A INFLUÊNCIA DA HUMANIZAÇO DO DOCENTE NA RELAÇO MÉDICO-PACIENTE E NA FORMAÇO ACAD�MICA

Autores

  • Ana Lara Menezes de Sousa Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANGà‰LICA
  • Nathália Brandão de Bessa Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANGà‰LICA
  • Higor Chagas Cardoso Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANGà‰LICA

Palavras-chave:

humanização da assistência, escolas de medicina, docentes de medicina

Resumo

A MEDICINA MODERNA EVOLUIU E CONVERGIU PARA UM PONTO TECNICISTA EM QUE SE FAZ NECESS�RIA REAVALIA��O DO SER E AGIR M�DICO. A DISCUSS�O SOBRE O PROCESSO DE HUMANIZA��O DA PR�TICA M�DICA TEM ESTADO PRESENTE H� V�RIOS ANOS EM CONSEQU�NCIA DE CR�TICAS AO QUE DIZ RESPEITO � EFIC�CIA DO MODELO BIOM�DICO (FERTONANI ET AL. 2015).  ESTAS CONTESTA��ES POSSIBILITARAM A INICIATIVA PARA REFORMA DO SISTEMA DE SAÚDE EM IN�MEROS PA�SES COM MUDAN�AS NA MATRIZ CURRICULAR ACAD�MICA, DESENVOLVIMENTO DE POL�TICAS E DIRETRIZES DE HUMANIZA��O VISANDO UMA MELHORA NO ATENDIMENTO E FORMA��O DE PROFISSIONAIS (MORAES; COSTA, 2016).  HUMANIZAR, POR DEFINI��O, SERIA TORNAR-SE HUMANO, MAS AO CONTEXTUALIZAR PARA A DIN�MICA DA SAÚDE ENTENDE-SE COMO A VALORIZA��O DE TODOS OS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE GARANTIR SAÚDE (BINZ, MENEZES FILHO, SAUPE, 2010).  A REVITALIZA��O NO SISTEMA DE SAÚDE TORNOU ESSENCIAL QUE HOUVESSE MODIFICA��ES NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS (DCN) PARA O CURSO DE MEDICINA (PEREIRA; STADLER; UCHIMURA, 2018).  O DOCENTE SE ENCONTRA NO CENTRO DA REORIENTA��O DO ENSINO M�DICO POR POSSIBILITAR A TRANSFORMA��O POR MEIO DA AMPLIA��O DE PERSPECTIVAS E SER UMA REFER�NCIA PARA AQUELES AOS QUAIS LECIONA (FERREIRA; SOUZA, 2016).

Referências

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Publicado

2022-11-30