DEMANDAS E VAGAS DE ESTACIONAMENTO DA FA CULDADE EVANGÉLICA DE GOIANÉSIA

Authors

  • Neliana Rezende Peixoto Ribeiro Carmo
  • Adelmo Martins Rodrigues
  • Dà©borah de Sousa Pereira
  • Pedro Henrique Freitas Guimarães
  • Ana Luiza Josà© Venâncio
  • Bruno Ismael Oliveira Cardoso Maia
  • Cleber Jean Lacerda

Keywords:

Mobilidade Urbana, Sinalização, Trânsito

Abstract

DADOS DO IBGE ESTIMAM QUE A CIDADE DE GOIAN�SIA - GO TENHA ATINGIDO 67,5 MIL HABITANTES EM 2017 E DE ACORDO COM O DEPARTAMENTO NACIONAL DE TR�NSITO, H� CERCA DE 34 MIL VE�CULOS EM CIRCULA��O NESTA REGI�O. GRANDE PARTE DOS UNIVERSIT�RIOS UTILIZAM CARROS E MOTOS COMO TRANSPORTE. A FACULDADE EVANGÉLICA DE GOIAN�SIA ESTÁ EM FRANCO DESENVOLVIMENTO, COM APROVA��O DE NOVOS CURSOS QUE IMPLICAR� O AUMENTO DE ALUNOS E CONSEQUENTEMENTE MAIOR FLUXO DE VE�CULOS EM SUAS INSTALA��ES. ATUALMENTE A FACEG CEDE PARQUE DE ESTACIONAMENTO QUE NÃO ATEND ENDO TODA A DEMANDA, OBRIGA AO ESTACIONAMENTO NA VIA PÚBLICA. ESTES FATOS AFETAM DIRETAMENTE A MOBILIDADE URBANA DOS LOCAIS PRÓXIMOS A ESTES ESTACIONAMENTOS, FAZENDO COM QUE O FLUXO DE VEICULOS AUMENTE NESTAS REGI�ES. DESSA FORMA, OBJETIVOU - SE RECONHECER S E A �REA DE ESTACIONAMENTO DESTINADA AOS CARROS PARTICULARES ATENDE � DEMANDA ATUAL E A ESPERADA PARA UM HORIZONTE DE QUATRO ANOS. ATRAV�S DE UMA AMOSTRAGEM RANDOMIZADA FORAM ENTREVISTADOS 154 ALUNOS DOS DIFERENTES CURSOS, � CONVENIENTE RELATAR QUE OS ESTU DANTES QUE UTILIZAM �NIBUS/VANS FORAM ENQUADRADOS EM UM GRUPO QUE UTILIZAM EXCLUSIVAMENTE VIAS P�BLICAS COMO FORMA DE ESTACIONAMENTO. AL�M DISSO, FORAM DESCONSIDERADOS OS FUNCION�RIOS DA INSTITUI��O, POIS EMBORA NÃO SINALIZADO, POSSUEM ESTACIONAMENTO PRIVA TIVO. OBSERVOU - SE QUE: 61% DOS ACAD�MICOS TEM CARRO COMO MEIO DE TRANSPORTE REGULAR; 36% MOTO E 3% OUTROS MEIOS (CARONA, BICICLETA, A P�, ETC.). DESTES, 86% RELATARAM ESTACIONAREM SEMPRE DENTRO DA INSTITUI��O, 14% UTILIZAM AS VIAS P�BLICAS, SENDO 87% O FAZ EM POR FALTA DE ESPA�O, AO MESMO TEMPO 13% O FAZEM POR OP��O. QUANDO QUESTIONADOS SOBRE O APOIO � MELHORIA DO ESTACIONAMENTO, 83,7% AFIRMARAM QUE A MELHOR FORMA SERIA A AUMENTAR O ESPA�O INTERNO, 5,2% OPTARAM PELO ROD�ZIO DE PLACAS, 11,1% APONTARAM OUTROS M�TODOS QUE TAMB�M PODERIAM SER UTILIZADOS. AS MELHORIAS PROPOSTAS FORAM, AL�M DA AMPLIA��O: A PAVIMENTA��O ALEGANDO QUE A POEIRA E A BRITA SÃO ESCORREGADIAS E PODEM CAUSAR ACIDENTES; A SINALIZA��O E MELHORIA DA ILUMINA��O, A PINTURA DE FAIXAS DESTINADAS A PEDESTRES, A COLOCA��O DE PLACAS INDICANDO O LIMITE DE VELOCIDADE E A DELIMITA��O DAS VAGAS ALEGANDO QUE OS CARROS FICAM MAL ESTACIONADOS E A CRIA��O DE PORT�ES ESPEC�FICOS PARA ENTRADA E SA�DA, MELHORANDO ASSIM O FLUXO DOS VE�CULOS. OS PROBLEMAS DE MOBIL IDADE URBANA EST�O PRESENTES EM TODO PA�S, SENDO CADA VEZ MAIS OP��O POLÍTICA NO PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES O EST�MULO AO USO DO TRANSPORTE P�BLICO.

Published

2018-07-27