USO DA METODOLOGIA ATIVA NOS CURSOS DE GRADUAÇO EM ENFERMAGEM
Palavras-chave:
Metodologia. Metodologia Ativa. Educação em Enfermagem. Ensino de Enfermagem.Resumo
INTRODU��O: AS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, PARTICULARMENTE COM ENFOQUE PROBLEMATIZADOR, V�M SENDO UTILIZADAS NA FORMA��O E CAPACITA��O DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE, COMO ESTRAT�GIA VOLTADA � INTEGRA��O DE SABERES E � PROMO��O DE UMA ATITUDE CR�TICA E REFLEXIVA SOBRE A PR�TICA. NO ENSINO DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM, � UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA ESTIMULAR O RACIOC�NIO CR�TICO-REFLEXIVO DO GRADUANDO E ATENDER AO PERFIL PROFISSIONAL PROPOSTO PELAS RESOLU��O CNE/CES N�º 3, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2001, QUE SE ENCONTRA ESTABELECIDO NO ARTIGO 3 DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (DCNS). OBJETIVO: DESCREVER A APLICABILIDADE DA METODOLOGIA ATIVA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PARA A OBTEN��O DAS HABILIDADES E COMPET�NCIAS NECESS�RIAS AO PROFISSIONAL ENFERMEIRO EM CONFORMIDADE COM AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS (DCNS). METODOLOGIA:TRATA-SE DE UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA COMPOSTA DE ARTIGOS PUBLICADOS NA BIBLIOTECA VIRTUAL DE SAÚDE (BVS) E DISPON�VEIS EM TEXTO COMPLETO NAS BASES DE DADOS: LILACS, MEDLINE E BDENF,  NO PER�ODO ENTRE 2010-2016. DENTRE OS CRIT�RIOS DE BUSCA ADOTARAM-SE ARTIGOS NA �NTEGRA PUBLICADOS EM PORTUGU�S; DENTRE OS CRIT�RIOS DE EXCLUS�O ADOTARAM-SE: ARTIGOS EM OUTROS IDIOMAS QUE NÃO CONTEMPLAVAM O PER�ODO PROPOSTO E QUE NÃO RESPONDIAM O OBJETO DE ESTUDO. PARA ANÁLISE DOS DADOS ADOTOU-SE AS RECOMENDA��ES DE MENDES ET AL. (2008). RESULTADOS: OS DADOS FORAM ORGANIZADOS EM TABELAS, QUADROS SINÓPTICOS, FIGURAS E POSTERIORMENTE CATEGORIZADOS. FORAM INCLU�DOS QUINZE ARTIGOS NO PRESENTE ESTUDO. A PARTIR DA ANÁLISE CR�TICA E DETALHADA DOS ARTIGOS SUBMERGIRAM AS SEGUINTES CATEGORIAS: NOVAS DESCOBERTAS E DESAFIOS DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM; E ESTRAT�GIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM. CONCLUS�ƑO: O ESTUDO EVIDENCIOU DIFICULDADES EM RELAÇÃO AOS M�TODOS ATIVOS DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA FORMA��O DO ENFERMEIRO, AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO E OS PRÓPRIOS DOCENTES TEM QUE PENSAR, E REPENSAR NA CONSTRU��O DE NOVAS VIABILIDADES DE A��ES QUE MODIFICAM A MANEIRA DE ATUA��O PARA O ALCANCE DO SUCESSO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.