E PROCESSOS DO ENSINO DE PORTUGU�S, MATEM�TICA, CI�NCIAS, HISTÓRIA, GEOGRAFIA, MAS, NÃO O DE ARTES. SENDO ASSIM ESTA PESQUISA VEM RESSALTAR A IMPORT�NCIA DA ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR, AFIM DE QUE MEDIANTE ESTA HAJA UM OLHAR REFLEXIVO POR UMA EDUCAÇÃO QUALITATIVA E INTEGRAL, ONDE O ALUNO SEJA PROTAGONISTA DE SUA APRENDIZAGEM E DESENVOLVA GRADATIVAMENTE O SEU COGNITIVO, M�TODOS DE COMUNICA��O E EXPRESSÃO, REFLEX�O CR�TICA E CRIATIVIDADE.
REFERENCIAL TEလRICO
A ARTE ESTÁ PRESENTE NO COTIDIANO DO SER HUMANO DESDE OS PRIMÓRDIOS DA SOCIEDADE, FOI POR MEIO DELA QUE SE DERAM AS PRIMEIRAS LEITURAS DE MUNDO FEITA POR
DESENHOS NAS CAVERNAS E HOJE AL�M DA COMUNICA��O A ARTE ASSUME PAP�IS NO COMERCIO, NAS A��ES CIENT�FICAS TORNANDO-SE CADA VEZ MAIS IMPORTANTE PARA SOCIEDADE.
[...] FORA DO CAMPO ART�STICO, A ARTE PODER� SER IMPORTANTE AUXILIAR COMO ELEMENTO MEDIADOR DE CONHECIMENTO, EM CARREIRAS CIENT�FICAS, COMERCIAIS OU TÉCNICAS ATRAV�S DE FILMES, FOTOGRAFIAS, V�DEOS, R�DIO, TV, ETC., QUE INFORMAM E AO MESMO TEMPO, RECRIAM AMBIENTES E COMPONENTES EST�TICOS. (FUSARI; FERRAZ, 1993, P. 63)
NA ESCOLA � MUITO IMPORTANTE PERMITIR QUE A CRIAN�A VIVENCIE A PR�TICA DOS CONHECIMENTOS POR MEIO DA ARTE, DE FORMA QUE O ALUNO ASSIMILE MELHOR OS CONTE�DOS E APRENDA A SE COMUNICAR. SEGUNDO DUARTE J�NIOR (2003, P.23) �€Œ[...] AS ESCOLAS TEM SEPARADO O CONCEITO DAS PALAVRAS DO SENTIDO QUAL ELAS EXPRESSAM PARA A CRIAN�A DIFICULTANDO A VERDADEIRA APRENDIZAGEM, POIS � FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE ALFABETIZA��O QUE O SENTIR E CONCEITUAR ESTEJAM SEMPRE JUNTOS.�€.
O CONHECIMENTO QUANDO ABORDADO NA PR�TICA, NA VIV�NCIA DA CRIAN�A TOMA PRECURSORES DE UMA APRENDIZAGEM MAIS AMPLA E SIGNIFICATIVA.
PARA QUE A CRIAN�A CONSIGA CONSTRUIR O CONHECIMENTO COM MAIS AUTONOMIA � PRECISO CONSCIENTIZ�-LA DE SEU PERTENCE A UMA SOCIEDADE POLÍTICA E CULTURAL E TORN�-LA PROTAGONISTA DESTA CULTURA, POIS A CULTURA NÃO SE TRANSMITE SE VIVE.
NESSA CONCEP��O, EDUCAR NÃO � TRANSMITIR �S NOVAS GERA��ES APENAS A EXPERI�NCIA CULTURAL CONSTITU�DA AO LONGO DE UM PERCURSO HISTÓRICO, MAS TAMB�M AS CHAVES QUE PERMITAM PROMOVER SUA RENOVA��O PELA TRANSFORMA��O DO J� CONHECIDO. � IMPOSS�VEL �€ŒPASSAR�€ A EXPERI�NCIA CULTURAL, POIS DIZ RESPEITO � VIDA, E, ASSIM, SUA TRANSMISS�O SÓ PODE SE DAR NO VIVER. (MEC 2016, P. 20)
SABE-SE QUE A EDUCAÇÃO (CMEI/CRECHE/ESCOLA) � O PRIMEIRO DIREITO SOCIAL DA CRIAN�A, FREQUENT�-LA E ADQUIRIR CONHECIMENTOS MATEM�TICOS, LINGU�STICOS, GEOGR�FICOS, ETC. MAS POR QUE NESTA AMPLITUDE DE CONHECIMENTOS A ARTE SE TORNA UM MOMENTO DE ÓCIO, SE ELA PODE CONTRIBUIR PARA A APRENDIZAGEM DA CRIAN�A.
O ACESSO � ARTE POR MEIO DA ESCOLA FORMAL � O IN�CIO DE UM CAMINHO PARA SISTEMATIZAR, AMPLIAR E CONSTRUIR CONHECIMENTO NAS DIFERENTES LINGUAGENS ART�STICAS QUE NOS POSSIBILITAM INTERAGIR NO MUNDO DE FORMA DIFERENCIADA. � O MESMO TIPO DE DIREITO QUE GARANTE ACESSO � MATEM�TICA, � L�NGUA PORTUGUESA E �S CI�NCIAS QUE EST�O PRESENTES NOS CURR�CULOS. ARTE � CONHECIMENTO CUJO DIREITO � UNIVERSAL, ARTE � UM CONJUNTO DE SABERES QUE SÃO IMPRESCIND�VEIS PARA QUE O CIDAD�O POSSA INTELIGIR, EXPERENCIAR E ATUAR NO MUNDO. (MARQUES; BRAZIL 2014, P.29)
PARA ESTE CAMINHO DE CONSTRU��O DE SABERES CIENT�FICOS POR MEIO DA ARTE A FORMA��O DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO TAMB�M � UM FATOR CONSIDER�VEL, UMA VEZ QUE
A PR�TICA DO PROFISSIONAL DERIVA DE ANOS DE ESTUDOS TEÓRICOS. NESTA PERSPECTIVA IAVELBERG (2003) AFIRMA QUE �€Œ� IMPRESCIND�VEL QUE, NOS PROJETOS DE FORMA��O INICIAL E CONT�NUA DE PROFESSORES, O SABER, O �€˜SABER FAZER�€™ E O �€˜SABER SER�€™ ESTEJAM INTER-RELACIONADOS, CONSIDERANDO OS MODOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E A FORMA��O PARA A CIDADANIA.�€.
SENDO ASSIM PODEMOS VERIFICAR QUE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PODE SER COMPREENDIDO NUMA PR�TICA MAIS RELACIONADA � VIV�NCIA E AO SER DO QUE AOS SABERES CIENT�FICOS, POIS ESTES SER�O APENAS ADQUIRIDOS SE NÃO VIVENCIADOS, MAS, QUANDO VIVENCIADOS SER�O DE FATO COMPREENDIDOS.
METODOLOGIA
ESTA PESQUISA � DESENVOLVIDA POR MEIO DE PESQUISA QUALITATIVA �€Œ[...] CUJA OBJETIVIDADE SERIA GARANTIDA PELOS INSTRUMENTOS E TÉCNICAS DE MENSURA��O E PELA NEUTRALIDADE DO PRÓPRIO PESQUISADOR FRENTE � INVESTIGA��O DA REALIDADE.�€ (P�DUA, 2005, P.31).
PARA TANTO SER� REALIZADA ANÁLISE BIBLIOGR�FICA �€Œ[...] PROCEDIMENTO B�SICO PARA OS ESTUDOS MONOGR�FICOS, PELOS QUAIS SE BUSCA O DOM�NIO DO ESTADO DA ARTE SOBRE DETERMINADO TEMA [...]�€ (CERVO, 2003, P.66). E PESQUISA DE CAMPO �€Œ[...] � FEITA NAS CONDI��ES NATURAIS EM QUE OS FEN�MENOS OCORREM, SENDO ASSIM DIRETAMENTE OBSERVADOS SEM INTERVEN��O E MANUSEIO POR PARTE DO PESQUISADOR [...]�€ (SEVERINO, 2007, P.123) POR MEIO DE RELATÓRIOS E QUESTION�RIOS COM INTUITO DE ANALISAR A ATUAL SITUA��O DA ARTE-EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE GOIAN�SIA.
RESULTADO E DISCUSSဢES
TODOS QUE PASSAM PELA EDUCAÇÃO B�SICA, VIVENCIAM UM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM DURA��O DE 12 (DOZE ANOS) CONSIDERANDO APENAS ENSINO FUNDAMENTAL E M�DIO. AO LONGO DESSES ANOS APRENDEM-SE V�RIAS DISCIPLINAS QUE COME�AM COM AS CONSIDERADAS �€ŒB�SICAS�€ E V�O AUMENTANDO AT� ENCERRAR O ENSINO M�DIO COM CERCA DE 20 DISCIPLINAS DIFERENTES. O QUE ACONTECE � QUE MESMO COM TANTAS DISCIPLINAS CERTAS SITUA��ES NÃO MUDAM AO LONGO DOS ANOS, A EXEMPLO DISSO, O ALUNO PARTICIPA DA FESTA JUNINA EM TODOS OS ANOS ESCOLARES, PORÉM, AO PERGUNT�-LO O QUE ELE SABE SOBRE A FESTA A RESPOSTA NORMALMENTE SER�: �€ŒN�O SEI.�€; �€ŒDANCEI PARA GANHAR NOTA.�€. AO RECEBER RESPOSTAS COMO ESTAS, FICA A D�VIDA DE QUAL FOI O
SIGNIFICADO OU QUAL A APRENDIZAGEM QUE SE DEU AO LONGO DA ELABORA��O, ORGANIZAÇÃO OU DOS ENSAIOS PARA QUE A FESTA ACONTECESSE.
VIVEMOS EM UMA SOCIEDADE PLURICULTURAL, ONDE SE ENSINA A VALORIZAR E RESPEITAR AS DIFEREN�AS, MAS, COMO O ALUNO PODE CONSCIENTIZAR-SE DE TAL MODO SE O MESMO NÃO SABE OU NÃO APRENDEU QUE � PERTENCENTE A UMA CULTURA E RESPONS�VEL POR ELA TAMB�M? O PROCESSO DE CONSTRU��O DO CONHECIMENTO DEVE SER INTR�NSECO E DEVE ACONTECER DE FORMA AUT�NOMA, PORÉM, COMO ESTA AUTONOMIA PODE SER CONSTRU�DA SE AO LONGO DE 12 ANOS O ALUNO NÃO APRENDE DE ONDE SURGIU O H�BITO DE DAN�AR EM TAL FESTA, OU PORQUE COMEMORAR UMA DATA?
� DEVER DA EDUCAÇÃO ASSEGURAR QUE TAIS PERGUNTAS SEJAM RESPONDIDAS E QUE A CONSCI�NCIA CULTURAL DO ALUNO ENQUANTO SER SOCIAL, CULTURAL E POL�TICO SEJA CONSTRU�DA DE FORMA AUTOSSUFICIENTE PARA CONVIV�NCIA DO MESMO EM SOCIEDADE.
CONCLUS�ƑO
PARA QUE O DIREITO A EDUCAÇÃO SEJA DE FATO ATENDIDO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DEVE IR AL�M DE DISCIPLINAS E CONTE�DOS, POR ISSO SE D� A IMPORT�NCIA DA EDUCAÇÃO ART�STICA, POR MEIO DELA PERGUNTAS COMO �€ŒDE ONDE VIM?�€, �€ŒCOMO ERA MINHA CIDADE H� 50 ANOS?�€, �€ŒPOR QUE EXISTE ESTA FESTA?�€ PODEM SER O PONTAP� INICIAL PARA QUE DESDE CRIAN�A O ALUNO SE TORNE UM PESQUISADOR, CR�TICO, CONHECEDOR DE SUA CULTURA E ASSIM CONSTRUA O CONHECIMENTO COM AUTONOMIA SE TORNANDO UM CIDAD�O CONSCIENTE.
PORTANTO, DIANTE DE REFLEX�ES COMO ESTAS PERCEBE-SE QUE A EDUCAÇÃO ART�STICA TEM SUA RELEV�NCIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL SE DESENVOLVIDA DE MANEIRA IDEAL, CONTRIBUINDO PARA QUE O ALUNO DESDE OS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES TENHA CONSCI�NCIA DE PERTENCE A UMA CULTURA, CONHE�A A SI MESMO E SE TORNE AUT�NOMO, CR�TICO-REFLEXIVO, CONSTRUINDO CONHECIMENTO DE FORMA QUE OS CONTE�DOS DEIXEM DE SEREM S�MBOLOS E TOMEM SIGNIFICADOS PERTINENTES A SUA VIVENCIA SOCIAL E CULTURAL.

Publicado

2018-05-17