QUALIDADE DO ÁLCOOL HIDRATADO (ETANOL) EM GOIANÉSIA-GO
Keywords:
Combustível, Regulamentação, ConsumidorAbstract
EM ALGUM MOMENTO DE NOSSAS VIDAS J� NOS QUESTIONAMOS SOBRE A FALTA DE QUALIDADE DO COMBUST�VEL QUE ABASTECEMOS NOSSOS VE�CULOS, SEJA ELA CAUSADA POR ADULTERA��O DO PRODUTO OU PELO COM�RCIO ILEGAL. O LUCRO DO COMERCIANTE PELA ADULTERA��O TRAZ CONSIGO V�RIOS PREJU�ZOS AO AUTOMÓVEL DO CONSUMIDOR, DENTRE ELES: ENTUPIMENTO DOS BICOS DA INJE��O E DO CARBURADOR, O AUMENTO DA CARBONIZA��O DAS VELAS E V�LVULAS E A FORMA��O DE BORRO NO ÓLEO LUBRIFICANTE. A AG�NCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, G�S NATURAL E BIOCOMBUST�VEIS (ANP) � O ÓRG�O RESPONS�VEL POR ESTABELECER OS CRIT�RIOS DE QUALIDADE DO PRODUTO. O �LCOOL HIDRATADO COMERCIALIZADO COMO ETANOL DEVE ESTAR L�MPIDO E ISENTO DE IMPUREZAS, NO ENTANTO A SUA QUALIDADE DEPENDE DE MUITOS OUTROS FATORES INVIS�VEIS AO CONSUMIDOR. O ACR�SCIMO DE SOLVENTES, POR SER MAIS BARATO DO QUE O �LCOOL, � COMUMENTE UTILIZADO NO INTUITO DE SE OBTER MAIORES GANHOS COM O COMBUST�VEL. ATRAV�S DO EXPOSTO, COLETAMOS UMA AMOSTRA DE 1 LITRO DE ETANOL NOS 13 POSTOS DE COMBUST�VEIS DA CIDADE DE GOIAN�SIA-GO, ORIUNDOS DE 7 DISTRIBUIDORES CADASTRADOS E 1 NÃO IDENTIFICADO. COM BASE NAS PROPRIEDADES DESCRITAS PELA ANP, UTILIZAMOS UM ARTEFATO DE DESTILA��O QUE SEPARA A MISTURA AOS 80�ºC NO INTUITO DE SEPARARMOS A FRA��O EM MASSA DO �LCOOL PURO EXISTENTE NA MASSA TOTAL DA MISTURA DITADAS PELO INSTITUTO NACIONAL DE PESOS E MEDIDAS (INPM). ANALISANDO OS RESULTADOS FOI POSS�VEL NOTAR QUE APENAS 1 DOS ESTABELECIMENTOS COMERCIALIZA O ETANOL ABAIXO DAS NORMAS ESTIPULADAS PELA ANP. DENTRE TODOS OS ESTABELECIMENTOS AMOSTRADOS 61% (8) VENDEM UM ETANOL CARACTERIZADO COMO �€ŒPREMIUM�€ SEM ACR�SCIMO DE VALORES, APRESENTANDO VALORES DE INPM ENTRE 97,1�º A 98,6�º. FATO QUE NOS CAUSOU CERTO INC�MODO FOI DE NÃO ENCONTRARMOS O NOME DO DISTRIBUIDOR VIS�VEL AO CONSUMIDOR EM UMA DAS BOMBAS DE COMBUST�VEL AMOSTRADAS, O QUE � GARANTIDO POR LEI COMO UM DIREITO DO CONSUMIDOR. OUTRO FATOR QUE NOS CHAMOU ATEN��O FOI A PEQUENA OSCILA��O NO PRE�O DO LITRO DE ETANOL COM UMA DIFEREN�A M�XIMA DE R$0,02 CENTAVOS ENTRE OS POSTOS DE COMBUST�VEIS AMOSTRADOS, CONTUDO ASSUMIR ESSA PEQUENA MARGEM DE PRE�OS COMO IND�CIO DE CARTEL, SEM CONSIDERAR OUTROS ELEMENTOS NA DIN�MICA DE COMPETI��O DE REVENDA PODE SER UM EQU�VOCO. APESAR DO RECEIO DOS CONSUMIDORES EM RELAÇÃO AO COMBUST�VEL QUE ESTÁ COMPRANDO, NO GERAL OS ESTABELECIMENTOS DESTA CIDADE VENDEM UM PRODUTO DE QUALIDADE. O QUE NOS LEVA A CONCLUIR QUE O ETANOL COMERCIALIZADO NA REGI�O � DE BOA QUALIDADE.