USO DA SEDAÇÃO NO ATENDIMENTO DE CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADE ESPECIAL

Authors

  • Brenno Kaíque Dias Moura Faculdade Evangélica de Goianésia
  • Carolina Vansan Martins da Silva
  • Andreia Fernandes de Souza
  • Emilly Stefanne Leonel Rocha Silva
  • Ranniele de Jesus Queiroz

Keywords:

Crianças com deficiência, Terpêutica, Odontopediatria

Abstract

O Presente trabalho tem por objetivo analisar os desafios enfrentados pelas odontopediatras na assistência a Pacientes Portadores de Necessidades Especiais (PPNE) e discutir sobre o manejo e técnicas adequadas que podem ser implementadas para superar tais dificuldades. Dado o exposto, foi desenvolvido através de uma revisão de literatura, utilizando buscas no Google acadêmico, Pubmed e Scielo através de palavras chaves como: “crianças com deficiência”, “sedação consciente e a odontopediatria”, “patients with disabilities and pediatric dentistry”, “sedation and pediatric dentistry”. A coleta dos artigos foi realizada no mês de setembro de 2024, abrangendo o período de 2000 a 2024, priorizando os artigos completos e relacionados ao objetivo do estudo disponíveis nas bases de dados mencionadas. Dessa forma, foi observado que a sedação em pacientes com necessidades especiais (PNE) pode trazer resultados positivos como melhoria da condução do tratamento e conforto do paciente. Alguns estudos mostram que doenças bucais como a cárie dentária e doença periodontal são os principais agravos que acometem esses pacientes, dessa forma a sedação pode provocar uma redução do estresse e ansiedade, além da tolerância a procedimentos mais extensos e uma melhor comunicação, assim possibilitando uma prevenção e tratamento odontológico mais eficiente. Conclui-se que a sedação em pacientes com necessidades especiais (PNE) favorece o atendimento trazendo resultados mais eficientes e menos desgastantes durante o tratamento, tanto para o paciente quanto para o cirurgião dentista. Sendo assim, é de grande importância que esse manejo seja mais difundido no âmbito da odontologia.

 

 

Published

2024-10-14