A INSER��O DAS POLÀ­TICAS INSTITUCIONAIS NO PROJETO PEDAGÀ³GICO INSTITUCIONAL (PPI) DA FACULDADE EVANGÀ©LICA DE GOIANÀ©SIA

Authors

  • Marcos Antà´nio de Carvalho Rosa
  • Myriam Christina Alves Rodrigues
  • Roberto Fernandes de Melo
  • Aquila Raimundo Pinheiro Lima
  • Wesley de Freitas
  • Luana Bispo de Assis

Abstract

INTRODUÇÃO
O PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL � UM DOCUMENTO DE FUNDAMENTAL IMPORT�NCIA PARA A INSTITUI��O DE ENSINO SUPERIOR, POIS APRESENTA OS PROPÓSITOS PRÓPRIOS OBEDECENDO AS QUEST�ES PROPOSTAS NOS PRINC�PIOS ESTATUT�RIOS EM QUESTÃO.
A IMPLEMENTA��O E CONSOLIDA��O DE UMA INSTITUI��O DE ENSINO SUPERIOR PERPASSA A CONSOLIDA��O DE UM PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL QUE POSSA NORTEAR A��ES ENQUANTO INSTRUMENTO POL�TICO, TEÓRICO E METODOLÓGICO, APONTANDO O RUMO DOS PROGRAMAS, PROJETOS E A��ES. � AINDA TAREFA DO PPI A REFLEX�O SOBRE A FUN��O SOCIAL DA IES E SUA ATUA��O NA SOCIEDADE, CAPACIDADE DE DI�LOGO E ARTICULA��O COM A COMUNIDADE EXTERNA EM GERAL.
PARA TANTO O INEP TEM APRESENTADO NOVOS DESAFIOS �S IES PARA SUA CONSOLIDA��O PERMAN�NCIA NO CEN�RIO BRASILEIRO RELACIONADAS � INSER��O DE POL�TICAS INSTITUCIONAIS QUE VISEM GARANTIR DIREITOS HUMANOS, INCLUS�O E ACESSIBILIDADE.
QUAL O N�VEL DE INSER��O DAS POL�TICAS INSTITUCIONAIS NOS DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR? ESSA PRESEN�A E EFETIVA��O � QUE GARANTE A CONSOLIDA��O DESSAS POL�TICAS? ESSA � A PROBLEMÁTICA EM QUESTÃO.
O RECORTE TEMPORAL � O SEMESTRE DE 2017/1 QUANDO OS DOCUMENTOS FORAM REFORMADOS, EXIG�NCIA COTIDIANA PARA ADAPTA��ES E INSER��ES DE NOVAS TEM�TICAS, A��ES E REFLEX�ES ORIUNDAS DA TRAJETÓRIA E CAMINHOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL. O ARTIGO SE JUSTIFICA PELA RELEV�NCIA DA DISCUSS�O SOBRE AS POL�TICAS DE INCLUS�O, DIREITOS HUMANOS E ACESSIBILIDADE SEREM TRABALHADAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR, E PARA TANTO, SUA INSER��O NOS DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS.
O OBJETIVO GERAL SE CONSTITUI NA IDENTIFICA��O DAS POL�TICAS INSTITUCIONAIS NO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL DA FACULDADE EVANGÉLICA DE GOIAN�SIA, TENDO COMO OBJETIVOS ESPEC�FICOS APONTAR QUAIS POL�TICAS SÃO INDICADAS E REFLETIR SOBRE A CONSTRU��O DESSES CONTEXTOS NA IES. O TEXTO SE CONSTITUI NUMA PERSPECTIVA QUE REFLETE A PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL, TRAZENDO CONCEITOS COMO CIRCULA��O DE SENTIDOS, MEDIA��O INTENCIONAL E DESENVOLVIMENTO HUMANO COMO NORTEADORES DAS TRANSFORMA��ES INSTITUCIONAIS QUE GERAM MODIFICA��ES NA SOCIEDADE E NOS SUJEITOS.
MATERIAL E M�TODOS
PESQUISA CIENTÍFICA PADR�O UTILIZANDO M�TODO DOCUMENTAL, TENDO COMO DOCUMENTO O PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL DA FACULDADE EVANGÉLICA DE GOIAN�SIA, ANALISANDO OS DADOS ENCONTRADOS � LUZ DA LITERATURA VIGENTE RELACIONADA AO TEMA. PARTE-SE DE UMA EPISTEMOLOGIA QUALITATIVA ONDE OS ELEMENTOS APONTADOS NO PPI PASSAM POR ANÁLISE SEGUINDO OS NORTES DA POLÍTICA PÚBLICA ESTABELECIDA E FAZENDO REFLEX�O TEÓRICO-METODOLÓGICA AMPARADA NA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL.
RESULTADOS E DISCUSS�ƑO
A FACULDADE EVANGÉLICA DE GOIAN�SIA APRESENTA EM SUA ESTRUTURA DE O N�CLEO DE ACESSIBILIDADE E POL�TICAS INSTITUCIONAIS - NAPI, ADMINISTRADO POR UMA ASSESSORIA, TENDO COMO META CRIAR E EXPANDIR PROGRAMAS RELACIONADOS �S TEM�TICAS QUE ENVOLVAM ACESSIBILIDADE PLENA E INCLUS�O.
AS POL�TICAS INSTITUCIONAIS TEM COMO FOCO ATENDER A MISS�O INSTITUCIONAL DA FACEG PROMOVENDO A ADEQUA��O E CRIA��O DE A��ES QUE CONTEMPLEM O ALCANCE E SUCESSO DE SEU PROJETO PEDAGÓGICO NO QUE TANGE AOS CRIT�RIOS ELENCADOS PARA PROMO��O DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM.
ENTRE AS ATRIBUI��ES DO NAPI EST�O O ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DAS TAREFAS DE GESTÃO ACAD�MICA EM CONSON�NCIA COM A IDENTIDADE INSTITUCIONAL INSERINDO E GARANTINDO A VALORIZA��O DA DIVERSIDADE DA COMUNIDADE ACAD�MICA E SUA REALIDADE SOCIOCULTURAL, NECESSIDADES ESPECIAIS E PROCESSOS DE INCLUS�O ESCOLAR.
AS POL�TICAS INSTITUCIONAIS DA FACEG PRESENTES NO PPI APONTAM PARA A PROTE��O DOS DIREITOS DA PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, A INSER��O DA EDUCAÇÃO DAS RELA��ES �TNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, AFRICANA E IND�GENA, A CONSTRU��O DE SABERES E PR�TICAS RELACIONADAS �S POL�TICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO NACIONAL SUSTENT�VEL, A PROMO��O DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, O RESPEITO A DIVERSIDADE DE G�NERO, A COMBATE � VIOL�NCIA CONTRA MULHER, A POLÍTICA DO INGRESSO, A POLÍTICA DE EGRESSOS E AS POL�TICAS DE INCENTIVO CULTURAL.
AS POL�TICAS SÃO COMPOSTAS TAMB�M POR QUEST�ES DE ACESSIBILIDADE PLENA, COMPOSTAS POR IMPLANTA��O DE UM ACERVO VIRTUAL, ACESSO E CONSULTA A OUTROS ACERVOS, PROMO��O DA COMUNICA��O DIGITAL, ADAPTA��O DAS QUEST�ES ARQUITET�NICAS, F�SICAS E ATITUDINAIS, INCENTIVANDO A CONSOLIDA��O DE UM AMBIENTE RESPEITOSO, CRIATIVO E QUE VALORIZE A DIVERSIDADE.
ASSIM, O PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL DA FACULDADE EVANGÉLICA DE GOIAN�SIA COMTEMPLA AS POL�TICAS INSTITUCIONAIS EXIGIDAS PELO INEP/MEC ATENDENDO AS EXIG�NCIAS DE UMA NOVA CONJUNTURA GLOBALIZADA E ABRANGENTE, APONTANDO SUA CONTRIBUI��O O DESENVOLVIMENTO SOCIAL E INCLUS�O POR MEIO DA EDUCAÇÃO. SEGUNDO GOERGEN (2000) A SOCIEDADE RECEBE AS A��ES COMO COMPROMISSO DA INSTITUI��O, POR MEIO DE SUA IDENTIDADE
INSTITUCIONAL, EXPLICITANDO SUA LINHA FILOSÓFICO-PEDAGÓGICA, FUNDAMENTANDO SUAS PROPOSTAS EM SUA ORGANICIDADE. J� LIMA APONTA QUE:
�€ŒCONSTITUI-SE NUMA IDENTIDADE INSTITUCIONAL DELINEANDO O FAZER CIENT�FICO E O PROJETO POL�TICO PEDAGÓGICO.�€ (LIMA, 2005).
A CONSOLIDA��O DAS POL�TICAS INSTITUCIONAIS DE INCLUS�O, DIREITOS HUMANOS E ACESSIBILIDADE PASSAM A COMPOR A��ES QUE DESENHAR�O A INSER��O DE NOVAS CAMADAS SOCIAIS NO ENSINO SUPERIOR, TENDO COMO REFLEXO IMPACTOS NO MUNDO DO TRABALHO E ARTICULA��O ENTRE EDUCAÇÃO E TRABALHO. SEGUNDO SIMONIATTO (1998):
�€ŒAO CAPACITAR PESSOAS PARA EXERCEREM CARGOS E FUN��ES EM UMA ORGANIZAÇÃO, AL�M DE OBTER VANTAGEM COMPETITIVA, A IES ESTÁ COLABORANDO PARA O DESENVOLVIMENTO ECON�MICO DA REGI�O ONDE ESTÁ INSERIDA. ESSA ASSEGURAMENTE � A MAIOR MISS�O DAS IES NO BRASIL.�€ (SIMIONATTO, 1998).
ASSIM, O PPI TEM RELEV�NCIA PARA CONSTRU��O E CONSOLIDA��O DA MISS�O INSTITUCIONAL E DEFININDO AS DIMENS�ES, CONDI��ES E VALORES A SEREM COLOCADOS. PODE-SE PERCEBER A QUE FACULDADE EVANGÉLICA DE GOIAN�SIA VALORIZA AS POL�TICAS DE INCLUS�O, DIREITOS HUMANOS E ACESSIBILIDADE, EM CONFORMIDADE COM AS EXIG�NCIAS DO INEP/MEC E EM CONCORD�NCIA COM AS ASPIRA��ES DA COMUNIDADE LOCAL E REGIONAL, VISTO QUE A INSTITUI��O ATENDE NÃO SÓ A POPULA��O DE GOIAN�SIA, MAS TAMB�M DE DEZENAS DE MUNIC�PIOS VIZINHOS.
PARA BUARQUE (2003) O PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL - PPI DEFINIR� EM SUA DIMENS�O METODOLÓGICA ESTRAT�GIAS PLANEJADAS DE FORMA A INTEGRAR O ENSINO, PESQUISA E EXTENS�O � GESTÃO ADMINISTRATIVA, ASSEGURANDO DESTA MANEIRA CONDI��ES NECESS�RIA � CONSECU��O DA MISS�O, DOS PRINC�PIOS, DAS POL�TICAS, DAS METAS INSTITUCIONAIS E, CONSEQUENTEMENTE, O CUMPRIMENTO DO COMPROMISSO SOCIAL, QUE � A "PRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E DIFUS�O DO CONHECIMENTO
CONCLUSဢES
PODE-SE CONCLUIR QUE A FACULDADE EVANGÉLICA DE GOIAN�SIA ATENDENDO A SUA MISS�O INSTITUCIONAL, BEM COMO AOS PRINC�PIOS QUE NORTEAM SEU TRABALHO E EM CONCORD�NCIA COM AS EXIG�NCIAS DO INEP/MEC PARA IMPLANTA��O E FUNCIONAMENTO DE CURSOS SUPERIORES NO PA�S, POSSUI E ATUA DE FORMA EFETIVA PARA CONSOLIDA��O DAS POL�TICAS INSTITUCIONAIS DE DIREITOS HUMANOS, INCLUS�O E ACESSIBILIDADE, ESTANDO ESTAS PRESENTES DE FORMA INCISIVA E DESTACADA EM SEU PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL.
ESTAS A��ES EST�O CONSOLIDADAS EM UM N�CLEO ESPEC�FICO DENOMINADO N�CLEO DE ACESSIBILIDADE E POL�TICAS INSTITUCIONAIS, RESPONS�VEL POR CRIAR, IMPLANTAR E GERIR AS POL�TICAS EM N�VEL LOCAL. A CONSOLIDA��O DESSAS A��ES AL�M DO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL � TAREFA DE TODA A COMUNIDADE ACAD�MICA, QUE TEM POR DESAFIO A CONSTRU��O DE UMA INSTITUI��O DE ENSINO SUPERIOR CADA VEZ MAIS COMPROMETIDA COM A��ES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENS�O QUE POSSAM CONTRIBUIR PARA CONSTRU��O DO CONHECIMENTO.

Published

2018-07-25