Elevação de margem gengival: alternativa restauradora ao aumento de coroa clínica

Autores

  • Maria Eduarda Moreira Castro Uniego
  • RHAYSSA VITÓRIA MOTA FERREIRA Uniego
  • SABRINA JENIFFER MONTEIRO MIRANDA Uniego
  • ESTELLA RABELO CAMPOS LOPES Uniego
  • MAY ANNY ALVES FRAGA UNIEGO - Centro Universitário Evangélico de Goianésia

Palavras-chave:

PALAVRAS CHAVES: RESINAS COMPOSTAS; ELEVAÇÃO DE MARGEM; LONGEVIDADE.

Resumo

Introdução: A elevação de margem profunda (DME) é uma alternativa conservadora às cirurgias de aumento de coroa. A restauração com margens subgengivais representava um desafio pela dificuldade de isolamento e cimentação adesiva. A técnica DME permite reposicionar o término cervical para uma posição supragengival, utilizando resina composta.

Objetivo: Realizar uma revisão de literatura sobre a técnica, analisando sua aplicabilidade clínica, indicações, vantagens e limitações em restaurações indiretas, e avaliar resultados clínicos e biológicos.

Materiais e métodos: Foi realizada uma revisão de literatura no site PubMed, incluindo apenas estudos clínicos randomizados e ensaios clínicos prospectivos publicados entre 2019 e 2025. Palavras-chave utilizadas: deep margin elevation.

Resultados: Os estudos selecionados apresentaram amostras variando de 20 a 197 restaurações, 63 a 120 pacientes, entre 1 a 12 anos. Nos estudos analisados, os resultados demonstraram excelente desempenho clínico e alta taxa de longevidade das restaurações. As taxas de sobrevivência variaram de 87% a 96%. Nos acompanhamentos de curto e médio prazo (entre 1 e 2 anos), alguns estudos observaram um aumento discreto no sangramento gengival nas áreas onde a margem foi elevada, quando comparadas a margens supragengivais, mas sem prejuído periodontal.

Conclusão: Com base nos estudos, a técnica de elevação de margem subgengival mostrou-se uma alternativa clínica segura e conservadora, indicada para restaurações indiretas com margens subgengivais. Os resultados clínicos demonstraram alta taxa de sucesso e longevidade das restaurações indiretas. Também evidencia que o DME pode minimizar a necessidade de procedimentos cirúrgicos preservando estrutura dentária sadia. 

Publicado

2025-10-16