MÀ©TODOS E TÀ©CNICAS PARA A GESTÃO DE RECURSOS DO CONHECIMENTO
Palavras-chave:
Gestão do Conhecimento, Metodologias Ãgeis, Hiperprodutividade, AprendizadoResumo
O CONHECIMENTO TEM SE TORNADO GRADATIVAMENTE UM DOS BENS MAIS VALIOSOS, PRINCIPALMENTE PARA EMPRESAS, POIS O CONHECIMENTO SIGNIFICA VANTAGEM NO MERCADO. POREÌM O AUMENTO DE ROTATIVIDADE DE FUNCIONAÌRIOS E A FALTA DE CAPACITAÇAÌƑO PARA A GESTAÌƑO DE CONHECIMENTO TEM SIDO UM DOS MAIORES EMPECILHOS, SENDO AS PEQUENAS EMPRESAS AS MAIS AFETADAS. O PRINCIPAL MOTIVO DA CRESCENTE IMPORTAÌ‚NCIA DADA AO CONHECIMENTO, NAÌƑO ESTAÌ DIRETAMENTE LIGADA EM POSSUIÌ-LO, MAS EM SABER TRANSMITI-LO. UMA EQUIPE ONDE CADA MEMBRO APRENDE E REPLICA AOS OUTROS, TEM UMA CURVA DE APRENDIZAGEM EXTREMAMENTE ALTA, UMA HIPERPRODUTIVIDADE E UMA MENOR DEPENDEÌ‚NCIA DE INDIVIÌDUOS, TENDO EM VISTA QUE TODOS ESTAÌƑO CIENTES E CAPACITADOS DAS FUNÇOÌƑES EXERCIDAS. O FOCO DESTE ESTUDO EÌ REUNIR E ESTRUTURAR OS PRINCIPAIS MEÌTODOS E TEÌCNICAS CONTIDOS NA GESTAÌƑO DO CONHECIMENTO, FORMANDO UM MODELO COMPATIÌVEL COM AS METODOLOGIAS AÌGEIS, TORNANDO VIAÌVEL A IMPLANTAÇAÌƑO TANTO EM PROJETOS QUE ESTEJAM NO INIÌCIO QUANTO OS QUE ESTAÌƑO EM ANDAMENTO, JAÌ QUE ESTE MODELO VISA COMPLEMENTAR O AMBIENTE DE TRABALHO, E NAÌƑO CRIAR UM NOVO.
Referências
ALTORFER, O. How Can We Help One Worker? The Journal for Quality and
Participation, Cincinnati: v. 15, n. 4, 1992.
ANBARI, F. T.; CARAYANNIS, E.; VOETSCH, R. J. Post-Project Review As A Key
Project Management Competence. Technovation, 2008.
CHIA VENA TO, Idalberto. Recursos Humanos: o capital humano nas
organizações. 9a ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
GONCALVES, José E. L. As empresas são grandes coleções de processos. RAE – Revista de administração de empresas, jan/mar, 2000.
LOPES, Tomás de Vilanova Monteiro. Problemas de Pessoal da Empresa Moderna. 4a ed. ver. e aum. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, serv. De Publicações, 1973.
NONAKA, Ikujiro e TAKEUCHI, Hirotaka. Criação do Conhecimento na Empresa: como as empresas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus,1997.
NONAKA, Ikujiro, KROGH, Georg Von e ICHIJO, Kazuo. Facilitando a Criação de Conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
OLIVEIRA, Luiz Eduardo Bustamante. Gestão do conhecimento na administração de recursos humanos. disponÃvel em : <https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/administracao/gestao-conhecimento-na- administracao-recursos-humanos-.htm> Acesso em 1 de Setembro.
SCHWABER, Ken. Agile Project Management with Scrum. Microsoft Press Redmond, WA, 2004
SVEIBY, Karl Erik. A Nova Riqueza das Organizações – gerando e avaliando patrimônios de conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
LicençaEsta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Ada Lovelace segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.