A INFLUÊNCIA DA IA NO PLEITO ELEITORAL
Palavras-chave:
inteligencia, artificial, eleitoral, desinformaçãoResumo
EM MEIO A PANDEMIA, ESTAMOS EM TEMPO DE UMA ELEI��O NUNCA ANTES VISTA, AS REDES SOCIAIS GANHARAM MAIS NOTORIEDADE, TEM AGORA UMA IMPRESCIND�VEL IMPORT�NCIA. MAS SER� QUE AS MESMAS EST�O SERVINDO A CONTENTO A DEMOCRACIA? 
O ENGESSAMENTO POR PARTE DA JUSTI�A ELEITORAL QUANDO SE TRATA DE PROPAGANDA, EM GRANDE PARTE DEVIDO � PREOCUPA��O COM A EXPANS�O DA COVID-19, TÃO NEFASTAMENTE NÃO COMBATIDA POR DIVERSAS ESFERAS DO PODER P�BLICO E DA DESINFORMA��O PROPAGADA JUSTAMENTE ATRAV�S DAS REDES SOCIAIS, SEJAM ELAS CONVENCIONAIS OU ATRAV�S DA DEEP WEB, V�-SE MAIS E MAIS O USO DESTAS BUSCANDO DIMINUIR ESSA DIST�NCIA CORPÓREA COM O ELEITOR.
EM TERRA DE �€ŒNINGU�M�€ COMO ALGUNS ACHAM A INTERNET, MUITAS VEZES NOS DEPARAMOS COM SITUA��ES QUE DENTRO DE UM CONTEXTO ELEITORAL COLOCAM PESSOAS, GRUPOS E A SOCIEDADE EM GERAL EM CLIMA DE TENS�O, FORTALECENDO EM MUITOS CASOS A INDIFEREN�A, O PRECONCEITO, A FALTA DE URBANIDADE, EM SUMA, PARECE SE DAR VOZ AO QUE HOBBES PRECEITUOU COMO �€ŒHOMEM LOBO DO HOMEM�€.
AO QUE TUDO INDICA, VIVEMOS DENTRO DE DOIS MUNDOS E AO MESMO TEMPO EM UM SÓ, EXPLICO: SOMOS UMA SOCIEDADE DE ALTO CONSUMO QUANDO SE TRATA DE INTERNET, MAS QUAL A QUALIDADE DAQUILO QUE PRODUZIMOS E CONSUMIMOS, TEMOS UMA SENSA��O QUE A NOSSA SOCIEDADE POR MAIS QUE TENHA DIFICULDADE EM ATINGIR OS RINC�ES DESSE PA�S, A INTERNET PARECE ESTAR EM TUDO E EM TODOS, EM TODOS OS CANTOS H� SINAL DE WI-FI, SEJA ELE BOM OU RUIM. AO QUE TUDO INDICA AS ELEI��ES DE 2020 TER�O O COND�O DE EXPLICITAR, SEJAM QUAIS FOREM AS DIFEREN�AS DE INTERCONEX�O DA SOCIEDADE, AS DIFEREN�AS E AS MAZELAS SÓCIO-POL�TICO-PARTID�RIAS.
O USO EM MASSA DE (DES)INFORMAÇÃO PARECE SER O LIMIAR DE UMA DESCOBERTA POR TODOS DO QUE ELA SER� CAPAZ PARA OS FUTUROS PLEITOS, GRUPOS DE REDES SOCIAIS ESPALHAM MAIS RAPIDAMENTE ESSAS INFORMA��ES MUITAS VEZES SEM A DEVIDA COMPROVA��O DO QUE ESTÁ SENDO REPASSADO, AS FAMIGERADAS FAKE NEWS. IMPORTANTE FRISAR QUE, DE 2018 AO PRESENTE, DADOS MOSTRAM ELEVA��O DESSE TIPO DE (DES)INFORMAÇÃO DENTRO DO CONTEXTO ELEITORAL, SENDO NECESS�RIA A DEVIDA ATEN��O NÃO APENAS DA FISCALIZA��O ELEITORAL, MAS DE TODA A SOCIEDADE CIVIL. TANTO O � QUE, DADAS AS DIVERSAS PUBLICA��ES, O TSE E ONGS FIRMARAM PARCERIAS PARA VERIFICA��O DE CONTE�DOS PARA O PLEITO DE 2020.
QUE TIPO DE INFORMAÇÃO ESSES CANDIDATOS PRETENDEM PASSAR AOS SEUS ELEITORES? QUAL A PREOCUPA��O EM ALCAN�AR O P�BLICO COM SUAS PROPOSTAS? SER� QUE ENTRAMOS EM UMA NOVA MODALIDADE DE PROMESSAS? CABE SALIENTAR QUE TAIS PROMESSAS, DESTA VEZ, T�M UM DIFERENCIAL: SÃO PASS�VEIS DE GRAVA��O, CÓPIA, PRINT E OUTROS ARTIF�CIOS DA ERA TECNOLÓGICA. MAS ISSO SER� PRESSUPOSTO PARA QUE AS MESMICES POL�TICAS SEJAM REALMENTE COMBATIDAS OU APENAS RECEBAM UMA NOVA ROUPAGEM HIGHTECH?
DIANTE DESSE CEN�RIO DE TANTOS QUESTIONAMENTOS, VERIFICAM-SE, DENTRO DE REDES SOCIAIS, A APLICA��O DE INTELIG�NCIA ARTIFICIAL, UTILIZANDO-SE DE ALGORITMOS QUE ENTABULAM TODAS AS PUBLICA��ES E DISCUSS�ES DIRECIONANDO OS DISCURSOS A GRUPOS POL�TICO-PARTID�RIOS, TRATA-SE DE PESQUISA BIBLIOGR�FICA.