O ESTÁGIO CURRICULAR DOS ANOS INICIAIS E A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÀ•ES E APLICAÇO DAS COMPET�NCIAS DA BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM
Resumo
O SEGUINTE RESUMO TRATA-SE DA EXPERI�NCIA OBTIDA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA QUE ESTÁ INTEGRADO AO EST�GIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS - UNIEVANG�LICA. PODE-SE OBSERVAR A REALIDADE DO COTIDIANO ESCOLAR O QUE PROPORCIONA A REFLEX�O, DISCUSS�O E PESQUISA, E POR SUA VEZ, TORNAR O RESIDENTE RESPONS�VEL PELO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ESTE FOI UM MOMENTO PRIVILEGIADO QUE POSSIBILITOU VIVENCIAR O QUE SE ESTUDA NA UNIVERSIDADE, MESMO QUE A FORMA��O OFERECIDA PELA INSTITUI��O SEJA DE EXTREMA IMPORT�NCIA, ELA ISOLADAMENTE NÃO � SUFICIENTE PARA HABILITAR O ACAD�MICO AO EXERC�CIO DA PROFISS�O. O PER�ODO DE OBSERVA��O FOI DE SETEMBRO A NOVEMBRO, REALIZADO NAS TER�AS-FEIRAS NO PER�ODO VESPERTINO TOTALIZANDO 35 HORAS, NESSE PER�ODO FOI OBSERVADO AS TURMAS DO PRIMEIRO AO QUINTO ANO, LEITURA E ANÁLISE DO PROJETO POL�TICO PEDAGÓGICO. TEVE COMO OBJETIVOS PERMEAR TODOS OS ESPA�OS DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA CAMPO, DE MODO A POSSIBILITAR O CONHECIMENTO E ANÁLISE DO TRABALHO DOCENTE, APERFEI�OAR A PR�TICA DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO B�SICA TENDO COMO NORTEADORA A BASENACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC); ELABORAR PROJETOS QUE VISE A IMPLEMENTA��O DE SUAS DEZ COMPET�NCIAS. O CONHECIMENTO, A ANÁLISE E REFLEX�O DA PR�TICA ESCOLAR SE D� NA OBSERVA��O, INTERA��O E PARTICIPA��O, ASSIM, ENTRAR NUM ESPA�O TÃO RICO COMO A SALA DE AULA E PODER RELACIONAR TEORIA E PR�TICA DO PROCESSO DE ENSINO PROMOVENDO UM MELHOR ENTROSAMENTO NO CAMPO. PERCEBE-SE QUE AS METODOLOGIAS USADAS POR GRANDE PARTE DOS PROFESSORES NÃO CORRESPONDEM AOS OBJETIVOS PROPOSTOS PELA BNCC, POIS REPRIME E LIMITA A PARTICIPA��O DAS CRIAN�AS, ASSIM INIBINDO A SUA CAPACIDADE INTERPRETATIVA, ISSO GERA DESINTERESSE. � PRECISO TRABALHAR NOVAS METODOLOGIAS PARA RENOVAR O ENSINO, SOBRETUDO, AS QUE NÃO SE LIMITEM APENAS AO LIVRO DIDÁTICO E TRAZER PARA SALA DE AULA A REALIDADE DA CRIAN�A CONTEXTUALIZADA; PERMITIR SITUA��ES PARA QUE O ALUNO DESENVOLVA CRITICIDADE E AUTONOMIA; CABE AOS FUTUROS PROFESSORES TER O COMPROMISSO DE MUDAR A REALIDADE ATUAL.