QUALIDADE DO BEM VIVER NA TERCEIRA IDADE: UM CONCEITO SUBJETIVO
Palavras-chave:
Faculdade Aberta da Terceira Idade, Bem Viver, Idoso, Subjetividade, Relatos de ExperiênciaResumo
INTRODUÇÃO
A FACULDADE ABERTA PARA DA TERCEIRA IDADE (FATI) � VOLTADA A PESSOAS COM MAIS DE 60 ANOS. SÃO REALIZADAS ATIVIDADES COM A FINALIDADE DE BUSCA DA QUALIDADE DE VIDA GRATUITAMENTE. O PROJETO � DESENVOLVIDO EM PARCERIA COM A C�MARA MUNICIPAL DE GOIAN�SIA E A PANIFICADORA CAF� COM P�O. O PROJETO TEM CAR�TER MULTIPLICADOR E SOCIALIZADOR E POR MEIO DO ENSINO, PESQUISA E EXTENS�O POSSIBILITA A SISTEMATIZA��O E DIFUS�O DO CONHECIMENTO DAS QUEST�ES REFERENTES AO ENVELHECIMENTO.
O OBJETIVO PRINCIPAL DA FACULDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE � DESENVOLVER ESTUDOS NA �REA DA GERONTOLOGIA, TENDO UM GRUPO PRÓPRIO DE ESTUDO E PARTICIPA��O DE PROFESSORES EM DIVERSAS �REAS DO CONHECIMENTO COM A FINALIDADE DE PRODUÇÃO NA �REA DO ENVELHECIMENTO E MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DA PESSOA IDOSA. OS ENCONTROS EM 2018/1, OCORREM TODAS AS QUINTAS FEIRAS, OPORTUNIDADE EM QUE H� O FOMENTO DE PESQUISA PARA SISTEMATIZA��O DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA.
A METODOLOGIA EMPREGADA ATIVIDADES DE MONITORIA ESTUDO � A PESQUISA; ATIVIDADES INTERGERACIONAIS E EVENTOS ART�STICO-CULTURAIS.
POR INTEGRAR DIVERSAS �REAS COM ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR, PREOCUPA-SE COM A FORMA��O DA CONSCI�NCIA SOCIAL, POLÍTICA E JUR�DICA DOS IDOSOS, COM A��ES DE CAR�TER MULTIPLICADOR, NORTEADOR POR SEUS IDEAIS E DIRECIONAMENTOS, CUJO IMPACTO SOCIAL SE CONTEXTUALIZA PELA QUALIDADE DE VIDA E A PROMO��O DE A��ES QUE VISEM MELHORIAS A TODA A COMUNIDADE, NOTADAMENTE, DA REGI�O DO VALE DO SÃO PATR�CIO, COM ALCANCE EM TODO O ESTADO DE GOI�S, BRASIL, E CONSEQUENTEMENTE, NO PA�S E NO MUNDO, EM FACE DO BEM VIVER PROMOVIDO AOS IDOSOS.
NO DIA QUINZE DO M�S DE MAR�O DE DOIS MIL E DEZOITO, �S QUATORZE HORAS NAS DEPEND�NCIAS DA FACULDADE EVANGÉLICA DE GOIAN�SIA (FACEG), OCORREU A TERCEIRA AULA DO PRIMEIRO SEMESTRE DE DOIS MIL E DEZOITO DO PROJETO FACULDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE (FATI).
COMPARECERAM OS PROFESSORA LUANA ASSIS, PROFESSOR CLEBER E PROFESSOR IVAN. NO IN�CIO O PROFESSOR CLEBER EXPLICA A RESPEITO DA SEGURANÇA DO LAR A TERCEIRA IDADE NO BRASIL. A AULA COME�A COM OS PROFESSORES DE QUE APROVEITAM E FALAM A RESPEITO DAS EXPECTATIVAS DE VIDA DA TERCEIRA IDADE DO MUNDO NOS DIAS DE HOJE, RELEMBRANDO OS DIREITOS QUE CADA INDIV�DUO. DESTACOU AINDA QUE A POPULA��O DOS DIAS DE HOJE A RESPEITO DOS FILHOS EM QUE BUSCAM TER, E DA DIMINUI��O NA PERSPECTIVA EM TEREMOS CADA VEZ MAIS NO FUTURO. POR FIM O PROFESSOR IVAN COMENTOU A RESPEITO DA SAÚDE E DOS ATENDIMENTOS M�DICOS DIRECIONADOS A TERCEIRA IDADE.
REFERENCIAL TEလRICO O REFERENCIAL TEÓRICO DO PRESENTE TRABALHO TEM POR BASE ROBERTA DALLA VECCHIA, QUE TRATA DA QUALIDADE DE VIDA COMO UM CONCEITO DE QUALIDADE DE VIDA SUBJETIVO
METODOLOGIA
A METODOLOGIA EMPREGADA PARA EVIDENCIAR A VALIDADE DA PESQUISA CIENTÍFICA � O M�TODO DEDUTIVO. ADEMAIS, DEVE-SE OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS QUE POSSIBILITAM O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA, COMO TÉCNICAS DE RELADOS DE EXPERIENCIAS VIVENCIADOS NO DIA-A-DIA DA FACULDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE. ESTE � O ESPA�O DA PESQUISA, OU SEJA, � A T�CNICA DE COMO FOI DESENVOLVIDO O TRABALHO. NESSE SENTIDO, OS AUTORES VEM DETALHAR, DE FORMA LÓGICA E LINEAR, TODAS O BEM VIVER DEMONSTRADO NA FACULDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE.
RESULTADOS E DISCUSS�ƑO DURANTE A EXECU��O DAS OFICINAS, FORAM ATENDIDOS CERCA DE 40 IDOSAS, TODAS MULHERES, QUE COMP�EM A REGI�O DE APROXIMA��O GEOGR�FICA, SENDO QUE MUITAS UTILIZARAM TRANSPORTE PRIVADO OU CAMINHARAM PARA ACESSO �S ATIVIDADES DO PROJETO. ESSE FATOR FOI PREJUDICIAL PARA EXECU��O DAS ATIVIDADES, POIS V�RIAS IDOSAS MORAM EM REGI�ES AFASTADAS DA UNIDADE EDUCACIONAL. PARA AL�M DISSO, APESAR DA DIFICULDADE DE ACESSO, AS IDOSAS DEMONSTRARAM QUE A FACULDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE � UM MOMENTO NÃO SÓ DE APRENDIZAGEM, MAS DE NOVAS EXPERI�NCIAS.
OS ALUNOS SE POSICIONAM A RESPEITO DO ASSUNTO ARGUMENTAM SOBRE AS DIFEREN�AS E DAS CONDI��ES EM QUE CRIARAM SEUS FILHOS NO PASSADO. A REUNI�O E FINALIZADA COM O LANCHE DA TARDE FORNECIDO PELA PADARIA CAF� COM P�O QUE TEM COMO PROPRIET�RIO E PATROCINADOR DO FATI, ROGER. AO FINAL DA APRESENTA��O DOS PROFESSORES, OS ALUNOS TIVERAM UM PASSEIO NA FACULDADE (FACEG).
O RESULTADO � QUE A FACULDADE ABERTA PARA A TERCEIRA IDADE SE PAUTA POR A��ES QUE PROMOVAM O DI�LOGO ENTRE A REALIDADE SOCIAL E HISTÓRICA DO IDOSO, PARTINDO DE UMA PERSPECTIVA TRANSVERSAL E TRANSDISCIPLINAR DE COMPREENS�O E ATUA��O DA INSTITUI��O EM SEU CONTEXTO FORMATIVO, INTERVINDO DE FORMA DIRETA NA REALIDADE, TENDO COMO ORIENTAÇÃO A MISS�O INSTITUCIONAL, ENSINO, PESQUISA E EXTENS�O DE ACORDO COM A IDENTIDADE DA FACULDADE EVANGÉLICA DE GOIAN�SIA.
CONCLUSဢES
PROBLEMATIZAR O RECRUDESCIMENTO DOS DISCURSOS POL�TICOS NOS �LTIMOS ANOS QUE TRATAM OS IDOSOS COM INDIFEREN�A FORTALECE O QUESTIONAMENTO EM RELAÇÃO A GARANTIAS QUE FORAM CONSTRU�DAS APÓS AS EXPERI�NCIAS DO ABANDONO AOS IDOSOS. LEVANDO-SE EM CONSIDERA��O A PERDA DO ENCANTAMENTO DO MUNDO WEBERIANA, PRESSUP�E-SE QUE AS IDEIAS DE CUIDADO QUANDO NÃO TRABALHADAS NO ASPECTO CLARO DA EDUCAÇÃO E DA DEMOCRACIA TENDEM A PROVOCAR CRISES EM EIXOS B�SICOS DE SUSTENTA��O DO QUE SE ENTENDE POR ESTADO E NA��O ACOLHEDORA.
ASSIM, � NECESS�RIO QUESTIONAR O TRATO AO IDOSO COM RELAÇÃO AOS DIREITOS HUMANOS EM CONTRAPOSI��O A DISCURSOS AUTORIT�RIOS E FOMENTADORES DE VIOL�NCIA AO IDOSO. NO QUE TANGE � INCLUS�O - VISTO QUE DETERMINADOS BENEF�CIOS T�M SIDO INTERPRETADOS COMO �€ŒPRIVIL�GIOS�€ - A EDUCAÇÃO CUJO ACESSO NÃO TEM SE DEMOCRATIZADO NA PERSPECTIVA NECESS�RIA CONTRIBUI PARA O AUMENTO DO FOSSO SOCIAL ASSIM, COMO AS POL�TICAS DE ACESSIBILIDADE AO IDOSO QUE TEM A PRETENS�O DE DAR ACESSO E DE ENXERGAR OS ESPA�OS P�BLICOS COMO DESTINADOS � OCUPA��O NÃO SÓ DO IDOSO MAS DE QUALQUER INDIV�DUO.