FRANQUIA E SUAS VANTAGENS E DESVANTAGENS: ESTUDO DE CASO - CACAU SHOW DE GOIANÉSIA - GOIÁS
Abstract
INTRODUÇÃO
O ASSUNTO ABORDADO TEM APRESENTADO UM GRANDE CRESCIMENTO NOS �LTIMOS ANOS EM NOSSO PA�S. COMO TODO NEGÓCIO, O SISTEMA DE FRANCHISING TAMB�M POSSUI VANTAGENS E DESVANTAGENS OU LIMITA��ES, TANTO PARA OS FRANQUEADORES QUANTO AOS FRANQUEADOS. O SISTEMA DE FRANQUIA APRESENTA OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS COM INVESTIMENTOS BAIXOS QUE AL�M DE APOIAR, O SISTEMA TAMB�M OFERECE UM AMPLO APRIMORAMENTO EM CURSOS, TREINAMENTOS E EVENTOS PARA AS PESSOAS QUE DESEJAM INGRESSAR NO SISTEMA.
ESTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE DEMONSTRAR O SISTEMA DE FRANQUIA ADOTADO NO BRASIL E MAIS PRECISAMENTE, A FRANQUIA CACAU SHOW - GOIAN�SIA GO, SEUS PRINCIPAIS PRODUTOS, PROCEDIMENTOS, DIFICULDADES E FACILIDADES, A FIM DE SUBSIDIAR PRETENDENTES A AQUISI��O DE FRANQUIA NA TOMADA DE DECIS�O.
FRANQUIA � UMA MODALIDADE COMERCIAL QUE FACILITA A ESTRUTURA��O OPERACIONAL DO NEGOCIO. ATUALMENTE UM DOS �CONES DE GRANDE REPRESENTATIVIDADE NO COMERCIO � A FRANQUIA, QUE VEM SE DESTACANDO PRINCIPALMENTE NO SETOR ALIMENT�CIO.
O SETOR DE FRANQUIAS CONTRIBUI DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA A GERA��O DE EMPREGOS E POSSUI GRANDE POTENCIAL DE EXPANS�O, UMA VEZ QUE POSSIBILITA A ESTRUTURA��O DE EMPREENDIMENTOS COM POUCOS CONHECIMENTOS RECURSOS T�CNICOS PARA UM CRESCIMENTO R�PIDO E SUSTENT�VEL EM MERCADOS MUITO DIN�MICOS E COMPETITIVOS. ESSE SISTEMA ATRAI MILHARES DE PESSOAS COM CAPITAL E POTENCIAL EMPREENDEDOR, PERMITINDO QUE ELAS EMPREENDAM E REALIZEM SEUS ANSEIOS PROFISSIONAIS E PESSOAIS.
O SISTEMA DE FRANQUIA � O RESPONS�VEL POR VIABILIZAR O CRESCIMENTO DE NEGÓCIOS EM TODOS OS RAMOS, POIS PARA O EMPREENDEDOR INICIANTE FALTA PREPARO, INFORMAÇÃO, PLANEJAMENTO E CONHECIMENTO ESPEC�FICO DO NEGÓCIO, ENT�O O SISTEMA DE FRANQUIA VEM FACILITAR �€ŒA VIDA�€ DESTE EMPREENDEDOR.
DEMONSTRAREMOS TAMB�M NESTE TRABALHO, QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS QUE UM EMPREENDEDOR PODE ENCONTRAR AO FAZER SEU INVESTIMENTO EM MARCAS EXISTENTES E CONSOLIDADAS NO MERCADO, E AINDA A FRANQUIA DA CACAU SHOW TAMB�M COMO OBJETO DE ESTUDO, POR SER UMA DAS L�DERES NO SEGMENTO DE FRANCHISING, NUM SISTEMA QUE TRAZ UMA CERTA SEGURANÇA COM RELAÇÃO AO SUCESSO, TANTO AO FRANQUEADO QUANTO AO FRANQUEADOR, POR SE OBSERVAR QUE DESDE SUA CRIA��O AT� O MOMENTO A CACAU SHOW TEM DEMONSTRADO
RESULTADOS POSITIVOS AO MERCADO DE ALIMENTA��O AO UNIR ESTA MARCA AO KNOW-HOW DO VAREJO.
MATERIAL E M�TODOS
A PARTIR DO GRAU DE CONHECIMENTO ADQUIRIDO EM SALA DE AULA SOBRE O ASSUNTO FRANQUIA, E TAMB�M BUSCANDO UM TRABALHO MAIS REAL COM O DIA-A-DIA EM QUE VIVEMOS, A PESQUISA FOI FOCADA NUMA FRANQUIA DA CACAU SHOW SEDIADA NA CIDADE DE GOIAN�SIA-GO, CIDADE ESTA, QUE VEM SE DESTACANDO COMO UM PEQUENO PÓLO FRANQUEADOR NOS �LTIMOS QUATRO ANOS. PROCURAMOS DESCOBRIR QUAIS FATORES DETERMINAM A AQUISI��O BEM SUCEDIDA DESTA FRANQUIA ESPEC�FICA.
AL�M DE PESQUISAS EM LIVROS ESPECIALIZADOS E ARTIGOS CIENT�FICOS, FOI REALIZADA UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA DESCRITIVA POR MEIO DE ENTREVISTA COM A FRANQUEADA, PROPRIET�RIA DA CACAU SHOW DE GOIAN�SIA-GO, DESTACANDO SUA FACILIDADES E DIFICULDADES NO NEGÓCIO, SEUS PRINCIPAIS PRODUTOS E SEUS PROCEDIMENTOS DE TRABALHO.
COMO O SETOR DE FRANQUIAS POSSUI V�RIOS SEGMENTOS, CADA UM COM SUAS PRÓPRIAS CARACTER�STICAS, ENT�O BUSCOU-SE ISOLAR UMA �REA DE ATUA��O PARA ALCAN�AR O OBJETIVO DESTE TRABALHO.
NOS DADOS REFERENTES � PESQUISA BIBLIOGR�FICA FORAM SELECIONADOS AS INFORMA��ES MAIS RELEVANTES TRATANDO DO ASSUNTO ABORDADO.
OS DADOS COLETADOS NA ENTREVISTA � REFERENTE � OBSERVA��O DO FRANQUEADO, FORAM OBSERVADOS, APRIMORADOS E INTERPRETADOS A FIM DE SE IDENTIFICAR OS PONTOS EM DESTAQUES.
RESULTADOS E DISCUSS�ƑO
SEGUNDO A FRANQUEADA, CACAU SHOW GOIAN�SIA, AS EXIG�NCIAS PARA SER UM FRANQUEADOR, O MESMO TEM QUE SER O GESTOR DO SEU PRÓPRIO NEGÓCIO, OU SEJA APÓS O CONTRATO ELE PASSA A SER UM FRANQUEADOR, SENDO QUE O TEMPO PARA A ABERTURA DA LOJA FOI DE 4 MESES A PARTIR DO �€ŒSIM�€ NO CONTRATO.
A QUANTIDADE DE PRODUTOS NA LOJA ESPEC�FICA DE GOIAN�SIA � DE 180, OS QUAIS DEVIDO AO CLIMA DA CIDADE SER SEMPRE QUENTE, H� DE SE TOMAR BASTANTE CIDADE POIS OS PRODUTOS DERRETEM COM MUITA FACILIDADE, SENDO ESTE UMA DIFICULDADE PARA A FRANQUEADA. NO ENTANTO NÃO SE REGISTRA PERDAS SENDO QUE A TEMPERATURA DA LOJA TEM QUE ESTAR EM CONSTANTE MONITORAMENTO.
EM RELA��ES AOS PRODUTOS QUE MAIS VENDEM FOI DITO AS TRUFAS, POR OBTEREM SABORES DIFERENCIADOS E TEREM PRE�OS MAIS ACESS�VEIS ATINGINDO ASSIM A DIVERSAS CLASSES SOCIAIS. OS MENOS VENDIDOS SÃO OS PRODUTOS A GRANEL, OU SEJA, SÃO OS PRODUTOS VENDIDOS DE FORMA UNIT�RIA.
CHOCOLATE � UM PRODUTO QUE VENDE O ANO TODO, PORÉM H� �POCAS DE PICOS, COMO POR EXEMPLO P�SCOA E DIA DOS NAMORADOS, �POCAS ESTAS QUANDO OCORREM AS MAIORES VENDAS. O M�S DE AGOSTO TEM SE MOSTRADO O PIOR M�S DE VENDAS.
SEGUNDO A FRANQUEADA OS PASSOS NECESS�RIOS DESDE A AQUISI��O AT� O FECHAMENTO DO CONTRATO E INAUGURA��O DA LOJA SÃO:
- PREENCHIMENTO DO CADASTRO NO SITE;
- REUNI�O REGIONAL;
- PROCURA DO PONTO;
- APROVA��O DO PONTO PELA FRANQUIA;
- APROVA��O DO PERFIL DO FRANQUEADO;
- REFORMA E ADAPTA��O DO PR�DIO;
- TREINAMENTO DA FRANQUEADA E FUNCION�RIOS NA F�BRICA;
- ABERTURA DE FIRMA E DOCUMENTA��ES;
- ASSINATURA DO CONTRATO;
- MONTAGEM DA LOJA E INAUGURA��O.
O TREINAMENTO OFERECIDO TEM DURA��O DE DEZ DIAS E � �€ŒCOMPLETO�€, COM REUNI�ES, PALESTRAS E ORIENTAÇÕES. INICIALMENTE H� TAMB�M ENCONTROS MENSAIS PARA DISCUSS�O DOS PROCEDIMENTOS DE IMPLANTA��O, ETAPA POR ETAPA.
AS NORMAS PARA AQUISI��O DOS PRODUTOS SÃO DE QUE ELES OBRIGATORIAMENTE SEJAM FORNECIDOS PELA FRANQUIA.
A FRANQUIA EM QUESTÃO, FOI ADQUIRIDA SEM QUE A PROPRIET�RIA CONHECE-SE ESTE SISTEMA DE NEGÓCIO, PORÉM ACREDITOU QUE SERIA UM BOM NEGÓCIO EM GOIAN�SIA POR ACHAR QUE A CIDADE CARECIA DE UMA LOJA DE PRODUTOS E COM PRE�OS ACESS�VEIS.
SOBRE O INVESTIMENTO INICIAL, FOI DITO QUE OS VALORES DEPENDEM DAS CARACTER�STICAS DO IMÓVEL COMO: PROJETOS ARQUITET�NICOS, ESPA�O, MOVEIS, TAXA DE FRANQUIA E PRIMEIRA COMPRA DE PRODUTOS. EM GOIAN�SIA FOI DE APROXIMADAMENTE R$ 115.000.00, SENDO QUE O TEMPO ESPERADO PARA O RETORNO DO INVESTIMENTO � DE DOIS ANOS.
SOBRE OS ROYALTIES TRATA-SE DE UMA COMPENSA��O FINANCEIRA PAGA PARA FRANQUIA, OS MESMOS SÃO CALCULADOS ENCIMA DOS PRODUTOS QUE SE COMPRAM E NÃO QUE SE VENDEM.
SOBRE AS VANTAGENS E DESVANTAGENS, BEM COMO AS EXPECTATIVAS, FOI RESPONDIDO: �€ŒA DESVANTAGEM � QUE A MARGEM DE LUCRO � MUITO BAIXA, E QUE AS VANTAGENS E EXPECTATIVAS PARA O FUTURO SÃO DE QUE APESAR DO LUCRO SER BAIXOS, VALE APENA, POIS � UM NEGOCIO QUE J� DEU CERTO E QUE O FRANQUEADO FICA AMPARADO�€. RELATOU AINDA �€ŒQUE ABRIR� UMA NOVA FRANQUIA NO M�S DE OUTUBRO/2014�€.
CONCLUSဢES
SEGUNDO A FRANQUEADA, CACAU SHOW GOIAN�SIA, AS EXIG�NCIAS PARA SER UM FRANQUEADOR, O MESMO TEM QUE SER O GESTOR DO SEU PRÓPRIO NEGÓCIO, OU SEJA APÓS O CONTRATO ELE PASSA A SER UM FRANQUEADOR, SENDO QUE O TEMPO PARA A ABERTURA DA LOJA FOI DE 4 MESES A PARTIR DO �€ŒSIM�€ NO CONTRATO.
A QUANTIDADE DE PRODUTOS NA LOJA ESPEC�FICA DE GOIAN�SIA � DE 180, OS QUAIS DEVIDO AO CLIMA DA CIDADE SER SEMPRE QUENTE, H� DE SE TOMAR BASTANTE CIDADE POIS OS PRODUTOS DERRETEM COM MUITA FACILIDADE, SENDO ESTE UMA DIFICULDADE PARA A FRANQUEADA. NO ENTANTO
NÃO SE REGISTRA PERDAS SENDO QUE A TEMPERATURA DA LOJA TEM QUE ESTAR EM CONSTANTE MONITORAMENTO.
CHOCOLATE � UM PRODUTO QUE VENDE O ANO TODO, PORÉM H� �POCAS DE PICOS, COMO POR EXEMPLO P�SCOA E DIA DOS NAMORADOS, �POCAS ESTAS QUANDO OCORREM AS MAIORES VENDAS. O M�S DE AGOSTO TEM SE MOSTRADO O PIOR M�S DE VENDAS.
O TREINAMENTO OFERECIDO TEM DURA��O DE DEZ DIAS E � �€ŒCOMPLETO�€, COM REUNI�ES, PALESTRAS E ORIENTAÇÕES. INICIALMENTE H� TAMB�M ENCONTROS MENSAIS PARA DISCUSS�O DOS PROCEDIMENTOS DE IMPLANTA��O, ETAPA POR ETAPA.
SOBRE AS VANTAGENS E DESVANTAGENS, BEM COMO AS EXPECTATIVAS, FOI RESPONDIDO: �€ŒA DESVANTAGEM � QUE A MARGEM DE LUCRO � MUITO BAIXA, E QUE AS VANTAGENS E EXPECTATIVAS PARA O FUTURO SÃO DE QUE APESAR DO LUCRO SER BAIXOS, VALE APENA, POIS � UM NEGOCIO QUE J� DEU CERTO E QUE O FRANQUEADO FICA AMPARADO�€. RELATOU AINDA �€ŒQUE ABRIR� UMA NOVA FRANQUIA NO M�S DE OUTUBRO/2014�€.
AS QUEST�ES NÃO TRATADAS OU AINDA ABORDADAS DE MANEIRA SUPERFICIAL NESTE TRABALHO DEVEM SER OBJETO DE FUTUROS ESTUDOS E PESQUISAS. A QUESTÃO DO MUNIC�PIO EM RELAÇÃO AO SEU TAMANHO, RENDA E FAIXA ET�RIA, ITEM IMPORTANTES NA IMPLANTA��O DE UMA FRANQUIA, TAMB�M CONSTITUI-SE TEMA IMPORTANTE QUANDO SE TRATA DESSE TIPO DE NEGÓCIO, NÃO DEVENDO SER DEIXADO DE LADO EM UMA FUTURA INVESTIGA��O.