DESAFIOS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM PARA A CONSCIENTIZAÇÃO DO USO DO EPI
Keywords:
Equipamentos de Segurança, Assistência de Enfermagem, Controle de RiscosAbstract
INTRODUÇÃO: A utilização incorreta dos EPI’s pelos profissionais da saúde, podem trazer diversos fatores de risco, tanto para os profissionais quanto para os pacientes. Um erro acometido durante um atendimento pode piorar o quadro clínico do paciente, e adquirir novas doenças, como uma infecção generalizada. O profissional de enfermagem, representa a equipe mais suscetível à riscos, devido o contato frequente com os pacientes. OBJETIVO: Identificar a utilização dos equipamentos de proteção de segurança pelos profissionais de Enfermagem durante os atendimentos diários. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão sistemática da literatura. O levantamento bibliográfico foi realizado na base de dados eletrônica da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), com filtro para Scientific Electronic Library Online (SciELO). A busca foi realizada entre os dias 05 e 09 de Junho do ano de 2024. Foram utilizados os seguintes termos contidos nos Descritores em Ciência da Saúde (DeCs) da BVS: EPI´s, Enfermagem e Adesão. Para junção destes empregou-se o operador booleano AND. Os critérios de inclusão foram publicações nos últimos 5 anos, no idioma português, texto completo, estudo observacional, pesquisa qualitativa, estudo prognóstico, estudo de prevalência, estudo de etiologia e cujo foco era encontrar artigos sobre o uso de Equipamentos de Segurança no dia a dia dos profissionais de Enfermagem. Já os critérios de exclusão foram temas não relacionados com o presente estudo e trabalhos de revisão da literatura, além de guia de prática clínica. A qualidade dos estudos foi avaliada conforme o manual do Instituto Joanna Briggs (PRISMA - Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses). RESULTADOS: Após a busca, foram encontrados 3 artigos. Um dos artigos observou que os profissionais possuem certo conhecimento sobre os riscos de não utilizar os equipamentos de biossegurança. Dois outros artigos, pontuou que a baixa adesão ou a inadequação na utilização dos Equipamentos de Proteção Individual pode estar vinculada tanto a aspectos individuais como a relacionados as instituições empregadoras, como a falta de capacitação que contribui para o uso incorreto dos EPI’s, assim como o conhecimento parcial sobre a importância e a adesão dos equipamentos, tornando apenas jaleco e luva como os únicos utilizados. CONCLUSÃO: Tendo em vista os expostos, foram evidenciados que durante os atendimentos, os EPI’s não são utilizados corretamente, destaca-se que embora haja um entendimento geral da necessidade desses dispositivos, a prática diária se limita frequentemente ao uso de luvas e jaleco. Dessa forma, esse estudo se faz necessário pelos profissionais de enfermagem representarem a equipe mais suscetível à riscos, devido o contato frequente com os pacientes.
References
Costa, K.P. et al. “Adesão às medidas de biossegurança da enfermagem na unidade de terapia intensiva: revisão sistemática”
Nursing (Ed. bras., Impr.) ; 23(268): 4636-4645, set.2020.
Lourenço, M.P. et. al. “Adesão aos equipamentos de proteção individual entre trabalhadores de saúde que sofreram acidentes com material biológico”
Ciênc. cuid. saúde ; 18(3): e45889, 2019-03-23.
Rodrigues, L. P. et al. “Conhecimento e adesão da equipe de enfermagem aos equipamentos de proteção individual”
REME rev. min. enferm ; 23: e-1225, jan.2019.
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Congresso Interdisciplinar - ISSN: 2595-7732
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.