A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA INTEGRADA AO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS-UNIEVANGÉLICA: APERFEIÇOANDO A PRÁTICA DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇO BÁSICA, TENDO COMO NORTEADOR A NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Autores

  • Cláudia Regina Major
  • Graziela Vanessa Parreira
  • Simone de Paula Rodrigues Moura
  • Libna Lemos Ignácio Pereira

Resumo

O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA INTEGRA A POLÍTICA NACIONAL DE FORMA��O DE PROFESSORES E TEM COMO OBJETIVO IMPLEMENTAR PROJETOS INOVADORES QUE ESTIMULEM ARTICULA��O ENTRE TEORIA E PR�TICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA, PROMOVENDO A IMERS�O DO LICENCIANDO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO B�SICA. A COORDENA��O DE APERFEI�OAMENTO DE PESSOAL DE N�VEL SUPERIOR - CAPES, POR MEIO DO EDITAL N�º 6/2018, TORNOU PÚBLICA A SELE��O DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR INTERESSADAS EM IMPLEMENTAR PROJETOS INSTITUCIONAIS DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. O CURSO DE PEDAGOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS FOI UM DOS CURSOS CONTEMPLADOS NA APROVA��O DO SEU PROJETO INSTITUCIONAL QUE OBJETIVA APERFEI�OAR A PR�TICA DE PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL, ETAPA B�SICA DA EDUCAÇÃO, DE FORMA A DINAMIZAR O PROCESSO FORMATIVO EM SUA RELAÇÃO TEORIA-PR�TICA TENDO COMO NORTEADOR A NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), BUSCANDO REALIZAR UM ACOMPANHAMENTO INDIVIDUALIZADO E ESTÁ SENDO REALIZADO EM DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS, SENDO ESTAS: MANOEL GON�ALVES DA CRUZ E PROFESSORA NADYR DE SOUZA ANDRADE, LOCALIZADAS NA CIDADE DE ANÁPOLIS. CADA ESCOLA ABARCA VINTE QUATRO ACAD�MICOS DO CURSO, SENDO ESTES DENOMINADOS �€ŒRESIDENTES�€, QUE, POR SUA VEZ, � ACOMPANHADO POR UM PROFESSOR EFETIVO DA ESCOLA, CHAMADO DE �€ŒPRECEPTOR�€ E POR DOIS DOCENTES ORIENTADORES E UM COORDENADOR INSTITUCIONAL. O PROJETO TEM DURA��O DE 18 MESES, TENDO SEU IN�CIO EM AGOSTO DE 2018 E T�RMINO EM JANEIRO DE 2020, PERFAZENDO 440 HORAS E CONSTA DE TR�S ETAPAS: FORMA��O/AMBIENTA��O, IMERS�O E REG�NCIA. DURANTE A PRIMEIRA ETAPA, O RESIDENTE FREQUENTOU A ESCOLA-CAMPO OBSERVANDO TURMAS DE 1�º AO 5�º ANO  E  COLETANDO DADOS DURANTE O TURNO EM QUE O PRECEPTOR ATUA COMO  PROFESSOR REGENTE, COM PROPÓSITO DE IDENTIFICAR AS MAIORES NECESSIDADES INSTITUCIONAIS PARA ELABORAR UM PROJETO QUE VISE A IMPLEMENTA��O DAS DEZ COMPET�NCIAS DEFINIDAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). AL�M DESTAS A��ES, O RESIDENTE, FEZ ANÁLISE DA REALIDADE DO ESPA�O EDUCATIVO, MATERIAIS PEDAGÓGICOS   DISPON�VEIS    E    UTILIZADOS    NA    PR�TICA    PEDAGÓGICA    REALIZADA NA ESCOLA, E E ANÁLISE DO PROJETO POL�TICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA. NO FINAL DO M�S DE NOVEMBRO DE 2018, TODOS OS ENVOLVIDOS NO PROGRAMA, DEVER�O APRESENTAR RELATÓRIOS PARCIAIS, FOLHAS DE FREQU�NCIAS E O PROJETO QUE CADA ESCOLA EXECUTAR� JUNTAMENTE COM SEUS PRECEPTORES E RESIDENTES PARA O ANO DE 2019. AS ETAPAS SUBSEQUENTES SER�O CUMPRIDAS A PARTIR DE JANEIRO DE 2019 E CADA RESIDENTE, COM BASE NO CONHECIMENTO CONSTRU�DO, NA PRIMEIRA ETAPA, DEVER�O APLICAR UM PLANO INDIVIDUAL, QUE TENHA ALINHAMENTO COM O PROJETO INSTITUCIONAL  DE O DE INTERVEN��O AFIM DE MELHORAR A ESCOLA CAMPO, LEVANDO ESTES RESIDENTES � REFLEX�O DA PR�TICA DOCENTE, POIS DE ACORDO COM SILVA (2011) A REFLEX�O SOBRE A PR�TICA DOCENTE � FUNDAMENTAL PARA EVIDENCIAR AS PROBLEMÁTICAS EXISTENTES NA ESCOLA-CAMPO VIABILIZANDO UMA ANÁLISE DA REALIDADE. AT� AQUI PERCEBEMOS O ENGAJAMENTO DAS RESIDENTES DURANTE A AMBIENTA��O E EM CONTRAPARTIDA A RECEPTIVIDADE DAS INSTITUIÇÕES EM RECEBER O PROJETO. AMBAS AS INSTITUIÇÕES APRESENTARAM COMO DEMANDA PARA O PROJETO DE INTERVEN��O UM TRABALHO QUE, AL�M DE SER ARTICULADO COM A BNCC, POSSIBILITE UMA A��O DESTINADA, SOBRETUDO, AOS ALUNOS QUE SE APRESENTAM COM DIFICULDADES PARA O ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DANDO �NFASE MAIOR AS �REAS DE L�NGUA PORTUGUESA E MATEM�TICA.

Downloads

Publicado

2022-04-22

Edição

Seção

V Mostra Científica do Curso Pedagogia