FACULDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE: A EXPERI�NCIA DA ARTE NA QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO
Palavras-chave:
Faculdade Aberta da Terceira Idade, Arte, Idoso, Desenho, Relatos de ExperiênciaResumo
INTRODUÇÃO
A FACULDADE ABERTA PARA DA TERCEIRA IDADE (FATI) � DIRECIONADA A PESSOAS COM MAIS DE 60 ANOS. O PROJETO � DESENVOLVIDO EM PARCERIA COM A C�MARA MUNICIPAL DE GOIAN�SIA E A PANIFICADORA CAF� COM P�O. � UM PROJETO SUSTENTADO PELOS SABERES DOS ASPECTOS JUR�DICOS, BIOLÓGICOS, PSICOLÓGICOS, SOCIAL, DIGITAL, CULTURAL E POL�TICOS, VISANDO � MELHORIA DE QUALIDADE DE VIDA E � VALORIZA��O DA PESSOA IDOSA, ESTIMULANDO-A A UMA VIDA ATIVA E INDEPENDENTE NA SOCIEDADE, A PARTIR DO CONHECIMENTO DE SEUS DIREITOS, POTENCIALIDADES COGNITIVAS E DE ATIVIDADES DIVERSAS.
O OBJETIVO PRINCIPAL DA FACULDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE � DESENVOLVER ESTUDOS NA �REA DA GERONTOLOGIA, TENDO UM GRUPO PRÓPRIO DE ESTUDO E PARTICIPA��O DE PROFESSORES EM DIVERSAS �REAS DO CONHECIMENTO COM A FINALIDADE DE PRODUÇÃO NA �REA DO ENVELHECIMENTO E MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DA PESSOA IDOSA. OS ENCONTROS EM 2018/1, OCORREM TODAS AS QUINTAS FEIRAS, OPORTUNIDADE EM QUE H� O FOMENTO DE PESQUISA PARA SISTEMATIZA��O DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA.
A METODOLOGIA EMPREGADA NESTA OFICINA FOI O FOMENTO DE ATIVIDADES ART�STICO-CULTURAIS.
POR INTEGRAR DIVERSAS �REAS COM ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR, PREOCUPA-SE COM A FORMA��O DA CONSCI�NCIA SOCIAL, POLÍTICA E JUR�DICA DOS IDOSOS, COM A��ES DE CAR�TER MULTIPLICADOR, NORTEADOR POR SEUS IDEAIS E DIRECIONAMENTOS, CUJO IMPACTO SOCIAL SE CONTEXTUALIZA PELA QUALIDADE DE VIDA E A PROMO��O DE A��ES QUE VISEM MELHORIAS A TODA A COMUNIDADE, NOTADAMENTE, DA REGI�O DO VALE DO SÃO PATR�CIO, COM ALCANCE EM TODO O ESTADO DE GOI�S, BRASIL, E CONSEQUENTEMENTE, NO PA�S E NO MUNDO, EM FACE DO BEM VIVER PROMOVIDO AOS IDOSOS.
NO DIA VINTE E DOIS DE MAR�O DE DOIS MIL E DEZOITO �S QUATORZE HORAS NAS DEPEND�NCIAS DA FACULDADE EVANGÉLICA DE GOIAN�SIA, FOI REALIZADA MAIS UMA AULA DO PROJETO FATI (FACULDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE). PRESENTES OS PROFESSORES: EDER MENDES, MAXILENE, PROF. LUANA E DA MONITORIA: ALUNOS AMANDA LE�O, SARA SANTOS E LEONARDO FREITAS.
NO IN�CIO DA OFICINA OS PROFESSORES EDER E MAXILENE SE APRESENTAM, EDER FALOU DA
CONTINUIDADE DO APRENDIZADO ABORDANDO A RESPEITO DO TEMA DAS MEMORIAS E DE RECORDA��ES QUE
OS IDOSOS TIVERAM NO PASSADO, DE LEMBRAN�AS POSITIVAS E NEGATIVAS QUE AFETARAM E AFETAM ELES
NOS DIAS DE HOJE.
EM CONTINUIDADE O PROFESSOR REALIZOU UMA DIN�MICA COM OS ALUNOS EM QUE ELES
DESENHARAM EM FOLHAS DE PAPEL COM L�PIS E GIZ DE CEIRA AS MELHORES LEMBRAN�AS.
APÓS REALIZAREM A PRIMEIRA TAREFA O PROFESSOR OS SEPAROU EM GRUPOS PARA QUE OS ALUNOS
SE APRESENTASSEM AOS COLEGAS E COMPARTILHASSEM TAIS LEMBRAN�AS.
POR FIM OS PROFESSORES EDER E MAXILENE AGRADECERAM A PARTICIPA��O E A COLABORA��O
DAQUELES QUE CONTRIBU�RAM PARA UMA AULA AGRAD�VEL E DIN�MICA. APÓS OS AGRADECIMENTOS FORAM
SERVIDOS LANCHES PARA OS ALUNOS, FORNECIDOS PELA PANIFICADORA CAF� COM P�O.
REFERENCIAL TEလRICO
O REFERENCIAL TEÓRICO DO PRESENTE TRABALHO TEM POR BASE ROBERTA DALLA VECCHIA, QUE TRATA DA
QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO.
METODOLOGIA
A METODOLOGIA EMPREGADA PARA EVIDENCIAR A VALIDADE DA PESQUISA CIENTÍFICA � O M�TODO
DEDUTIVO. ADEMAIS, DEVE-SE OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS QUE POSSIBILITAM O
DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA, COMO TÉCNICAS DE RELADOS DE EXPERIENCIAS VIVENCIADOS NO DIA-ADIA
DA FACULDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE. ESTE � O ESPA�O DA PESQUISA, OU SEJA, � A T�CNICA DE
COMO FOI DESENVOLVIDO O TRABALHO. NESSE SENTIDO, OS AUTORES VEM DETALHAR, DE FORMA LÓGICA E
LINEAR, TODAS O BEM VIVER DEMONSTRADO NA FACULDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE.
RESULTADOS E DISCUSS�ƑO
DURANTE A EXECU��O DAS OFICINAS, FORAM ATENDIDOS CERCA DE 50 IDOSOS, MULHERES E
HOMENS, QUE COMP�EM A REGI�O DE APROXIMA��O GEOGR�FICA, SENDO QUE MUITAS UTILIZARAM
TRANSPORTE PRIVADO OU CAMINHARAM PARA ACESSO �S ATIVIDADES DO PROJETO.
OS ALUNOS SE POSICIONAM A RESPEITO DO LEMBRAN�AS E A IMPORT�NCIA DAS MEMÓRIAS.
O RESULTADO � QUE O PROJETO FACULDADE ABERTA PARA A TERCEIRA IDADE TEM CAR�TER
MULTIPLICADOR E SOCIALIZADOR E POR MEIO DO ENSINO, PESQUISA E EXTENS�O POSSIBILITA A
SISTEMATIZA��O E DIFUS�O DO CONHECIMENTO DAS QUEST�ES REFERENTES AO ENVELHECIMENTO.
CONCLUSဢES
ASSIM, � NECESS�RIO QUESTIONAR O TRATO AO IDOSO COM RELAÇÃO AOS DIREITOS HUMANOS EM
CONTRAPOSI��O A DISCURSOS AUTORIT�RIOS E FOMENTADORES DE VIOL�NCIA AO IDOSO. NO QUE TANGE �
INCLUS�O - VISTO QUE DETERMINADOS BENEF�CIOS T�M SIDO INTERPRETADOS COMO �€ŒPRIVIL�GIOS�€ - A
EDUCAÇÃO CUJO ACESSO NÃO TEM SE DEMOCRATIZADO NA PERSPECTIVA NECESS�RIA CONTRIBUI PARA O
AUMENTO DO FOSSO SOCIAL ASSIM, COMO AS POL�TICAS DE ACESSIBILIDADE AO IDOSO QUE TEM A PRETENS�O
DE DAR ACESSO E DE ENXERGAR OS ESPA�OS P�BLICOS COMO DESTINADOS � OCUPA��O NÃO SÓ DO IDOSO
MAS DE QUALQUER INDIV�DUO.
AL�M DISSO, REGISTRA-SE ESSE MOMENTO HISTÓRICO DE INSTRUMENTALIZA��O, COM INTUITO DE
APRENDER A APRENDER, APRENDER A SER, APRENDER A FAZER E APRENDER A VIVER JUNTOS, EM UMA
PERSPECTIVA DE CONTINUIDADE DE APRENDIZAGEM. A INICIATIVA TRANSFORMA-SE EM UM ESPA�O DE
CONVIV�NCIA SOCIAL, DE AQUISI��O DE CONHECIMENTOS EM �REAS DO SEU INTERESSE E DE
CONHECIMENTOS VOLTADOS PARA O ENVELHECIMENTO SADIO E DIGNO.