A EXPERI�NCIA DO PROJETO INTERDISCIPLINAR DE EXTENSÃO FACULDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE

Authors

  • Selma Maria Dias Mota
  • Luana Bispo de Assis
  • Hà©lio Tavares Calheiros
  • Bárbara Luiza Ribeiro Rodrigues

Keywords:

Formação jurídica, Idoso, Extensão Universitária

Abstract

NO BRASIL, ENTRE OS ANOS DE 1950 E 2025, TEM-SE A EXPECTATIVA DE CRESCIMENTO DA POPULA��O EM TORNO DE 5 (CINCO) VEZES, OU SEJA, A POPULA��O BRASILEIRA QUINTUPLICAR�. NESSE MESMO PER�ODO, A POPULA��O IDOSA CRESCER� NÃO CINCO, MAS 15 (QUINZE) VEZES, EVIDENCIANDO UM PROCESSO DE ENVELHECIMENTO DA POPULA��O BRASILEIRA, ALTERANDO, INCLUSIVE, SUA ESTRUTURA PIRAMIDAL ET�RIA (KALACHE; VERAS; RAMOS, 1987; NERI, 2007). NESSE SENTIDO, O PERFIL SOCIAL DO IDOSO DE HOJE, ACOMPANHADO DE MUDAN�AS NA SAÚDE E DE ASPECTOS PSICOLÓGICOS, DEMANDAM ESTRAT�GIAS E ESTRUTURAS NA ATEN��O E CUIDADO DESTES. O QUE � TOTALMENTE DIFERENTE DO DAQUELE DO SÉCULO PASSADO, NO QUAL, DE ACORDO COM O CÓDIGO CIVIL DE 1916, O IDOSO ERA ENCARADO COMO UM INSANO. PARA O NOVO CONCEITO DE ENVELHECIMENTO, QUE PASSA A FAZER PARTE NATURAL DO CICLO DA VIDA, E NÃO UM PROBLEMA, O ESTADO TEM FUN��O PRIMORDIAL DE APOIO E RESPEITO QUE DEVER� SER DADO � TERCEIRA IDADE, DE MODO QUE OS IDOSOS CONSIGAM VIVER DE FORMA SAUD�VEL, COM AUTONOMIA E DIGNIDADE. ASSIM, IMP�E-SE NOVAS A��ES PARA A PERCEP��O ADEQUADA DO IDOSO, COMO O PROJETO INTERDISCIPLINAR DE EXTENS�O FACULDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE, DESENVOLVIDO PELA FACULDADE EVANGÉLICA DE GOIAN�SIA, DESDE AGOSTO DE 2017. TAL PROJETO DA FACULDADE SE PROP�E ACONTRIBUIR COM A TERCEIRA IDADE NESTA TRANSFORMA��O, POIS OS TEMPOS MUDAM, A SOCIEDADE MUDA, OS VALORES MUDAM E O DIREITO DEVE ACOMPANHAR ESSAS TRANSFORMA��ES. NESSE PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO PROJETO, AO PERMITIR INTERAGIR COM DIFERENTES INFORMA��ES, PESSOAS E GRUPOS, E SOCIALIZAR SEUS CONHECIMENTOS E SUAS PRÓPRIAS HISTORIAS DE VIDA, AUMENTANDO SUA AUTO-ESTIMA E AUTO-REALIZA��O. FOI NESSE CONTEXTO QUE O PROJETO FORA DESENVOLVIDO. TAL PROJETO DESENVOLVE ENCONTROS SEMANAIS, �S QUINTAS-FEIRAS, DAS 14H �S 16H, COM UM GRUPO DE IDOSAS CONVIDADAS PARA ENSINAR E APRENDER SOBRE TEM�TICAS RELACIONADAS � TERCEIRA IDADE. NO DECORRER DO PROJETO, HOUVE UMA EVAS�O DE QUASE 30% DAS IDOSAS PARTICIPANTES, QUE SE TORNARAM FLUTUANTES, OU SEJA, A FREQU�NCIA DAS MESMAS NÃO ERA REGULAR. ASSIM, A FALTA DE TRANSPORTE REGULAR FOI AGENTE LIMITADOR PARA A PRESEN�A REGULAR DE TODAS AS PARTICIPANTES. NESSE SENTIDO, AS DIFICULDADES ENFRENTADAS FORAM DIVERSAS, DESDE A FALTA DE TRANSPORTE, O CLIMA TÓRRIDO, OS PROBLEMAS DE SAÚDE, PASSANDO PELOS COMPROMISSOS DOM�STICOS AT� A QUEBRA DE PARADIGMAS PARA FREQUENTAREM O PROJETO, HAJA VISTA QUE GRANDE PARTE DAS PARTICIPANTES ERA ANALFABETA E JAMAIS ADENTRARAM O ESPA�O DA FACULDADE. COM O EXPOSTO, PERCEBE-SE A RELEV�NCIA DE TAL PROJETO PARA TODOS OS SUJEITOS ENVOLVIDOS COM PROJETO INTERDISCIPLINAR DE EXTENS�O FACULDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE, POIS A FACULDADE REALIZA ATIVIDADES COM A COMUNIDADE, CUMPRINDO COM SUA RESPONSABILIDADE SOCIAL, OS MONITORES T�M CONTATO COM O MUNDO EXTERNO, DANDO SENTIDO AO APRENDIZADO TEÓRICO DOS LIVROS E DA SALA DE AULA, E AS PARTICIPANTES ADQUIRIREM CONHECIMENTOS IMPORTANTES PARA SUAS VIDAS, SENDO, PORTANTO, IMPORTANTE INSTRUMENTO DE (TRANS)FORMA��O PESSOAL E SOCIAL

Published

2018-07-27