EDUCAÇO 4.0 E SEUS REFLEXOS NO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO

Autores

  • Leonardo Rodrigues de Souza Faculdade Evangà©lica de Senador Canedo
  • Ana Paula Alves de Carvalhos Faculdade Evangà©lica de Senador Canedo/FESCAN

Palavras-chave:

estratégia pedagógicas , direito , educação , educação 4.0, metodologias

Resumo

ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR, A PARTIR DE UMA REVISÃO BIBLIOGR�FICA, SOBRE AS ESTRAT�GIAS PEDAGÓGICAS QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS NO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO, TENDO COMO PRESSUPOSTO O FATO DE ESTARMOS INSERIDOS HISTORICAMENTE NA 4ª REVOLU��O INDUSTRIAL E NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO 4.0. METODOLOGICAMENTE, ATENTOS AO TEOR DA RESOLU��O N.�º 5, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2018, E DA LEI N.�º 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996, QUE DISCORREM SOBRE A IMPORT�NCIA DE UM ENSINO E DE UMA APRENDIZAGEM BASEADOS EM COMPET�NCIAS E HABILIDADES, DA PORTARIA-MEC N.�º 2.177/2019, QUE AUTORIZA A OFERTA DE AULAS REMOTAS NOS CURSOS PRESENCIAIS, BEM COMO AOS ESTUDOS DE TAJRA (2021), LAPA (2019), ZABALA E ARNAU (2010), BACICH E MORAN (2018), A PROPOSTA � DEFENDER A PEDAGOGIA CL�NICA E DE PROJETOS, CONSOANTE PREVISTO NO ARTIGO 7�º DA RESOLU��O-MEC N.�º 5/2018, ENTENDENDO O ACAD�MICO COMO PROTAGONISTA DA PRÓPRIA APRENDIZAGEM E DO PROCESSO DE FORMA��O PESSOAL PARA O MERCADO DE TRABALHO. OS RESULTADOS DO ESTUDO AINDA SÃO BASTANTE INCIPIENTES, MAS J� PERMITEM CONSIDERAR A NECESSIDADE DE SE PROMOVER A��ES QUE PERMITAM AOS ACAD�MICOS ESTRUTURAR OS SEUS PROJETOS DE VIDA, TORNANDO-SE PESSOAS PROATIVAS E CAPACITADAS A CONDUZIREM SEUS PRÓPRIOS SONHOS. CONCLUI-SE QUE SÃO NECESS�RIAS ESTRAT�GIAS METODOLÓGICAS QUE PERMITAM AO ACAD�MICO A CENTRALIDADE DA PRÓPRIA APRENDIZAGEM, USANDO OU NÃO AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICA��O.

Referências

BACICH, Lilian; MORAN, José (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 06 out. 2022.

_____. Portaria-MEC n.º 2.177, de 6 de dezembro de 2019. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.117-de-6-de-dezembro-de-2019-232670913. Acesso em: 06 out. 2022.

_____. Resolução-MEC n.º 5, de 17 de dezembro de 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104111-rces005-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 06 out. 2022.

LAPA, Fernando Brandão. Novas Diretrizes Curriculares Nacionais: a inclusão das clínicas na educação jurídica brasileira. In: RODRIGUES, Horácio Wanderlei (Org.). Educação Jurídica no Século XXI: as novas diretrizes curriculares nacionais do curso de direito - limites e possibilidades. Florianópolis: Habitus, 2019.

TAJRA, Sanmya (Org.). Metodologias ativas e as tecnologias educacionais: conceitos e práticas. Rio de Janeiro: Alta Books, 2021.

ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Downloads

Publicado

2022-11-30