AVALIAÇO INSTITUCIONAL
FERRAMENTA PARA O PLANO DE MELHORIAS DAS INSTITUIအဢES DE ENSINO SUPERIOR
Palavras-chave:
Avaliação. Avaliação institucional. Ensino Superior. Plano de melhoria.Resumo
A AVALIA��O TORNOU-SE UM ELEMENTO NUCLEAR DO DISCURSO PEDAGÓGICO CONTEMPOR�NEO EM TODOS OS N�VEIS DE ENSINO, SENDO FUNDAMENTAL PARA DIAGNÓSTICO DOS PROCESSOS INSTITUCIONAIS, DA IMPLEMENTA��O DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO E SEU IMPACTO NA APRENDIZAGEM.  � NA PERSPECTIVA DA AVALIA��O NO ENSINO SUPERIOR QUE ESTE ESTUDO BUSCA RESPONDER A QUESTÃO: QUAL A IMPORT�NCIA DA AVALIA��O INSTITUCIONAL PARA CONDUZIR O PLANO DE MELHORIAS DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR? ADOTOU-SE COMO METODOLOGIA A PESQUISA BIBLIOGR�FICA COM ENFOQUE QUALITATIVO. PARA ANÁLISE DE DADOS, FOI APLICADO O M�TODO DE ANÁLISE DE CONTE�DO. DAS LEITURAS EMERGIRAM DUAS CATEGORIAS: A PRIMEIRA, CONCEP��ES TEÓRICAS DE AVALIA��O E A SEGUNDA, AVALIA��O INSTITUCIONAL PROMOVENDO MELHORIAS PARA O ENSINO SUPERIOR. OS RESULTADOS MOSTRAM A IMPORT�NCIA DO AUTOCONHECIMENTO PARA TOMADA DE CONSCI�NCIA DAS POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, APONTANDO PARA NECESSIDADE DA BUSCA DE APROFUNDAMENTO DA ANÁLISE DE ESTRAT�GIAS, PROCESSOS E RESULTADOS NA CONSTRU��O DO CONHECIMENTO, A PARTIR DE INDICADORES MAIS SUBJETIVOS E DIAL�TICOS.  POR OUTRO LADO, H� A NECESSIDADE DE QUE TODOS OS ATORES DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM SE ENVOLVAM EM CONT�NUA BUSCA DE AUTOAVALIA��O E CAPACIDADE PARA PROMOVER MELHORIAS EM PROL DE MUDAN�AS SIGNIFICATIVAS PARA AS ESTRAT�GIAS DE ENSINO, DE APRENDIZAGEM E DE TODO O FUNCIONAMENTO DESSAS INSTITUIÇÕES
Referências
BELONI, I. AVALIA��O DE POL�TICAS P�BLICAS. IN: BELONI I; MAGALH�ƑES H.; E CASALIZ, PIERRE. GESTIÓN ESTRAT�GICA Y EVALUACIÓN DE LA CALIDAD. IN: 1ER. ENCUENTRO INTERUNIVERSIT�RIO NACIONAL SOBRE EVALUACIÓN DE CALIDAD., 1991.
BOTH, I. AVALIA��O INSTITUCIONAL: AGENTE DE MODERNIZA��O ADMINISTRATIVA E DA EDUCAÇÃO. REVISTA DA REDEDE AVALIA��O INSTITUCIONAL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR,2(5), 33-42, 1997.
DEMO, P. AVALIA��O QUALITATIVA. CAMPINA, SÃO PAULO: AUTORES ASSOCIADOS, 1999.
DIAS SOBRINHO, J.; RISTOFF, D. ALGUMAS DEFINI��ES DE AVALIA��O, IN:DIAS SOBRINHO, J.; RISTOFF, D.I. (ORG.) AVALIA��O E COMPROMISSO P�BLICO: FLORIANÓPOLIS: INSULAR, 2003.
_____________. UNIVERSIDADE E AVALIA��O: ENTRE A �TICA E O MERCADO. FLORIANÓPOLIS: INSULAR, 2002.
_____________. AVALIA��O INSTITUCIONAL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: FONTES EXTERNAS E FONTES INTERNAS. AVALIA��O, CAMPINAS, V.3, N�º 34, 1998.
_____________. (ORG.). AVALIA��O INSTITUCIONAL DA UNICAMP: PROCESSO, DISCUSS�O E RESULTADOS. CAMPINAS - SÃO PAULO: UNICAMP, 1995.
HOFFMANN, J. AVALIA��O MEDIADORA: UMA PR�TICA EM CONSTRU��O DA PR�- ESCOLA � UNIVERSIDADE. PORTO ALEGRE: MEDIA��O, 1998.
_____________. AVALIA��O MITO E DESAFIO: UMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA. PORTO ALEGRE: MEDIA��O, 2000.
KIPNIS, B.. BAREICHA, P.S. AVALIA��O DE CURSOS E GESTÃO DO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM UNIVERSIDADES: UM ESTUDO DE TEND�NCIA. (FOTOCÓPIA), 1992.
LIBယNEO, J. C. ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA ESCOLA: TEORIA E PR�TICA. GOI�NIA: ALTERNATIVA, 2004.
MARTINS, R.A. GUIA PARA ELABORA��O DE MONOGRAFIAS E TCC EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. SÃO PAULO: ATLAS, 2001.
PERRENOUD, P. AVALIA��O:DA EXCEL�NCIA � REGULA��O DAS APRENDIZAGENS - ENTRE DUAS LÓGICAS. PORTO ALEGRE: ARTMED, 1999.
RISTOFF, D. I. ALGUMAS DEFINI��ES DE AVALIA��O. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, 2003.