O PROGRAMA 5S COMO FORMA DE AUXÀLIO À GESTÃO NO SETOR ADMINISTRATIVO: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA JALLES MACHADO EM GOIANÀ©SIA/GO
Resumo
INTRODUÇÃO
SABE-SE QUE A EMPRESA NOS DIAS ATUAIS TEM NECESSIDADE DE APLICAR A GESTÃO DA QUALIDADE COM EFICI�NCIA, ASSIM ALGUMAS FERRAMENTAS SÃO UTILIZADAS PARA A IMPLANTA��O, PERCEBEM-SE ATRAV�S DA ACADEMIA QUE MUITAS SÃO AS FERRAMENTAS DISPON�VEIS, PORÉM ALGUMAS SÃO MAIS SIMPLES E EFICAZES QUE OUTRAS.
CONFORME RIBEIRO (1994), AS EMPRESAS NECESSITAM DEDICAR UMA PARTE DO TEMPO PARA EXECU��O DA GESTÃO DO 5S, ASSIM TENDO TOTAL CONTROLE DO PLANO DIRETOR NA SUA EVOLU��O E RECONHECIMENTO DA CULTURA DA EMPRESA, VERIFICA-SE QUE AS ORGANIZA��ES EM SUA MAIORIA, REALIZAM PROGRAMAS PARA DESENVOLVER POL�TICAS ADEQUADAS DE TRABALHO QUE ATENDEM AOS REQUISITOS DO MERCADO IDENTIFICANDO OS PONTOS DE BENEFICIO PELA GESTÃO.
SABE-SE QUE O 5S E UMA FERRAMENTA POPULAR PODEM SER APLICADOS TANTO NA EMPRESA QUANTO NO DIA A DIA DO COLABORADOR, ONDE CADA ESPA�O COM ORGANIZAÇÃO TEM UM DESENVOLVIMENTO COM EFIC�CIA. CADA COLABORADOR TEM A RESPONSABILIDADE DE MANTER LIMPO O SEU LOCAL DE TRABALHO COM SEGURANÇA, COLOCANDO SEU LIXO NO LOCAL CERTO E DESCARTANDO O QUE NÃO SERVE PARA OUTROS SETORES OU PARA USO DA EMPRESA, POIS ESTOQUE QUE NÃO SERVE PARA USO DEVE SER DESTINADO PARA OUTROS FINS NÃO INTERFERINDO NO PROCESSO ADMINISTRATIVO DA ORGANIZAÇÃO.
AFIRMA CARVALHO & PALDINI (2005) QUE A QUALIDADE � UMA FERRAMENTA DE SUMA IMPORT�NCIA PARA AS EMPRESAS, AONDE CADA �POCA � ATRIBU�DA UM CONCEITO DIFERENTE PARA ATENDER AS NECESSIDADES DO CLIENTE, PARA ISSO E NECESS�RIO A AVALIA��O DE TODO PROCESSO APLICADO �S FERRAMENTAS PARA QUE UM PRODUTO OU SERVI�OS SEJA FEITO DA MELHOR FORMA POSS�VEL.
DESTA FORMA SER� APRESENTADA A IMPORT�NCIA DAS FERRAMENTAS DE QUALIDADE NA CONTRIBUI��O QUE VEM AJUDANDO A EMPRESA A SE DESTACAR A CADA DIA NO MERCADO COMPETITIVO COM SEUS PRODUTOS OU SERVI�OS DE QUALI8DADE SE ERROS OU DEFEITOS. POIS COM A REVOLU��O DA INDÚSTRIA AFETADA PELA GUERRA MUNDIAL HOUVE A NECESSIDADE PELA BUSCA PELA
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MELHORIA CONTINUAS SURGINDO ASSIM AS FERRAMENTAS DA QUALIDADE QUE CONTRIBUI PARA DEFINIR AS SOLU��ES DOS PROBLEMAS QUE PODEM INTERFERIR NO PROCESSO DAS EMPRESAS, CRIANDO ASSIM A ISSO, UMA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE PADRONIZA��O DOS PRODUTOS E SERVI�OS PARA AS EMPRESAS APERFEI�OAREM AINDA MAIS COM SUA M�O DE OBRA E SE MANTER NO MERCADO.
PORTANTO ESTE TRABALHO VISA VERIFICAR SE PROGRAMA 5S PODE AJUDAR NO PROCESSO ADMINISTRATIVO DA JALLES MACHADO, UMA VEZ QUE ESTE PROGRAMA � RECONHECIDO MUNDIALMENTE E ADOTADO POR GRANDES EMPRESAS NO BRASIL. UMA FERRAMENTA QUE TEM PODER DE MELHORIAS QUANDO ADEQUADAS AS DIFERENTES CARACTER�STICAS DE CADA EMPRESA, MAS TODOS COM UMA VIS�O DOS AGENTES ENVOLVIDOS NO PROCESSO PRODUTIVO ONDE ENVOLVE EMPREGADOS, COMPRADORES E FORNECEDORES.
DESSA FORMA BUSCA COLOCAR EM PRATICA AS FERRAMENTAS QUE AUXILIA NO DESENVOLVIMENTO DE CADA SETOR DA EMPRESA. UMA FERRAMENTA QUE TEM PODER DE MELHORIAS QUANDO ADEQUADA AS DIFERENTES CARACTER�STICAS DE CADA EMPRESA, MAS TODOS COM O MESMO FOCO.
O PROGRAMA 5S FOI INSTADO NA JALLES MACHADO EM 1995 PARA ORGANIZAR CADA SETOR DE ADMINISTRA��O, AONDE O COLABORADOR TEM RESPONSABILIDADE EM SUA FUN��O ELIMINAR AS CONDI��ES INSEGURAS, EVITANDO UM DOS MAIORES VIL�ES DA EMPRESA, OS DESPERD�CIOS, MANTENDO O SETOR ORGANIZADO E LIMPO, VISANDO A EVOLU��O DA EMPRESA COM A APLICA��O EXIGIDA PELO CONTROLE DE QUALIDADE EM CADA SETOR ADMINISTRATIVO.
A LITERATURA NOS APRESENTA ATRAV�S DE RIBEIRO (1994) QUE A UTILIZA��O DESSE PROGRAMA PODE PROPORCIONAR MELHOR QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO, DESENVOLVENDO TÉCNICAS QUE AUXILIAM EM SUAS ATIVIDADES NO DIA A DIA SEM PERCA DE TEMPO NA EXECU��O DE SUAS TAREFAS.
A JALLES MACHADO TEM O SEU RECONHECIMENTO DE ORGANIZAÇÃO E QUALIDADE COM A CERTIFICA��O DO G5S, KAISEN, ISO 9001, ISO 14000 E OUTRAS CERTIFICA��ES.
ESTE � UM ESTUDO DE CASO QUE APRESENTARA A IMPLANTA��O DO PROGRAMA 5S COMO FERRAMENTA DE GESTÃO E QUALIFICA��O DOS COLABORADORES DENTRO DE UMA EMPRESA COMPETITIVA DE MERCADO, BUSCANDO UM EQUIL�BRIO COM AS EMPRESAS NACIONAIS.
O OBJETIVO GERAL DESTE TRABALHO � VERIFICAR A UTILIZA��O DAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE E ANALISAR A SUA APLICABILIDADE NO SETOR ADMINISTRATIVO DA JALLES MACHADO. PORTANTO ABORDAR� A IMPORT�NCIA DA ADMINISTRA��O E DA GESTÃO DA QUALIDADE QUE SÃO FATORES QUE ATUALMENTE INTERFERE NO DESENVOLVIMENTO DE UMA ORGANIZAÇÃO, LEVANDO EM CONSIDERA��O A EVOLU��O DO SEU CONCEITO COM A REVOLU��O INDUSTRIAL AT� A IMPLANTA��O DE NORMAS E PROCEDIMENTOS, POR MEIO DE ÓRG�OS REGULADORES, QUE A QUALIDADE NÃO � SOMENTE O DESENVOLVIMENTO DE UM PRODUTO OU SERVI�O MELHOR, MAS QUE ATENDA AS NECESSIDADES DO CLIENTE, E QUE ELA ENVOLVE TODOS OS PROCESSOS DA EMPRESA, COLOCANDO O SEU POSICIONAMENTO NO MERCADO. DESTACANDO, ATRAV�S DAS SUAS CONTRIBUI��ES NO DESENVOLVIMENTO DAS EMPRESAS, OS QUAIS SÃO DENOMINADOS CONHECEDOR DA QUALIDADE, QUE COM A CRIA��O DAS FERRAMENTAS, AS EMPRESAS UTILIZEM TÉCNICAS PARA SOLUCIONAR OS PROBLEMAS QUE PODEM SER DETECTADOS EM TODOS OS PROCESSOS DA ORGANIZAÇÃO.
MATERIAL E M�TODOS
� UMA PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA, INVESTIGANDO UM CAMPO DE TRABALHO ONDE � FEITO COM COLABORADORES DA ORGANIZAÇÃO EM TODO SETOR DE ADMINISTRA��O PARA OBTER UM RESULTADO QUE POSSA QUE POSA A SATISFA��O E A NECESSIDADE DA EMPRESA.
� TRABALHO FEITO COM A PESQUISA INVESTIGATIVA, DESCREVENDO AS CARACTER�STICAS, ESCLARECENDO FATORES QUE ESTÁ ASSOCIADO AOS CAMINHOS, DE UMA FORMA QUE CERTAS MANEIRAS POSSAM ATINGIR DETERMINADOS FINS, BUSCANDO RESOLVER PROBLEMAS QUE INTERFERE NA REALIDADE A SER ESTUDADA E PARA MODIFIC�-LA SE CASO FOR NECESS�RIO.
QUANTO AOS MEIOS � UMA PESQUISA FEITA ATRAV�S DE INVESTIGA��O EMP�RICA POR MEIO DE ENTREVISTAS, FAZENDO QUESTIONAMENTO, NO QUAL � POSS�VEL REALIZAR EXPERI�NCIAS, OBTENDO INFORMA��ES POR MEIO DE DOCUMENTOS CONSERVADOS EM MATERIAL PUBLICADO, ONDE AS PESSOAS QUE EST�O SENDO ABORDADO POSSAM COLABORAR COM INFORMA��ES FOCANDO NO PROBLEMA PARA UM BOM CONHECIMENTO E TOMAR PARTE DA PESQUISA COM INTERVEN��O PARTICIPATIVA DA REALIDADE SOCIAL ATRAV�S DOS M�TODOS DE COLETA DE DADOS. AONDE O TRABALHADOR EXERCE SUA FUN��O, E TEM CONHECIMENTO EM CADA SETOR, ASSIM PODENDO CONTRIBUIR PARA QUE A PESQUISA POSSA SER CONCLU�DA COM SUCESSO.
O UNIVERSO DA AMOSTRA CONTEMPLA QUE A EMPRESA JALLES MACHADO � UMA USINA QUE TEM COMO CARACTER�STICA A TOTALIDADE DE INDIV�DUOS, UM CONJUNTO DE ELEMENTOS QUE POSSUEM AS MESMAS CARACTER�STICAS DA PESQUISA REALIZADA.
SUA AMOSTRA SER� NO SETOR DE ADMINISTRA��O DA EMPRESA JALLES MACHADO, POR MEIO DE ANÁLISE EM TODO O SEU PROCESSO DE PRODUÇÃO DESDE O MOMENTO DO INICIO DA JORNADA DE TRABALHO AT� A JORNADA FINAL, VERIFICANDO A APLICABILIDADE DAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE.
A PESQUISA SER� REALIZADA COM OS COLABORADORES DA EMPRESA, GERENTE, GESTORES DA EMPRESA.
APÓS A COLETA DE DADOS SER� FEITA A ANÁLISE, ORGANIZANDO OS DADOS RECEBIDOS DA PESQUISA DOS QUESTION�RIOS APLICADOS EM ENTREVISTAS, ONDE SER�O TABULADAS ATRAV�S DE PLANILHAS ELETR�NICAS E APRESENTADAS EM FORMA DE GR�FICOS, TABELAS PARA MELHOR VISUALIZA��O E APRESENTA��O DOS RESULTADOS ENCONTRADOS.
PESQUISA DE CAMPO NA EMPRESA JALLES MACHADO, NO SETOR ADMINISTRATIVO, AONDE FOI APLICADO UM QUESTION�RIO COM 18 QUEST�ES PARA SABER O GRAU DE CONHECIMENTO SOBRE A QUALIDADE E APLICA��O DO PROGRAMA 5S, E COMO ESTAS FERRAMENTAS VEM CONTRIBUINDO PARA O DESENVOLVIMENTO NA QUALIDADE DE SEUS PRODUTOS E M�O DE OBRA. OS GR�FICOS A SEGUIR REPRESENTAM EM PORCENTAGEM AS PERGUNTAS RESPONDIDAS. APOS ESTUDAR AS FERRAMENTAS DA QUALIDADE E COMPREENDER A SUA IMPORT�NCIA PARA UMA BOA ADMINISTRA��O NO PROCESSO DE QUALIDADE QUE VEM CONTRIBUINDO NO BOM DESEMPENHO DO DIA A DIA DA EMPRESA.
FORAM ENTREVISTADOS 20 COLABORADORES DA EMPRESA NO SETOR ADMINISTRATIVO ONDE SE VERIFICOU QUE A EMPRESA ESTA MISTA COM SEU QUADRO DE FUNCION�RIO POR TEMPO DE SERVI�O NESSE SETOR, DE ACORDO COM O GR�FICO FORAM 5 COLABORADORES POR CADA PER�ODO DE TEMPO DE EMPRESA SENDO 25% PARA CADA DA UM DESSES PER�ODOS.
FORAM ENTREVISTADOS 20 COLABORADORES E TODOS RESPONDEU QUE � DE SUMA IMPORT�NCIA A APLICA��O DO 5S NA EMPRESA, ISTO REPRESENTA 100% DE CONHECIMENTO E DEDICA��O DOS TRABALHADORES EM CADA SETOR DE TRABALHO, DEMONSTRANDO UM BOM DESEMPENHO E ORGANIZAÇÃO NO SETOR ADMINISTRATIVO.
DE ACORDO COM A PESQUISA REALIZADA TEM 16 COLABORADORES RESPONDERAM QUE SIM, REPRESENTANDO QUE 80 % DOS COLABORADORES ENTREVISTADOS T�M CONHECIMENTO DO PROGRAMA E ACHA QUE � MUITO BOM PARA O DESEMPENHO DA EMPRESA E CONTRIBUI MUITO PARA A BOA QUALIDADE DE SEUS PRODUTOS. APENAS QUATRO PESSOAS RESPONDERAM EM PARTES DANDO UM TOTAL DE 20%, ISTO SIGNIFICA QUE AS FERRAMENTAS PRECISAM CONTRIBUIR AINDA MAIS PARA O DESEMPENHO NA ADMINISTRA��O E DA QUALIDADE.
ENTENDE QUE PLANEJAR DE UMA FORMA ESTRAT�GIA GARANTINDO O OBJETIVO DA QUALIDADE OBTIDO NA OPERA��O PREVISTO DE ACORDO COM A GESTÃO ADMINISTRATIVA, PERCEBENDO O MELHORAMENTO QUE DEVER�O SER INCORPORADO COMO N�VEIS DE CONTROLE PARA QUE OS GANHOS OBTIDOS NÃO SEJAM PERDIDOS.
RESSALTA-SE A IMPORT�NCIA QUE TEM CADA SETOR LIGADO AOS DEPARTAMENTOS, POIS 85% DAS PESSOAS ENTREVISTADA SABEM COMO � DE PRATICA A PARTICIPA��O DOS COLABORADORES UNIREM UM SETOR COM OUTRO, MOSTRANDO QUE DEVE SE TRABALHAR EM CONJUNTO. A EMPRESA TEM UMA CONSTANTE LIGA��O DE UM SETOR COM OUTRO ONDE CADA SETOR TEM O SEU PAPEL A DESEMPENHAR PARA QUE SEU PRODUTO FINAL NÃO VENHA AFETAR A SATISFA��O DO CONSUMIDOR FINAL.
RESULTADOS E DISCUSS�ƑO
DE ACORDO COM PALADINI (2005) A BUSCA PELA QUALIDADE EXISTE DESDE O IN�CIO DA HISTÓRIA ONDE O ARTES�O J� BUSCAVA QUALIDADE PARA SEUS PRODUTOS, OBSERVANDO ENTENDER A CAUSA DE POUCA VENDA DE SUAS PE�AS PRODUZIDAS, ASSIM A CADA �POCA ATRAV�S COM A EVOLU��O DA SOCIEDADE ONDE � APLICADO UM CONCEITO DIFERENTE. ENTENDE SE QUE DE ACORDO COM PESQUISA, AT� MESMO OS ARTES�OS UTILIZAVAM DESSA FERRAMENTA, POIS CONHECIAM TODO O PROCESSO DE PRODUÇÃO DO PRODUTO, DESDE A SUA FABRICA��O AT� A PÓS-VENDA, FACILITANDO O ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES DO CLIENTE.
POR ESTE MOTIVO, A QUALIDADE VEM SENDO ACOMPANHANDO O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE, E AS PESSOAS EST�O CADA VEZ MAIS EXIGENTES, LEVANDO AS EMPRESAS A SE QUALIFICAREM MAIS, PARA ATENDER AOS SEUS ANSEIOS.
PORTANTO � NECESS�RIO QUE AL�M DE UMA BOA ADMINISTRA��O, PRECISA TER O APOIO DAS PESSOAS E DOS COLABORADORES PARA CONTRIBUIR COM ORGANIZAÇÃO E PARA QUE OS OBJETIVOS DAS EMPRESAS SEJAM ALCAN�ADOS.
ASSIM MELHORANDO A SUA ECONOMIA E A POSI��O NO MERCADO DE TRABALHO, UM DOS FATORES DE IMPACTOS PARA AS ORGANIZA��ES IDENTIFICADOS POR CHIAVENATO (2006) ESTA � A CONCORR�NCIA MAIS AGUDA, O QUAL EXPLICA QUE A ORGANIZAÇÃO NECESSITA ESTAR BUSCANDO A MELHORIA CONT�NUA, POIS COM O AUMENTO NA DEMANDA DE MERCADOS E NEGÓCIOS, OS RISCOS AUMENTAM E AS PESSOAS BUSCAM PRODUTOS E SERVI�OS DE MELHOR QUALIDADE, SENDO
NECESS�RIO QUE AS ORGANIZA��ES INVISTAM EM PESQUISA E DESENVOLVIMENTO, APRIMORAMENTO E BUSCANDO NOVAS TÉCNICAS PARA SUPRIR A NECESSIDADE DO MERCADO ATRAV�S DAS NOVAS TECNOLOGIAS.
DESSA FORMA COMPREENDE-SE QUE PARA A ORGANIZAÇÃO SE TORNA COMPETITIVA E PERMANECE SEMPRE � FRENTE NO MERCADO PROMISSOR AONDE SÃO NECESS�RIOS QUE AL�M DE UMA BOA ADMINISTRA��O BUSQUE A MELHORIA CONT�NUA, ATRAV�S DA GESTÃO DA QUALIDADE APLICADA EM TODOS OS SETORES DA ORGANIZAÇÃO.
COM A APLICA��O DA GESTÃO DA QUALIDADE A EMPRESA DESENVOLVE E MELHORA OS SEUS PROCESSOS ATRAV�S DA QUALIDADE E PADRONIZA��O, O QUAL TORNA A PRODUÇÃO MAIS EFICIENTE QUE POR CONSEQ��NCIA EFICAZ NO CUMPRIMENTO DAS METAS, CONTRIBUINDO PARA QUE CADA FUNCION�RIO EXECUTE O SEU TRABALHO CADA VEZ MELHOR, OBTENDO UM PRODUTO E OU SERVI�O DE EXCEL�NCIA E COMPETITIVIDADE NO MERCADO.
O PROGRAMA 5S FOI IMPLANTADO NA JALLES MACHADO EM 1995 PARA ORGANIZAR CADA SETOR DE ADMINISTRA��O, AONDE CADA COLABORADOR EM SUA FUN��O TEM A RESPONSABILIDADE DE ORGANIZAR E ELIMINAR OS DESPERD�CIOS, EVITANDO ASSIM UM DOS MAIORES VIL�ES NA EMPRESA, MANTENDO A EMPRESA CADA DIA MAIS ORGANIZADA PRONTA PARA COMPETI��O DO MERCADO INTERNO E EXTERNO.
DE ACORDO COM PALADINI (2005) PERCEBE-SE QUE A QUALIDADE POSSUI V�RIOS SIGNIFICADOS QUE AO LONGO DOS TEMPOS VEM SE DESENVOLVENDO CONCEITOS E APRIMORANDO SUAS DEFINI��ES DE ACORDO COM CADA GESTÃO. A QUALIDADE TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR OS FATORES QUE NÃO ESTA ADEQUADA AO DESENVOLVIMENTO DA ORGANIZAÇÃO, BUSCANDO JUNTO COM AS FERRAMENTAS DA QUALIDADE PARA UMA MELHORIA CONTINUA.
NESTE CASO A QUALIDADE � COMPREENDIDA DE MANEIRA COMO A FORMA DE VARIEDADE PODE DESENVOLVER COM EMBALAGEM OU PARTE DO PRODUTO, ASSIM PODENDO APRESENTAR UM PRODUTO ASSIMILANDO O BOM VALOR COM ÓTIMA QUALIDADE. PORTANTO � PRECISO DE UMA BOA ADMINISTRA��O COM O APOIO DAS PESSOAS ENVOLVIDAS NA ORGANIZAÇÃO SEMPRE BUSCANDO O OBJETIVO E DEIXANDO QUE OS RISCOS ESTIMULEM O ENVOLVIMENTO DO COLABORADOR COM A QUALIDADE DO PRODUTO.
ATRAV�S DESTAS DEFINI��ES QUE A QUALIDADE ENVOLVE TODO PROCESSO DESDE A PRODUÇÃO AT� A PÓS-VENDAS, POR ISSO � IMPORTANTE ATENDER AS EXIG�NCIAS DO CLIENTE APRESENTANDO PRODUTOS QUE SATISFAZ AS NECESSIDADES TANTO DO CLIENTE QUANTO DA ORGANIZAÇÃO, GANHANDO ASSIM A CONFIABILIDADE.
VERIFICA-SE QUE A QUALIDADE � A FERRAMENTA MAIS IMPORTANTE PARA COMPETITIVIDADE NO MERCADO AONDE O PRODUTO OU SERVI�O GERA SATISFA��O A TODOS QUE ESTEJA ENVOLVIDO NO PROCESSO DE PRODUÇÃO AT� O PROCESSO FINAL. DESSA FORMA COMPREENDE QUE A ORGANIZAÇÃO PODE SE TORNAR COMPETITIVA PERMANECENDO SEMPRE � FRENTE NO MERCADO ATRAV�S DA APLICA��O DA GESTÃO DE QUALIDADE EM TODO SETOR DE ADMINISTRA��O, COM A APLICA��O DO G5S, A EMPRESA DESENVOLVE MELHORIAS ATRAV�S DA PADRONIZA��O TORNANDO MAIS EFICIENTE E EFICAZ EM SUAS METAS DE TRABALHO, POIS ASSIM OS COLABORADORES PODEM TRABALHAR DESENVOLVENDO QUALIDADE E COMPETINDO COM MERCADO INTERNO.
COMPREENDE QUE A QUALIDADE POSSUI V�RIOS SIGNIFICADOS, POIS AO LONGO DA HISTÓRIA FOI SE DESENVOLVENDO CONCEITOS E APRIMORANDO AS SUAS DEFINI��ES E APLICA��ES. DE ACORDO COM PALADINI (2008, P. 03):
EM GERAL, A NO��O DA QUALIDADE SOFRE MAIS FORTE IMPACTO DE DOIS TIPOS DE MUDAN�AS. O PRIMEIRO TIPO DIZ RESPEITO � NATUREZA DO CONCEITO. PODEMOS CONSIDERAR, POR EXEMPLO, QUE A VARIEDADE DE CORES J� FOI CONSIDERADA COMO QUALIDADE DO PRODUTO �€ŒTINTA�€ [...] O SEGUNDO CONJUNTO DE ALTERA��ES ENVOLVE O ALCANCE DO CONCEITO. TEMPOS ATR�S, BOM PRE�O E BOA QUALIDADE ERAM CARACTER�STICAS MUTUAMENTE EXCLUSIVAS DE UM PRODUTO.
DE ACORDO COM CARVALHO & PALADINI OS GURUS DA QUALIDADE CONTRIBU�RAM PARA A AMPLIA��O DO CONCEITO DE QUALIDADE E PARA AMPLIA��O DO CONCEITO DA QUALIDADE DESTACANDO ATRAV�S DE SUAS TEORIAS, TAMB�M INTERFERINDO NAS INTERVEN��ES DAS EMPRESAS.
DE ACORDO COM RIBEIRO (1994) O 5S � BASE DA QUALIDADE EM TODOS OS ASPECTOS, BEM COMO AS MELHORIAS DAS RELA��ES HUMANAS, AUMENTO DE PRODUTIVIDADES, A PREVEN��O DE ACIDENTES E O BEM ESTAR DOS COLABORADORES DENTRO DE CADA SETOR DA ORGANIZAÇÃO.
VERIFICA-SE DESTA FORMA QUE O PROGRAMA VISA SABER O GRAU DE SATISFA��O DO CLIENTE, POIS � ATRAV�S DESTA FERRAMENTA QUE O AGENTE DETECTA O ASPECTO DE MELHORIAS NOS PROCESSOS DESENVOLVIDO DENTRO DA EMPRESA.
APRIMORAR O COMPORTAMENTO DAS PESSOAS EM RELAÇÃO � ELIMINA��O DE DESPERD�CIOS, PREVEN��O DE RISCOS PESSOAIS PATRIMONIAIS, CONTRIBUINDO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM AMBIENTE DE TRABALHO COM QUALIDADE E SAUD�VEL ATRAV�S DA APLICA��O DO 5S. ABAIXO SEGUEM OS SENSOS RESPONS�VEIS PELO COMPORTAMENTO.
SENSO DE ORGANIZAÇÃO - COMPREENDE-SE EM SEPARAR AS COISAS NECESS�RIAS PARA USO NAQUELE AMBIENTE E DAR DESTINO AOS OBJETOS QUE NÃO EST�O EM USO NAQUELE SETOR, ORGANIZANDO OS OBJETOS CADA UM EM SEU DEVIDO LUGAR, FAZENDO UMA CLASSIFICA��O DOS OBJETOS QUE PODEM SER USADO E DESCARTE DO DESNECESS�RIO.
SENSO DE ORDENA��O - ENTENDE-SE PELO ATO DE ORDENAR AS COISAS BEM COMO IDENTIFICAR DE ACORDO COM QUE FIQUE VIS�VEL, DE F�CIL ACESSO PARA O PROCESSO DE TRABALHO, ESTA � UMA FORMA DE RACIONALIZAR O TEMPO UMA VEZ QUE NÃO SER� UTILIZADO NA PROCURA DE UTENS�LIOS.
SENSO DE LIMPEZA - VERIFICA-SE QUE A LIMPEZA EM QUALQUER SITUA��O � MUITO IMPORTANTE POR ISSO � CERTO QUE ELIMINAR A SUJEIRA ATACANDO A FONTE DO PROBLEMA, REALIZANDO INSPE��O DO AMBIENTE PARA MANTER O SETOR ORGANIZADO DEVER� SER UMA CONSTANTE ONDE A LIMPEZA DEVE SER FEITA POR PESSOAS QUE TRABALHAM EM SUA PRÓPRIA SESS�O.
VERIFICA-SE HOJE NAS EMPRESAS E NOS PRÓPRIOS AGLOMERADOS COMERCIAIS QUE, A NECESSIDADE DE ORGANIZAÇÃO E UTILIZA��O CORRETA DAS COISAS � MUITO NECESS�RIA. TEMOS O EXEMPLO DE UMA CLINICA DE CIRURGIA PL�STICA, ONDE O CIRURGI�O NECESSITA DE TODAS AS FERRAMENTAS NO MOMENTO CORRETO SEM DEMORA, IMAGINE QUE ESTAS NÃO ESTEJAM NO LUGAR NO MOMENTO CORRETO. PODER� COMPROMETER TODA A CIRURGIA. CONSISTE EM SEPARAR O �TIL DO IN�TIL ELIMINANDO O DESNECESS�RIO, NESTA FASE O TRABALHO COME�A A SER COLOCADO EM ORDEM PARA
QUE SÓ SE UTILIZE O QUE FOR REALMENTE NECESS�RIO, NA QUANTIDADE ADEQUADA E CONTROLADA PARA FACILITAR AS OPERA��ES.
� ESSENCIAL SABER OBSERVAR E CLASSIFICAR OS OBJETOS, SEPARANDO OS �TEIS DOS IN�TEIS DA SEGUINTE FORMA.
O QUE � USADO SEMPRE, COLOCAR MAIS PRÓXIMO AO LOCAL DE TRABALHO E O QUE SÃO USADOS OCASIONALMENTE COLOCAR MAIS AFASTADO DO LOCAL DE TRABALHO.
MATERIAL QUE SÃO RARAMENTE USADOS, MAS QUE SÃO NECESS�RIOS DEVE SER COLOCADO EM LOCAL DETERMINADO E IDENTIFICADO PARA FACILITAR O ACESSO, E O DESNECESS�RIO DEVE SER VENDIDO OU ELIMINADO, POIS ATRAPALHA O LOCAL DE TRABALHO.
PORTANTO AS FERRAMENTAS QUE SÃO USADAS DIARIAMENTE MANTENHAM O ITEM PRÓXIMO DO SEU ALCANCE ENCIMA DA MESA OU BANCADA DE TRABALHO, SE � USADO MENSALMENTE GUARDE NO LOCAL DE TRABALHO EM GAVETAS, ARM�RIO OU ARQUIVO DE FORMA QUE POSSA ACH�-LO COM FACILIDADE, MAS SE � POUCO USADO DEVE SER RETIRADO DO LOCAL DE TRABALHO.
VANTAGENS:
REDUZ A NECESSIDADE DE GASTOS COM ESPA�O, ESTOQUE, ARMAZENAMENTO, TRANSPORTE E SEGUROS FACILITANDO O TRANSPORTE INTERNO, AONDE EVITAR A COMPRA DESNECESS�RIA DE MATERIAIS E COMPONENTES EM DUPLICIDADE, TEM OS DANOS COM MATERIAIS OU PRODUTOS ARMAZENADOS.
AUMENTA A PRODUTIVIDADE DAS M�QUINAS E PESSOAS ENVOLVIDAS EM CADA SETOR TRAZENDO MAIOR SENSO DE HUMANIZA��O, ORGANIZAÇÃO E ECONOMIA COM MENOS CANSA�O F�SICO E MAIOR FACILIDADE DE OPERA��O.
DIMINUI RISCOS DE ACIDENTAIS COM USO DE MATERIAIS PELO PESSOAL E TODOS DA EQUIPE DEVEM SABER DIFERENCIAR O �TIL DO IN�TIL, O QUE � REALMENTE NECESS�RIO E O QUE NÃO �, POIS NA TECNOLOGIA QUALIDADE, DENOMINA-SE �€ŒBLOQUEIO DE CAUSAS�€ OU A��O PREVENTIVA.
� IDENTIFICANDO E ARRUMANDO TUDO PARA QUE QUALQUER PESSOA LOCALIZE O MATERIAL COM FACILIDADE. TAMB�M PODE SER DEFINIDA COMO SENSO DE ORDENA��O, SISTEMATIZA��O, CLASSIFICA��O E LIMPEZA.
TEMOS COMO EXEMPLO UM EXTINTOR DE COMBATE A PRINCIPIO DE INC�NDIO, IDENTIFICADO COM PLACAS DE COR FORTE, ASSIM QUANDO FOR PRECISO SER USADO, DEVE SER LOCALIZADO COM RAPIDEZ ESTE DEVE ESTAR EM LOCAL VIS�VEL COM ALTURA F�CIL PARA MANUSEAR SEM OBSTRU��O NO TRAJETO. O OBJETIVO � IDENTIFICAR E ARRUMAR TUDO, PARA QUE QUALQUER PESSOA POSSA LOCALIZA-LO FACILMENTE.
CONCLUSဢES
DE ACORDO COM RESULTADO DO QUESTION�RIO APLICADO ENTENDE SE QUE ADAPTA��O DAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE NA EMPRESA JALLES MACHADO, VEM ACONTECENDO DE ACORDO COM PROCESSO QUE O ESTUDIOSO DA QUALIDADE DESENVOLVEU PARA UMA MELHORIA CONTINUA.
ELE VEM APLICANDO AS FERRAMENTAS DA QUALIDADE NO PROCESSO DE PRODUÇÃO E M�O DE OBRA DE ACORDO COM AS NORMAS TÉCNICAS QUE UMA EMPRESA PRECISA PARA UM BOM
DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL, ONDE CADA FUNCION�RIO EXECUTA SUAS FUN��ES COM PADR�O QUE FOI POSTO NO SEU APRENDIZADO.
NA EMPRESA SEUS COMPONENTES DESDE A DIRETORIA, GESTORES, COORDENADORES E LIDERES TRABALHAM BUSCANDO OS PROCEDIMENTOS COM PADR�O DE QUALIDADE PARA SE MANTER A EMPRESA NA SUA QUALIDADE DE PONTA, AS FERRAMENTAS DA QUALIDADE TEM SUAS RESPOSTA COM QUALIDADE TOTAL.
IDENTIFICAR QUAIS DESTAS QUEST�ES EST�O OCORRENDO EM MAIOR FREQ��NCIA E ATRAPALHANDO O BOM ANDAMENTO DO PROCESSO PRODUTIVO, AVALIAR COMO ESTÁ SENDO O ANDAMENTO DA PRODUÇÃO E QUAL � A NECESSIDADE DA M�O DE OBRA EM CADA SITUA��O, AL�M DE SER UMA FERRAMENTA QUE CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO MAIS F�CIL EM TODO O PROCESSO PRODUTIVO. APÓS APLICA��O DESTA FERRAMENTA PODER� DISPONIBILIZAR OS PROCEDIMENTOS ESCRITOS AOS FUNCION�RIOS, FIXANDO RESULTADO EM CADA �REA, COM O OBJETIVO DE MANTER O PADR�O DE TRABALHO.
DESTA FORMA CONCLUI-SE QUE ESTE TRABALHO ALCAN�OU OS OBJETIVOS ESPERADOS, E PROPORCIONOU UMA VIS�O AMPLA EM RELAÇÃO � IMPORT�NCIA DE SE EMPENHAR PARA A OBTEN��O DOS PRODUTOS OU SERVI�OS DE BOA QUALIDADE, QUE AO MESMO TEMPO ATENDA AS NECESSIDADES DO MERCADO E SUPERE AS EXPECTATIVAS DOS CLIENTES.