VIOL�NCIA X EDUCAÇO: UMA REVISÂO BIBLIOGRÀ€FICA

Autores

  • Anne Caroline Cotrim Ramos
  • Brunna Gomes de Adrião Gomes de Adrião de Adrião
  • Camila Stefany Lima de Sá Stefany Lima de Sá de Sá
  • Igor Faleiro Da Costa
  • Isabella Oliveria Adelardo
  • João Pedro Silva Da Mata
  • Vanessa Lorena Augusta dos Reis Mota
  • Ilana de Freitas Pinheiro
  • Cecà­lia Magnabosco Melo
  • Viviane Lemos da Silva Fernandes

Palavras-chave:

Violência. Direitos Humanos. Direito de viver em paz.

Resumo

INTRODUÇÃO: OS DIREITOS HUMANOS SÃO INERENTES A TODOS OS SERES HUMANOS, INDEPENDENTE DE RA�A, SEXO, NACIONALIDADE, ETNIA, IDIOMA, RELIGI�O OU QUALQUER OUTRA CONDIÇÃO E APESAR DOS AVAN�OS NAS DECLARA��ES DE DIREITOS, AINDA SÃO NECESS�RIOS ESFOR�OS PARA SUA MATERIALIZA��O NA SOCIEDADE BRASILEIRA. O AMBIENTE ESCOLAR PROPORCIONA UM ESPA�O PRIVILEGIADO PARA A PROMO��O DOS DIREITOS HUMANOS. ESTE TRABALHO APRESENTAR� OS DIREITOS HUMANOS B�SICOS E ALGUMAS VIOLA��ES OCORRENTES NO �MBITO URBANO E ESCOLAR PRINCIPALMENTE NAS PERIFERIAS DAS GRANDES E M�DIAS CIDADES DO BRASIL. M�TODOS: TRATOU-SE DE UMA REVISÃO BIBLIOGR�FICA QUE UTILIZOU AS BASES DE DADOS SCIELO E LILAC�€™S PARA BUSCA DE ARTIGOS PUBLICADOS ENTRE O ANO DE 2011 A 2017, EM PORTUGU�S. UTILIZOU-SE OS DESCRITORES �€ŒVIOL�NCIA�€, �€ŒDIREITOS HUMANOS�€, �€ŒDIREITO DE VIVER EM PAZ�€. FORAM ESCOLHIDOS 5 ARTIGOS QUE MAIS SE ADEQUARAM AO TEMA PROPOSTO. RESULTADOS: FORAM ENCONTRADOS 4561 ARTIGOS. FORAM ESCOLHIDOS 5 ARTIGOS QUE MAIS SE ADEQUARAM AO TEMA PROPOSTO. A VIOL�NCIA � UM FEN�MENO DE GRANDE COMPLEXIDADE E IN�MERAS PERSPECTIVAS E CONSTITUI-SE COMO PROBLEMA SOCIAL. A PROMO��O DA CULTURA DE PAZ EM AMBIENTE ESCOLAR, BEM COMO ARTICULA��O ENTRE V�RIOS ATORES SOCIAIS SÃO NECESS�RIAS E POSS�VEIS.

 

Referências

ANDRADE, C. B.; VIOL�ŠNCIAS E JUVENTUDES: PROCESSOS DE SUBJETIVA��O NO CONTEXTO ESCOLAR. BOLETIM DE PSICOLOGIA, V. LXV N. 142, P. 015-028, 2015.

BARROS, J. P. P.; PAIVA, L. F.S.; RODRIGUES, J. S.; SILVA, D. B.; LEONARDO,C. S. PACIFICA��O NAS PERIFERIAS: DISCURSOS SOBRE AS VIOL�NCIAS E O COTIDIANO DE JUVENTUDES EM FORTALEZA. REVISTA DE PSICOLOGIA, FORTALEZA, V. 9, P. 117-12,. 2018.

GOMES, C. A.; NASCIMENTO, G. A. F.; KOEHLER, S. M. F. CULTURAS DE VIOL�NCIA, CULTURAS DE PAZ: DA REFLEX�O A A��O DE EDUCADORES, OPERADORES DO DIREITO E DEFENSORES DOS DIREITOS HUMANOS.
CADERNO DE PESQUISA, V. 44 N. 151, P. 228-247, 2014.

MINAYO, M. C. VIOL�ŠNCIA E SA�ŠDE. RIO DE JANEIRO: FIOCRUZ; P. 132. 2010.

ORGANIZAအAO MUNDIAL DA SAUDE (OMS). RELATORIO MUNDIAL DE VIOLENCIA E SAUDE. GENEBRA: OMS, 2002. DISPONIVEL EM HTTPS://WWW.OPAS.ORG.BR/WP- CONTENT/UPLOADS/2015/09/RELATORIO-MUNDIAL-VIOLENCIA-SAUDE.PDF

Downloads

Publicado

2022-04-22

Como Citar

Ramos, A. C. C., de Adrião, B. G. de A. G. de A., de Sá, C. S. L. de S. S. L. de S., Da Costa, I. F., Adelardo, I. O., Da Mata, J. P. S., … Fernandes, V. L. da S. (2022). VIOL�NCIA X EDUCAÇO: UMA REVISÂO BIBLIOGRÀ€FICA. CIPEEX, 2, 1809–1811. Recuperado de https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/CIPEEX/article/view/2870

Edição

Seção

XV Mostra Acadêmica do Curso Fisioterapia