A MEDIAÇO PEDAGÓGICA E O USO DOS RECURSOS DA COMUNICAÇO ALTERNATIVA E AUMENTATIVA PARA DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇO E SOCIALIZAÇO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista, Experiência da Aprendizagem, Mediada, Comunicação, Aumentativa e AlternativaResumo
A INCLUS�O DE CRIAN�AS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA ESCOLA COMUM TEM AUMENTADO. MUITAS DESSAS CRIAN�AS POSSUEM D�FICIT NA COMUNICA��O QUE DIFICULTA O PROCESSO DE ESCOLARIZA��O. SURGEM ENT�O RECURSOS DA TECNOLOGIA ASSISTIVA EM COMUNICA��O ALTERNATIVA E AUMENTATIVA (CAA) PARA COMPLEMENTAR, SUPLEMENTAR, SUBSTITUIR OU APOIAR A COMUNICA��O E CONSEQUENTEMENTE FACILITAR A SOCIALIZAÇÃO E APRENDIZAGEM DESSAS CRIAN�AS.  UMA DAS ESTRAT�GIAS QUE PODE VIABILIZAR ESSE PROCESSO � A MEDIA��O PEDAGÓGICA BASEADA NO CONCEITO DA EXPERI�NCIA DA APRENDIZAGEM MEDIADA, COMPREENDIDA COMO UM ESTILO DE INTERA��O EM QUE O PROFESSOR SELECIONA, MODIFICA, AMPLIA E INTERPRETA OS EST�MULOS AMBIENTAIS DE FORMA A FAVORECER A APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS. DIVERSOS ESTUDOS TEM UTILIZADO A ESCALA DE EXPERI�NCIA DA APRENDIZAGEM MEDIADA (EAM; LIDZ, 2003) COMO INSTRUMENTO PARA AVALIAR O N�VEL DE MEDIA��O DO PROFESSOR. A PRESENTE PESQUISA TEM O OBJETIVO DE ANALISAR A INFLUÊNCIA DA MEDIA��O PEDAGÓGICA DO PROFESSOR COM BASE NA ABORDAGEM POR EXPERI�NCIA DA APRENDIZAGEM MEDIADA - EAM, COM RECURSOS DE COMUNICA��O ALTERNATIVA E AUMENTATIVA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. A INVESTIGA��O SER� DO TIPO EXPERIMENTAL E LONGITUDINAL, REALIZADA COM PROFESSORES DE SALA REGULAR E DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE), QUE TENHAM A ALUNOS COM TEA, NA PRIMEIRA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ANÁPOLIS, NO DECORRER DO ANO LETIVO DE 2018.  A SELE��O DOS PARTICIPANTES OCORRER� COM A PARCERIA DO CENTRO MUNICIPAL DE APOIO � DIVERSIDADE (CEMAD), INDICANDO OS ALUNOS COM LAUDO M�DICO DE TEA E COM MAIOR D�FICIT NA COMUNICA��O, COMPROVADOS POR AVALIA��O DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL. O ESTUDO CONSTAR� DE AVALIA��O DO N�VEL DE MEDIA��O DO PROFESSOR BASEADO NA ABORDAGEM DA EXPERI�NCIA MEDIADA NO IN�CIO E AO FINAL DA PESQUISA; CAPACITA��O AOS PROFESSORES PARTICIPANTES SOBRE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, COMUNICA��O ALTERNATIVA E AUMENTATIVA E MEDIA��O PEDAGÓGICA; INTERVEN��O COM PLANEJAMENTO COLABORATIVO E EXECU��O DO PLANO INDIVIDUALIZADO DE EDUCAÇÃO COM OS ALUNOS; AVALIA��O DOS ALUNOS NAS �REAS DA COMUNICA��O E INTERA��O SOCIAL ATRAV�S DA ESCALA DE COMPORTAMENTO ADAPTATIVO DE VINELAND, NO IN�CIO E AO FINAL DA INTERVEN��O PARA DEMONSTRAR A EVOLU��O. PRETENDE-SE A PUBLICA��O DE ARTIGOS CIENT�FICOS EM PERIÓDICOS E DIVULGA��ES EM EVENTOS CIENT�FICOS, RESSALTANDO QUE ESTE PROJETO DE PESQUISA, RESULTAR� EM DISSERTA��O DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIEDADE, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE (PPSTMA) DA UNIEVANG�LICA EM PARCERIA COM O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM TECNOLOGIA ASSISTIVA (PGPTA) QUE SE PAUTA NA CONSOLIDA��O DE EQUIPE MULTI/INTERDISCIPLINAR PARA UTILIZA��O DE TECNOLOGIAS DE CAA EM GOI�S E COM PESQUISADORES DE V�RIAS �REAS E INSTITUIÇÕES.
Referências
BERSCH, RITA DE C�SSIA; SCHIRMER, CAROLINA. TECNOLOGIA ASSISTIVA NO PROCESSO EDUCACIONAL. IN: ENSAIOS PEDAGÓGICOS: CONSTRUINDO ESCOLAS INCLUSIVAS. BRAS�LIA: MEC/SEESP, 2005.
CESA, CARLA CISERI; MOTA, HELENA BOLI. COMUNICA��O AUMENTATIVA E ALTERNATIVA: PANORAMA DOS PERIÓDICOS BRASILEIROS. REV. CEFAC VOL.17 NO.1 SÃO PAULO JAN./FEB. 2015
CHUN, REGINA YU SHON. COMUNICA��O SUPLEMENTAR E/OU ALTERNATIVA: ABRANG�NCIA E PECULIARIDADES DOS TERMOS E CONCEITOS EM USO NO BRASIL. UNICAMP, 2009.
DELIBERATO, D�BORA. COMUNICA��O ALTERNATIVA: RECURSOS E PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NO PROCESSO DE INCLUS�O DO ALUNO COM SEVERO DIST�RBIO NA COMUNICA��O. SÃO PAULO: UNESP, 2005.
CUNHA, A. OS CONCEITOS DE ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL (ZDP) E APRENDIZAGEM
MEDIATIZADA SOB A PERSPECTIVA DE ANÁLISE DA INTERAC��O M�E-CRIAN�A. EDUCARE, EDUCERE, CASTELO BRANCO, V.15, P.189-202, 2003.
________. ESTILOS DE MEDIATIZA��O E INTERAC��O M�E-CRIAN�A: ESTRAT�GIAS DE PROMO��O DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. PSICOLOGIA: TEORIA, INVESTIGA��O E PR�TICA, BRAGA, V.9, P. 243-251, 2004.
CUNHA, A. C. B; ENUMO, S. R. F.; CANAL, C. P. P. OPERACIONALIZA��O DE ESCALA PARA ANÁLISE DE PADR�O DE MEDIA��O MATERNA: UM ESTUDO COM D�ADES M�E�€“CRIAN�A COM DEFICI�NCIAVISUAL. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, MARILIA, V.12, N.3, P.393�€“412, 2006.
FERREIRA, M.; GUIMAR�ƑES, M. EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 1. ED. RIO DE JANEIRO: DP&A. 2003.
FEUERSTEIN, R.; FEUERSTEIN, S. MEDIATED LEARNING EXPERIENCE: A THEORICAL REVIEW. IN:
FEUERSTEIN, R.; KLEIN, P.S.; TANNENBAUM, A.J. (EDS). MEDIATED LEARNING EXPERIENCE (MLE):
THEORICAL, PSYCHOLOGICAL AND LEARNING IMPLICATIONS. LONDON: INTERNATIONAL CENTER FOR ENHANCEMENT OF LEARNING POTENTIAL (ICELP), 1991. P. 3-51.
_______. RESOLU��O N. 02/2001. DIRETRIZES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO B�SICA. BRAS�LIA: CNE, 2001.
______. DECRETO N. 5296, DE 02 DE DEZEMBRO DE 2004. REGULAMENTA AS LEIS N�°S 10.048, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2000, QUE D� PRIORIDADE DE ATENDIMENTO �S PESSOAS QUE ESPECIFICA, E 10.098, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2000, QUE ESTABELECE NORMAS GERAIS E CRIT�RIOS B�SICOS PARA A PROMO��O DA ACESSIBILIDADE. DI�RIO OFICIAL DA UNI�O, BRAS�LIA, N. 232, 03 DEZ. 2004.
PRESIDÊNCIA DA REP�BLICA. CASA CIVIL. SUBCHEFIA PARA ASSUNTOS JUR�DICOS. LEI NO 10.098 DE 19 DE DEZEMBRO DE 2000. ESTABELECE NORMAS GERAIS E CRIT�RIOS B�SICOS PARA A PROMO��O DA ACESSIBILIDADE DAS PESSOAS PORTADORAS DE DEFICI�NCIA OU COM MOBILIDADE REDUZIDA, E DA OUTRAS PROVID�NCIAS. BRAS�LIA, 2000A. DISPON�VEL EM: <HTTP://WWW.PLANALTO.GOV.BR/CCIVIL_03/LEIS/L10098.HTM>. ACESSO EM: 12 DE DEZEMBRO 2015.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA): DSM-V-TR. ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSIQUIATRIA. DSM-V-TR- MANUAL DIAGNÓSTICO E ESTAT�STICO DE TRANSTORNOS MENTAIS. 2013
BEZ, MARIA ROS�NGELA. COMUNICA��O AUMENTATIVA E ALTERNATIVA PARA SUJEITOS COM TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO NA PROMO��O DA EXPRESSÃO E INTENCIONALIDADE POR MEIO DE A��ES MEDIADORAS. 2010. 164 F. DISSERTA��O (MESTRADO). PORTO ALEGRE, 2010.
BOSA, CLEONICE; CALLIAS, MARIA. AUTISMO: BREVE REVISÃO DE DIFERENTES ABORDAGENS. PSICOL. REFLEX. CRIT, V. 13, N. 1, PORTO ALEGRE, 2000. DISPON�VEL EM: <HTTP://WWW.SCIELO.BR/SCIELO.PHP?PID=S010279722000000100017&SCRIPT=SCI_ABSTRACT&TLNG=PT>. ACESSO EM: 21 JUN. 2016.
BOSA, C. A. AUTISMO: INTERVEN��ES PSICOEDUCACIONAIS. 2006. REV. BRAS. PSIQUIATRIA, V. 28, P. 47-53, 2006. SUPLEMENTO.
BRASIL. MINIST�RIO DA EDUCAÇÃO. LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL. LDB 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996.
______. LEI FEDERAL N�º 12.764/2012, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2012. INSTITUI A POLÍTICA NACIONAL DE PROTE��O DOS DIREITOS DA PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA; E ALTERA O �§ 3O DO ART. 98 DA LEI NO 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990. DI�RIO OFICIAL [DA] REP�BLICA FEDERATIVA DO BRASIL, BRAS�LIA, DF: 28 DEZ. 2012.