O DESAFIO DO DIAGNÓSTICO DE TDAH E SUAS IMPLICAÇÀ•ES

Autores

  • àurea Gomes Pidde
  • Gustavo Urzàªda Vità³ria
  • Marcos Paulo Silva Siqueira
  • Paulo Vitor Carvalho Dutra
  • Pedro Humberto Guimarães Alves
  • Denis Masashi Sugita

Palavras-chave:

TDAH. Diagnóstico. Sintomas.

Resumo

O TRANSTORNO DE D�FICIT DE ATEN��O E HIPERATIVIDADE (TDAH) TEM COMO CARACTER�STICAS MARCANTES A DESATEN��O, A AGITA��O E A IMPULSIVIDADE. O TDAH PODE SER CLASSIFICADO EM TR�S TIPOS: DESATENTO, HIPERATIVO IMPULSIVO E COMBINADO, CADA UM COM SUA CARACTER�STICA MARCANTE. POR SER UM DIST�RBIO DE FORTE INFLUÊNCIA NEUROBIOLÓGICA, A PESQUISA DO DIAGNÓSTICO E SUAS IMPLICA��ES DEVEM SER TRABALHADAS DE MANEIRA INDISSOCI�VEL COM PACIENTE, FAMILIARES E AMBIENTE ESCOLAR, PARA QUE SE CHEGUE A MELHOR CONCLUS�O QUANTO AO TRATAMENTO. NESSE SENTIDO, OBJETIVA-SE COMPREENDER COMO � FEITO O DIAGNÓSTICO DO TDAH, AVALIANDO AS FALSAS CONCLUS�ES A RESPEITO DESSE DIST�RBIO E SUAS CONSEQU�NCIAS, A PARTIR DE UM RESUMO EXPANDIDO DE CINCO ARTIGOS RETIRADOS DOS SITES: PUBMED, GOOGLE ACAD�ŠMICO E SCIELO. O DIAGNÓSTICO DE TDAH � FEITO A PARTIR DA APLICA��O DE ESCALAS, ENTREVISTAS E TESTES, DE MODO QUE ESSES INSTRUMENTOS SEGUEM AS ORIENTAÇÕES DOS V�RIOS MODELOS EXPLICATIVOS. PORÉM, ESSAS FERRAMENTAS E PADR�ES AINDA APRESENTAM IMPORTANTES BARREIRAS PARA O TRATAMENTO, POIS ELES NÃO SÃO SUFICIENTEMENTE SENS�VEIS E ESPEC�FICOS PARA REALIZAREM A CONFIRMA��O DO TRANSTORNO.

O TRANSTORNO DE D�FICIT DE ATEN��O E HIPERATIVIDADE (TDAH) TEM COMO CARACTER�STICAS MARCANTES A DESATEN��O, A AGITA��O E A IMPULSIVIDADE. O TDAH PODE SER CLASSIFICADO EM TR�S TIPOS: DESATENTO, HIPERATIVO IMPULSIVO E COMBINADO, CADA UM COM SUA CARACTER�STICA MARCANTE. POR SER UM DIST�RBIO DE FORTE INFLUÊNCIA NEUROBIOLÓGICA, A PESQUISA DO DIAGNÓSTICO E SUAS IMPLICA��ES DEVEM SER TRABALHADAS DE MANEIRA INDISSOCI�VEL COM PACIENTE, FAMILIARES E AMBIENTE ESCOLAR, PARA QUE SE CHEGUE A MELHOR CONCLUS�O QUANTO AO TRATAMENTO. NESSE SENTIDO, OBJETIVA-SE COMPREENDER COMO � FEITO O DIAGNÓSTICO DO TDAH, AVALIANDO AS FALSAS CONCLUS�ES A RESPEITO DESSE DIST�RBIO E SUAS CONSEQU�NCIAS, A PARTIR DE UM RESUMO EXPANDIDO DE CINCO ARTIGOS RETIRADOS DOS SITES: PUBMED, GOOGLE ACAD�ŠMICO E SCIELO. O DIAGNÓSTICO DE TDAH � FEITO A PARTIR DA APLICA��O DE ESCALAS, ENTREVISTAS E TESTES, DE MODO QUE ESSES INSTRUMENTOS SEGUEM AS ORIENTAÇÕES DOS V�RIOS MODELOS EXPLICATIVOS. PORÉM, ESSAS FERRAMENTAS E PADR�ES AINDA APRESENTAM IMPORTANTES BARREIRAS PARA O TRATAMENTO, POIS ELES NÃO SÃO SUFICIENTEMENTE SENS�VEIS E ESPEC�FICOS PARA REALIZAREM A CONFIRMA��O DO TRANSTORNO.

Referências

CASTRO, C. X. L.; DE LIMA, R. F. CONSEQU�NCIAS DO TRANSTORNO DO D�FICIT DE ATEN��O E HIPERATIVIDADE (TDAH) NA IDADE ADULTA. REVISTA PSICOPEDAGOGIA, V. 35, N. 106, P. 61-72, 2018.
MAIA, M. I. R.; CONFORTIN, H. TDAH E APRENDIZAGEM: UM DESAFIO PARA A EDUCAÇÃO.
PERSPECTIVA, ERECHIM, V. 39, N.148, P. 73-84, DEZEMBRO/2015.
SIGNOR, R. DE C. F.; BERBERIAN, A. P.; SANTANA, A. P. A MEDICALIZA��O DA EDUCAÇÃO: IMPLICA��ES PARA A CONSTITUI��O DO SUJEITO/APRENDIZ. EDUCAÇÃO E PESQUISA, SÃO PAULO, V. 43, N. 3, P. 743-763, JUL./SET., 2017.
SCHMIDEK, H. C. M. V. ET AL. DEPEND�NCIA DE INTERNET E TRANSTORNO DE D�FICIT DE ATEN��O COM HIPERATIVIDADE (TDAH): REVISÃO INTEGRATIVA. JORNAL BRASILEIRO DE PSIQUIATRIA, V.67, N.2, P.126-134, 2018.
WAGNER, F.; DE ROHDE, L. A.; TRENTINI, C. M. NEUROPSICOLOGIA DO TRANSTORNO DE D�FICIT DE ATEN��O/HIPERATIVIDADE: MODELOS NEUROPSICOLÓGICOS E RESULTADOS DE ESTUDOS EMP�RICOS. PSICO-USF, ITATIBA, V.21, N.3, SEPT./DEC., 2016

Downloads

Publicado

2022-04-22

Edição

Seção

XV Mostra de Saúde - 10 anos do Curso de Medicina