CURRÀCULO OCULTO: O PANO DE FUNDO QUE PERPASSA A FORMAÇO MÉDICA
Keywords:
Ensino Superior, Formação Continuada, Capacitação de Recursos Humanos em SaúdeAbstract
O DEBATE SOBRE CURR� CULO OCULTO (CO) � VISTO EM INCONT�VEIS ENCONTROS EDUCACIONAIS, ONDE EXISTE A PREOCUPA��O COM A ESTRUTURA��O M�DICA DOS NOVOS FORMANDOS. MESMO COM AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS � POSS�VEL NOTAR FALHAS NA FORMA��O M�DICA, COMO FALTA DE EMPATIA E M� R ELA��O M�DICO - PACIENTE (RMP), TENDO COMO CONSEQU�NCIA O CO. ELE � UM CONJUNTO DE INFLU�NCIAS E ATITUDES IMPL�CITAS NÃO PROGRAMADAS NO CURR�CULO FORMAL, QUE ABARCAM AS DIMENS�ES CULTURAIS, RITUAIS E PROFISSIONAIS NA FORMA��O DO ALUNO, COMO: TROTES, LIGAS AC AD�MICAS, ATL�TICAS, INICIA��O CIENTÍFICA, EXTENS�O UNIVERSIT�RIA, ETC. SEUS EFEITOS TRANSMITEM IDEOLOGIAS E CONCEP��ES IMPOSTAS POR GRUPOS DOMINANTES QUE SE BASEIAM EM CULTURAS DESIGUAIS E PRECONCEITUOSAS TAIS AS RACIAIS, SOCIAIS E DE G�NERO. ATRAV�S DO E XPOSTO ANALISAMOS A PRESEN�A DO CO NA EDUCAÇÃO M�DIA E FAZEMOS UMA REFLEX�O ACERCA DE SUA INFLUÊNCIA. REALIZAMOS UM LEVANTAMENTO DE DADOS, UTILIZANDO AS PLATAFORMAS: SCIELO, LILACS E MEDLINE, COM OS DESCRITORES: CURR�CULO OCULTO E EDUCAÇÃO M�DICA. COMO CRI T�RIOS DE ELEGIBILIDADE SELECIONAMOS AS PUBLICA��ES ENTRE 2012 E 2017, QUE ABORDASSEM ESTUDOS DE COMPARA��O E DISCUSS�O DO CO NA FORMA��O M�DICA. FORAM SELECIONADOS 10 ARTIGOS QUE POSSIBILITARAM UMA ANÁLISE DO IMPACTO DO CO NA GRADUAÇÃO E UMA MELHOR COMPRE ENS�O DA EVOLU��O QUE PROPICIOU O ATUAL CEN�RIO EDUCACIONAL E PROFISSIONAL EM NOSSO PA�S. ATRAV�S DE UMA ANÁLISE MINUCIOSA FOMOS CAPAZES DE OBSERVAR QUE O CO CONTRIBUI SIGNIFICATIVAMENTE PARA FORMA��O SUBJETIVA, ASSEGURANDO IDEOLOGIAS ESTIPULADAS POR ORGAN IZA��ES PRÓPRIAS. AL�M DISSO, A IDENTIDADE M�DICA, QUE � FORMADA EM DECORR�NCIA DA SOCIALIZAÇÃO NA FACULDADE, � PRIMORDIAL PARA A CONSTRU��O DE UMA BOA RMP. A UNIVERSIDADE NÃO SÓ POSSUI A FUN��O DE TRANSMITIR CONHECIMENTO, COMO TAMB�M TEM PAPEL FUNDAMENTAL NA CONSTRU��O IDEOLÓGICA, CR�TICA E SOCIAL DO FUTURO PROFISSIONAL. PONDO EM DISCUSS�O A ALIENA��O DO ACAD�MICO ACERCA DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR, DAS ESTRUTURAS ANTIDEMOCR�TICAS, DAS MANIFESTA��ES OPRESSIVAS E DO SEU PAPEL PROFISSIONAL. OBSERVA - SE QUE O CO � O COMPLEMENTO DOS ESTUDANTES NO QUE DIZ RESPEITO �S SUAS NECESSIDADES NA PR�TICA CL�NICA, POIS COM O SEU AUX�LIO O ACAD�MICO CONSEGUE ARTICULAR TEORIAS E PR�TICAS, NÃO PERMITINDO QUE A NATUREZA INCONSCIENTE DE SUAS EXPERI�NCIAS PR�VIAS DOMINE O COTID IANO ESCOLAR REALIZANDO UM EXERC�CIO DE TROCA DE CONHECIMENTOS E DE REALIDADES DE VIDA E NÃO MAIS UMA REPRODU��O PARCIAL DO SISTEMA DOMINANTE.Published
2018-07-27
Issue
Section
Ciencias Biológicas