O ESTÁGIO CURRICULAR II E O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO SOBRE A FORMAÇO INICIAL

Autores

  • Gabriella Tocchio Dos Santos
  • Simone de Paula Rodrigues Moura

Resumo

O PRESENTE TRABALHO � UM RELATO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, INTEGRADO AO EST�GIO SUPERVISIONADO CURRICULAR II OBRIGATÓRIO NO CURSO DE PEDAGOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS - UNIEVANG�LICA E TEM COMO OBJETIVO, DINAMIZAR O PROCESSO FORMATIVO EM RELAÇÃO TEORIA-PR�TICA TENDO COMO NORTEADOR A NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC).  O EST�GIO FOI REALIZADO NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA NADYR SOUZA DE OLIVEIRA LOCALIZADA NA CIDADE DE ANÁPOLIS. COM A CARGA HOR�RIA DE 35 HORAS PARA ATIVIDADES DE OBSERVA��O NAS TURMAS DE 1�º AO 5�º ANO, ANÁLISE DA REALIDADE DO ESPA�O EDUCATIVO, CONHECIMENTO DOS ESPA�OS, MATERIAIS PEDAGÓGICOS UTILIZADOS NA PR�TICA PEDAGÓGICA, COLETA DE DADOS SOBRE A PROPOSTA CURRICULAR, ANÁLISE DO PROJETO POL�TICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA E 45 HORAS DESTINADAS A ENCONTROS PRESENCIAIS COM O PROFESSOR ORIENTADOR NO ISE PARA ESTUDO E DISCUSS�O DE ARTIGOS VINCULADOS � PR�TICA OBSERVADA, PERFAZENDO 80 HORAS. O EST�GIO � UMA ATIVIDADE DESENVOLVIDA PELOS ACAD�MICOS COM O OBJETIVO DE COMPLEMENTAR A APRENDIZAGEM ATRAV�S DA VIV�NCIA NO MUNDO DO TRABALHO DOS CONTE�DOS OBTIDOS EM SALA DE AULA. O EST�GIO PREPARA PARA UM TRABALHO DOCENTE COLETIVO, UMA VEZ QUE O ENSINO NÃO � UM ASSUNTO INDIVIDUAL DO PROFESSOR, POIS A TAREFA ESCOLAR � RESULTADO DAS A��ES COLETIVAS DOS PROFESSORES E DAS PR�TICAS INSTITUCIONAIS, SITUADAS EM CONTEXTOS SOCIAIS, HISTÓRICOS E CULTURAIS. PODE-SE, AINDA, PENSAR O EST�GIO EM PROPOSTAS QUE CONCEBEM O PERCURSO FORMATIVO, ALTERNANDO OS MOMENTOS DE FORMA��O DOS ESTUDANTES NA UNIVERSIDADE E NO CAMPO DE EST�GIO. ESSAS PROPOSTAS CONSIDERAM QUE TEORIA E PR�TICA EST�O PRESENTES TANTO NA UNIVERSIDADE QUANTO NAS INSTITUIÇÕES-CAMPO. O DESAFIO � PROCEDER AO INTERC�MBIO, DURANTE O PROCESSO FORMATIVO, DO QUE SE TEORIZA E DO QUE SE PRATICA EM AMBAS. ESSE MOVIMENTO PODE SER MELHOR REALIZADO EM UMA ESTRUTURA CURRICULAR QUE SUP�E MOMENTOS PARA REFLEX�O E ANÁLISE DAS PR�TICAS INSTITUCIONAIS E DAS A��ES DOS PROFESSORES, � LUZ DOS FUNDAMENTOS TEÓRICOS DAS DISCIPLINAS E DAS EXPERI�NCIAS DE SEUS PROFISSIONAIS. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA REALIZA��O DESTE TRABALHO FOI A PESQUISA POR MEIO DA OBSERVA��O DE CAMPO E A UTILIZA��O DE ENTREVISTAS COM A DIRETORA E COORDENADORA PEDAGÓGICA DA ESCOLA, E QUESTION�RIOS DIRECIONADOS AOS FUNCION�RIOS. AO T�RMINO DO EST�GIO EXIGIDO PELA DISCIPLINA EST�GIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL, FICOU A CERTEZA DA IMPORT�NCIA DE CONHECER A REALIDADE DE UMA INSTITUI��O. A INTERA��O COM PROFISSIONAIS FOI ENRIQUECEDORA. SEGUNDO FREIRE (1996, P. 39) �€ŒPOR ISSO � QUE, NA FORMA��O PERMANENTE DOS PROFESSORES, O MOMENTO FUNDAMENTAL � O DA REFLEX�O CR�TICA SOBRE A PR�TICA. � PENSANDO CRITICAMENTE A PR�TICA DE HOJE OU DE ONTEM QUE SE PODE MELHORAR A PRÓXIMA PR�TICA�€. O EST�GIO PROPORCIONOU UMA EXPERI�NCIA DE APRENDIZADO PROFISSIONAL DA �REA DE EDUCAÇÃO E COMPLEMENTA A FORMA��O ACAD�MICA.  ENFIM, A REALIZA��O DO EST�GIO SE TORNA UM MOMENTO DECISIVO PARA A FORMA��O DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO, POIS O ACAD�MICO EM HIPÓTESE ALGUMA, PODER� OCUPAR UM ESPA�O EDUCACIONAL, SEM CONHECER DE PERTO A REALIDADE ESCOLAR, E OS PROBLEMAS QUE OS CERCA NO CONTEXTO ATUAL.

Downloads

Publicado

2022-04-22

Como Citar

Santos, G. T. D., & Moura, S. de P. R. (2022). O ESTÁGIO CURRICULAR II E O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO SOBRE A FORMAÇO INICIAL. CIPEEX, 2, 1246–1247. Recuperado de https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/CIPEEX/article/view/2985

Edição

Seção

V Mostra Científica do Curso Pedagogia