UM ESTUDO SOBRE A ATUAÇO DAS DOCENTES UNIVERSITÁRIAS EM DIREITO DAS INSTITUIÇÀ•ES DE ENSINO SUPERIOR DE ANÁPOLIS, GOIÁS

Autores

  • Maria Fernanda Antunes Rezende Aranha Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANGà‰LICA
  • Maria Fernandes Gomide Dutra e Silva Universidade Evangà©lica de Goiás, UniEVANGà‰LICA

Palavras-chave:

mulheres, gênero, docência universitária, sociologia do direito

Resumo

O TEMA DA ATUA��O DAS MULHERES FORMADAS EM DIREITO ATUANTES NA DOC�NCIA � MARCADO POR UMA PREOCUPA��O TARDIA DE DISCUSS�O, GANHANDO DESTAQUE APENAS NA D�CADA DE 1990, EM CONSEQU�NCIA DO AUMENTO DA ATUA��O FEMININA NA DOC�NCIA, RESULTADO DO AUMENTO NO N�MERO DE CURSOS PRIVADOS DE DIREITO (BONELLI, 2017).

APESAR DE ATUALMENTE SER POSS�VEL PERCEBER MAIS MULHERES ATUANTES NA DOC�NCIA, UMA VEZ QUE, ENQUANTO EM 2012 APENAS 38,4% DOS DOCENTES ERAM DO SEXO FEMININO, EM 2015 ESSE N�MERO PASSA A 40% (INEP, 2012-2015), QUEST�ES COMO A MASCULINIZA��O DA PROFISS�O, A SUPERA��O DO TETO DE VIDRO E A DIFICULDADE DE CONCILIA��O DA VIDA PROFISSIONAL COM A FAMILIAR SÃO FATORES QUE ACABAM POR DIFICULTAR SUAS CARREIRAS.

AL�M DISSO, EXISTE AINDA OUTRAS QUEST�ES, COMO POR EXEMPLO AS RELATIVAS � DISCRIMINA��O E AO PRECONCEITO ESTRUTURAL DENTRO DA DOC�NCIA EM DIREITO, OCASIONADAS, DENTRE OUTROS FATORES, PELO TRADICIONALISMO DO CURSO, QUE TENDEM A PERPETUAR ESSA REALIDADE MARCADA PELA PREDOMIN�NCIA DA FIGURA MASCULINA, BRANCA, HETEROSSEXUAL E DE CLASSE M�DIA-ALTA (TCHEOU, VALENTIM, CAMPOS, P. 3-6, S.D).

SENDO ASSIM, ESSA ELITE DOMINANTE TENDE A ESTABELECER NARRATIVAS QUE ACABAM POR EXCLUIR GRUPOS PERTENCENTES AS MINORIAS SOCIAIS - MULHERES, NEGROS, IND�GENAS, AQUELES PERTENCENTES � CLASSE M�DIA-BAIXA OU AINDA A CLASSE BAIXA, COMUNIDADE LGBTQIAP+, DENTRE OUTRAS MINORIAS - DO QUADRO DE DOCENTES DO CURSO, O QUE ACABA SENDO INTENSIFICADO QUANDO SE TRATA DE MULHERES QUE SE ENQUADRAM NESSES GRUPOS SUPRACITADOS. DADOS DO CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (INEP), MOSTRAM QUE, EM 2015, HAVIAM APENAS 6% DE DOCENTES MULHERES QUE SE AUTODECLARAVAM PRETAS/PARDAS/IND�GENAS, CONTRA UM TOTAL DE 10% DE HOMENS PARA A MESMA CATEGORIA.

DIANTE DISSO, O ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR O COTIDIANO DE TRABALHO E A CARREIRA DE MULHERES FORMADAS EM DIREITO ATUANTES OU QUE ATUARAM NA DOC�NCIA, EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR EM ANÁPOLIS, GOI�S.

Referências

BONELLI, Maria da G. Docência do Direito: fragmentação institucional, gênero e interseccionalidade. Cadernos de Pesquisa v.47, n.163, p.94-120 Jan/Mar. 2017 .

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3ªed. Porto Alegre: Artmed; 2009.

TCHEOU, Juliana C.; VALENTIM, Giovana D. S. CAMPOS, Isabelle O. Direito, Discriminação e Diversidade: a Transformação do Ensino Jurídico a partir da Extensão Universitária. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÃSIO TEIXEIRA. Censo da Educação Superior. 2012/2015. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados>

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Publicado

2022-11-30