EXPERI�NCIAS DE CONVIV�NCIA COM IDOSAS PARTICIPANTES DO PROJETO INTERDISCIPLINAR DE EXTENS�O FACULDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE E O IMPACTO NA FORMA��O DOS ESTUDANTES DE DIREITO PARTICIPANTES
Keywords:
Extensão Universitária, Idoso, Monitoria Acadêmica, Formação do EstudanteAbstract
ATUALMENTE, H� UMA GRANDE NECESSIDADE DE SE INSERIR IDOSOS NO ESPA�O ACAD�MICO, POIS EXISTE UMA GRANDE BARREIRA IMPOSTA PELAS PESSOAS MAIS JOVENS QUE NÃO COMPREENDEM A NECESSIDADE DE CONVIV�NCIA COM ESSE GRUPO POPULACIONAL. NESSE SENTIDO, IMP�E-SE A NECESSIDADE DE INTERVEN��ES PSICOSSOCIAIS COM GRUPOS, QUE SÃO UMA FERRAMENTA IMPORTANTE PARA O CUIDADO � POPULA��O IDOSA E SE MOSTRAM CAPAZES DE AUXILIAR NO ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS DO ENVELHECIMENTO E NA DESCOBERTA DE SUAS POTENCIALIDADES (RABELO; NERI, 2013). NO ESPA�O ACAD�MICO, UM DOS PILARES DA EDUCAÇÃO, QUE OPORTUNIZA TAIS INTERVEN��ES COM GRUPOS, � A EXTENS�O. POR ISSO, OS PROJETOS DE EXTENS�O UNIVERSIT�RIA BUSCAM OFERECER AOS ESTUDANTES CAMPO PARA EXPERIMENTA��O, COMPREENS�O, PARTICIPA��O E EXERC�CIO DE A��ES QUE SEJAM COMPAT�VEIS COM SEU MOMENTO DE FORMA��O, POSSIBILITANDO, DESTA FORMA, O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES E COMPET�NCIAS REQUERIDAS PARA ATUA��O NA �REA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, 2015). A FACULDADE EVANGÉLICA DE GOIAN�SIA (FACEG) DESENVOLVE, DESDE AGOSTO DE 2017, O PROJETO INTERDISCIPLINAR DE EXTENS�O �€ŒFACULDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE�€ (FATI), NO QUAL UM GRUPO DE SENHORAS PARTICIPAM TODAS AS QUINTAS FEIRAS. TAL PROJETO PROPORCIONA A ELAS UM AMBIENTE RECEPTIVO, EM QUE PARTICIPAM DE ATIVIDADES SOCIAIS, REALIZAM ESTUDOS E DEBATES COM COLEGAS E PROFESSORES, DENTRE OUTRAS ATIVIDADES, OPORTUNIZANDO INTEGRAR-SE SOCIALMENTE E VALORIZANDO O POTENCIAL QUE POSSUI COMO CIDAD�O. NO QUE DIZ RESPEITO � ATEN��O AOS IDOSOS, BUSCAMOS DESENVOLVER UMA RELAÇÃO EM QUE POSSAMOS CONTRIBUIR EM QUEST�ES JUR�DICAS, ESPECIALMENTE EM RELAÇÃO AO PROCESSO DE NEGA��O DE DIREITOS E DE VULNERABILIDADE SOCIAL. UM RESULTADO POSITIVO QUE PARECEU, EM GRANDE PARTE, SER PRODUTO DAS INTERVEN��ES GRUPAIS FOI O DESENVOLVIMENTO DAS VIV�NCIAS AFETIVAS, DADO QUE NÃO PERCEB�AMOS ANTERIORMENTE. NO IN�CIO DA INTERVEN��O, ERA OBSERVADO QUE AS IDOSAS CONVERSAVAM POUCO ENTRE SI OU APENAS COM AS PESSOAS QUE J� CONHECIAM. AO LONGO DO TEMPO, PERCEBEMOS QUE, EM GRUPO, AS IDOSAS SE COMUNICAVAM COM MAIS CLAREZA E PROCURAVAM SE AJUDAR. AS ATIVIDADES REALIZADAS NO PROJETO CONTRIBU�RAM PARA A CONSTRU��O DE NOVAS RELA��ES INTERPESSOAIS, CRIARAM O RELACIONAMENTO E A COMUNICA��O ENTRE OS PARTICIPANTES. AL�M DISSO, AS IDOSAS FORAM ENCORAJADAS A ROMPER BARREIRAS RELACIONADAS � AUTOESTIMA, MOTIVA��O E AUTOCONHECIMENTO, E TAMB�M ESTIMULADAS A DESENVOLVER A POTENCIALIDADE DE SUAS FUN��ES COGNITIVAS. O PROJETO DE EXTENS�O AQUI APRESENTADO CONSTITUIU UMA OPORTUNIDADE INIGUAL�VEL DE ESTREITAR O RELACIONAMENTO ENTRE A FACULDADE E A SOCIEDADE, NA MEDIDA EM QUE ESTE SE APRESENTOU COMO UMA VIA DE M�O DUPLA NA QUAL A COMUNIDADE ACAD�MICA TEVE A OPORTUNIDADE DE APLICAR SEUS CONHECIMENTOS EM BENEF�CIO DA SOCIEDADE, POSSIBILITANDO A GERA��O DE NOVOS APRENDIZADOS. TRABALHAR COM IDOSOS � UMA EXPERI�NCIA �MPAR. PODEMOS DIZER, INCLUSIVE, QUE CRIAMOS UM AMOR POR CADA UMA DELAS, PELAS HISTÓRIAS DE VIDAS E POR QUEM SÃO.