O JULGAMENTO EM NUREMBERG
Abstract
INTRODUÇÃO
O FILME CONTA-NOS DETALHES SOBRE OS BASTIDORES DA ALEMANHA PÓS-GUERRA, BEM COMO O QUE OCORREU NAS COXIAS DO TEATRO MONTADO EM NUREMBERG, PARA O GRANDE ATO DO TRIBUNAL MILITAR INTERNACIONAL.
MATERIAL E M�TODOS
ANÁLISE BIBLIOGR�FICA
RESULTADOS E DISCUSS�ƑO
A HISTÓRIA SE PASSA LOGO APÓS O FIM DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ONDE RELATA O PONTO DE VISTA DO JUIZ DA SUPREMA CORTE NORTE-AMERICANA ROBERT JACKSON, CHEFE DA PROMOTORIA RESPONS�VEL EM REALIZAR A ACUSA��O DO ALTO ESCAL�O NAZISTA, SUBORDINADO A HITLER.
O ESTOPIM DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL PODE SER DEFINIDO COMO UM CONJUNTO GIGANTESCO DE SITUA��ES SUI GENERIS QUE DESENCADEOU UMA AVALANCHE DE MEDOS E REA��ES DE PROPOR��ES AT� HOJE SURPREENDENTES. MAS, DE TODOS OS ASPECTOS DESTE TRISTE EVENTO OS CRIMES CONTRA OS DIREITOS HUMANOS COMETIDOS PELO PARTIDO NACIONAL SOCIALISTA ALEM�O DOS TRABALHADORES, SÃO O RETRATO MAIS FIEL DO PODER DESTRUTIVO DO SER HUMANO CONTRA SEUS IGUAIS.
A CRUELDADE DO HOLOCAUSTO, NOME DADO AO EXTERM�NIO DAS MILH�ES DE PESSOAS QUE FAZIAM PARTE DE GRUPOS POLITICAMENTE INDESEJADOS PELO ENT�O REGIME NAZISTA, � TAMANHA QUE NÃO PODE SER ANALISADA DE FORMA IMPARCIAL. O QUE SE INICIOU COM UMA REPRESS�O ECON�MICA BASEADA NO ANTISSEMITISMO TRANSFORMOU-SE EM UMA CRUEL, COVARDE E NEFASTA LIMPEZA �TNICA. A IDEOLOGIA NAZISTA ENCABE�ADA POR HITLER ERA, DO PONTO DE VISTA ECON�MICO, PURAMENTE EXPANSIONISTA, MAS O F�HRER OCULTAVA IDEAIS PERVERSOS E SUBVERSIVOS. OS ESTUDOS HISTÓRICOS E AT� MESMO O APROFUNDAMENTO TEM�TICO NUNCA SE APROXIMAR� DA EXPERI�NCIA DE QUEM CONSEGUIU SOBREVIVER � MAIOR CARNIFICINA HUMANA DO SÉCULO XX.
� ANGUSTIANTE PENSAR NO SOFRIMENTO DE UM POVO QUE OUTRORA FOI TRATADO COMO �€ŒRATOS�€, COMO ASSIM OS DENOMINAVAM OS NAZISTAS, SENDO EXTERMINADOS AOS MONTES, SENTINDO NA PELE NÃO SOMENTE A DOR F�SICA DA FOME, DO FRIO E DAS FERIDAS, MAS, A DOR IMENSUR�VEL E INESQUEC�VEL DE VER TOLHIDOS TODOS OS SEUS DIREITOS MAIS B�SICOS E FUNDAMENTAIS, DE VER EXTIRPADAS SUAS HONRAS E SEUS M�RITOS, DE VER SER FULMINADA SEM PIEDADE UMA PARCELA DE SEU POVO.
A TEORIA RACIAL CRIADA POR ALFRED ROSEMBERG, MINISTRO DE HITLER, EXPRESSAVA SER O POVO GERM�NICO UM DESCENDENTE SUPERIOR DOS POVOS NÓRDICOS, E, PORTANTO, COMO EVENTO
NATURAL DEVERIA A RA�A ARIANA GERM�NICA SOBREPUJAR AS DEMAIS. A POLÍTICA RACIAL NAZISTA, FULCRADA NESTE VI�S, CONSTITUIU-SE EM SUA TOTALIDADE NA SUPREMACIA DA RA�A BRANCA, NO NACIONALISMO EXTREMISTA ALEM�O E NO PERVERSO ANTISSEMITISMO. HITLER CRIA PIAMENTE NOS SEUS IDEAIS, DISSE ELE �€ŒONDE NAPOLE�O FALHOU, OBTEREI SUCESSO, VOU DESEMBARCAR NAS PRAIAS DA INGLATERRA�€ E JOSEPH GOEBBELS, MINISTRO DA PROPAGANDA DE HITLER, � TIDO COMO O AUTOR DA FRASE �€ŒESTE HOMEM � PERIGOSO - ELE ACREDITA NO QUE DIZ�€.
O JULGAMENTO DOS L�DERES NAZISTAS OCORRIDO EM NUREMBERG, NA ALEMANHA, TROUXE � TONA A IMPORT�NCIA DO DEVIDO PROCESSO LEGAL NA CONSTRU��O DE UMA SOCIEDADE DEMOCR�TICA E JUSTA (IDEIA ABERTAMENTE EXPRESSADA NO FILME EM ESTUDO).
HITLER DISSE CERTA VEZ QUE �€ŒSÓ LUTAMOS POR AQUILO QUE AMAMOS, SÓ AMAMOS AQUILO QUE RESPEITAMOS E SÓ RESPEITAMOS AQUILO QUE CONHECEMOS�€, MAS, NESTAS PALAVRAS PERCEBEMOS UMA PARADOXAL IRONIA, POIS, O AMOR � UM SENTIMENTO QUE COMPREENDE A ACEITA��O E A SOLIDARIEDADE, RESTANDO IMPOSS�VEL A UM GENOCIDA AMAR ALGO OU ALGU�M. SUN TZU, MESTRE-FILÓSOFO E GENERAL CHIN�S, ETERNIZOU-SE COM A M�XIMA �€ŒO VERDADEIRO OBJETIVO DA GUERRA � A PAZ�€, CONTUDO PARA HITLER E TODO SISTEMA NAZISTA, A GUERRA TINHA DOIS OBJETIVOS INESCRUPULOSOS: AL�AR A ALEMANHA AO STATUS DE ESTADO SUPERIOR E SUBJUGAR AS DEMAIS RA�AS EM PROL DA ARIANA, NUNCA PENSANDO EM PAZ.
O NAZISMO CONSEGUIU PERPETUAR NA HISTÓRIA, COMO DITO POR FL�VIA PIOVESAN, CENAS DE �€ŒDESTRUI��O E DESCARTABILIDADE DA PESSOA HUMANA�€, MAS, NEM POR ISSO OS SEUS IDEALIZADORES E REALIZADORES FORAM SUMARIAMENTE ELIMINADOS COMO SUAS V�TIMAS. �€ŒO JULGAMENTO DE NUREMBERG�€ CONSEGUE EXPRESSAR BEM ESTE ENFOQUE QUE, SEM SOMBRA DE D�VIDAS, � O MAIS IMPORTANTE DE TODA A HISTÓRIA, POSTO QUE O IDEAL DE JUSTI�A ALI SUSCITADO � A EXPRESSÃO MAIS CLARA DOS DIREITOS HUMANOS.
TODAS AS ATROCIDADES OCORRIDAS DURANTE O HOLOCAUSTO, E TAMB�M REVELADAS PELA OBRA ORA EM ESTUDO, DEMONSTRAM QUE FACILMENTE O SER HUMANO PODE SER INFLUENCIADO A COMETER BARB�RIES EM NOME DE UM IDEAL, DE UM DOGMA OU DE UM MITO. HITLER SABIA DISSO E DISSE �€ŒA GRANDEZA DE TODA PODEROSA ORGANIZAÇÃO INCORPORANDO UMA IDEIA NESTE MUNDO REPOUSA NO FANATISMO RELIGIOSO E NA INTOLER�NCIA COM A QUAL FANATICAMENTE SE CONVENCEM DE SEUS DIREITOS, IMPONDO COM INTOLER�NCIA CONTRA TODAS AS OUTRAS�€.
O JULGAMENTO DE NUREMBERG�€ DEMONSTRA O QU�O ALIENADOS ESTAVAM OS SEGUIDORES DE HITLER, QUANDO POR V�RIOS MOMENTOS DEMONSTRARAM UMA FERVOROSA PAIX�O PELO IDEAL NAZISTA, MESMO SENDO ALGO TÃO NEFASTO. A FRIEZA COM A QUAL ALGUNS RELATAVAM OS HORRORES COMETIDOS � DE DAR CALAFRIOS, E AINDA ASSIM, MESMO HAVENDO CONTROV�RSIAS, A JUSTI�A FOI FEITA COMO DEVERIA SER.
CONCLUSဢES
A OBRA CINEMATOGR�FICA �€ŒO JULGAMENTO DE NUREMBERG�€ TRAZ UMA ÓTICA �€ŒAMERICANIZADA�€ DE SE ANALISAR OS ACONTECIMENTOS PÓS-GUERRA. FATO QUE, A PRINC�PIO, DISTRAI O ESPECTADOR QUANTO AO TEMA DA OBRA, LOGICAMENTE, O DESENROLAR DO JULGAMENTO DOS 21 L�DERES NAZISTAS OCORRIDO NA DESTRU�DA CIDADE DE NUREMBERG. A VIS�O ROM�NTICA
INTRODUZIDA NO ROTEIRO AMERICANO AMENIZA O IMPACTO FACTUAL E ENEVOA A ÓTICA DOS QUE DESCONHECEM TODA HISTÓRIA. A ALTERNA��O ENTRE HISTÓRIA E ESTÓRIA PODE CONFUNDIR A CONSTRU��O INTELECTUAL DOS ESPECTADORES QUANTO AO ASSUNTO, SENDO QUE MELHOR SERIA UMA ABORDAGEM MENOS DRAM�TICA, O QUE, PORÉM, CATALOGARIA O FILME COMO UM DOCUMENT�RIO, O QUE NÃO RESULTARIA EM LUCRO, OBJETIVO DA INDÚSTRIA CINEMATOGR�FICA. CONTUDO TRATA-SE DE UMA OBRA-PRIMA, QUE RELATA COM PRECIS�O OS TENSOS MOMENTOS OCORRIDOS DURANTE O JULGAMENTO DE HERMANN G�RING E COMPANHIA.