COMPARATIVO DOS MOTORES GE J85 E GE F414 UTILIZADOS NA AVIA��O DE CA�A NO BRASIL.

Authors

  • Jeane Silveira de Oliveira Faculdade Evangà©lica de Goianà©sia

Keywords:

motor, Gripen, Aviação, caça

Abstract

EM 2014 A FOR�A A�REA BRASILEIRA FECHOU UM ACORDO DE COMPRA DE TRINTA E SEIS CA�AS DO MODELO F-39 GRIPEN COM A EMPRESA SUECA SAAB. OS NOVOS CA�AS V�O SUBSTITUIR AS AERONAVES NORTHROP F-5E TIGER, QUE PASSARAM POR UM PROCESSO DE MODERNIZA��O NOS �LTIMOS ANOS. AS NOVAS AERONAVES SER�O RECEBIDAS NA ALA 2 EM ANÁPOLIS-GOI�S, ANTIGA BASE A�REA DE ANÁPOLIS, A QUAL VEM PASSANDO POR REFORMAS PARA RECEBER AS NOVAS AERONAVES.  TANTO O MOTOR DO F-39 GRIPEN COMO O MOTOR DO NORTHROP F-5E TIGER SÃO PRODUZIDOS PELA EMPRESA AMERICANA GE AVIATION. O NORTHROP F-5E TIGER � EQUIPADO COM DOIS MOTORES DO MODELO J85-GE-21. DE ACORDO COM O SITE DA GE AVIATION, POR MUITOS ANOS  O J85 FOI TURBOJATO COM A MAIS ALTA RELAÇÃO PESO/EMPUXO EM SUA CLASSE. O MOTOR J85 � UM PROJETO DE 1954, PORÉM A GE ESTIMA QUE O MESMO SEJA USADO AT� 2040 EM AERONAVES MILITARES AMERICANAS. O MODELO J85 TEM 45 POLEGADAS DE COMPRIMENTO E 18 POLEGADAS DE ALTURA, FOI PROJETADO PARA PRODUZIR 13 KN DE EMPUXO SEM PÓS-COMBUST�O E 22 KN COM PÓS COMBUST�O (J85-GE-21), COM UMA PROPOR��O DE EMPUXO PARA PESO DE OITO PARA UM. O F-39 GRIPEN � EQUIPADO COM O MOTOR F414-GE-39E, MAIS MODERNO E COM MELHOR RENDIMENTO QUE O J85. OS MOTORES F414 COME�ARAM A SER PRODUZIDOS EM 1998 E O F414-GE-39E � UMA VARIA��O DO MODELO F414-GE-400. O F414-GE-39E POSSUI 154 POLEGADAS DE COMPRIMENTO E 35 POLEGADAS DE DI�METRO M�XIMO, UMA PROPOR��O DE EMPUXO PARA PESO DE NOVE PARA UM E PRODUZ 98 KN DE EMPUXO. O MOTOR F414-GE-39E POSSUI UMA POT�NCIA QUATRO VEZES MAIOR QUE O J85 ATUALMENTE UTILIZADOS NOS CA�AS NORTHROP F-5. OS CA�AS F-5 ATUALMENTE USADOS PELA FOR�A A�REA BRASILEIRA ATINGEM UMA VELOCIDADE DE APROXIMADAMENTE 1,4 VEZ A VELOCIDADE DO SOM (MACH 1,4) USANDO PÓS COMBUSTORES , ENQUANTO AS NOVAS AERONAVES F-39 GRIPEN PODEM ATINGIR O DOBRO DA VELOCIDADE DO SOM (MACH 2) FAZENDO UM MELHOR USO DA PÓS COMBUST�O, O QUE GARANTE MAIOR AUTONOMIA. O F-39 GRIPEN � CAPAZ DE ATINGIR UMA VELOCIDADE DE 1,2 VEZ A VELOCIDADE DO SOM (MACH 1,2) SEM O ACIONAMENTO DOS PÓS COMBUSTORES. AL�M DAS VANTAGENS CITADAS ACIMA, A SUBSTITUI��O DAS AERONAVES ANTIGAS POR NOVOS CA�AS GARANTIR� MAIOR PODER B�LICO, MAIOR RAIO DE A��O E MAIS SEGURANÇA PARA OS PILOTOS DA FOR�A A�REA BRASILEIRA.

Published

2020-10-26