A COER�NCIA ENTRE OBJETIVO E ESTRATÉGIA DE ENSINO/APRENDIZAGEM

Autores

  • Constanza Thaise Xavier Silva
  • Cristiana Marinho de Jesus Franà§a
  • Everaldo Josà© de Oliveira
  • Jorleide Lyra Pereira Bernardes
  • Francielle Nunes de Azevedo Romanowski
  • Geraldo Josà© de Oliveira
  • Liliane Braga Monteiro dos Reis
  • Luciana Carvalho Boggian
  • Monarko Nunes de Azevedo
  • Ruberval Ferreira de Morais Júnior
  • Evelin Soares de Oliveira Oliveira
  • Larissa Santana Arantes Elias Alves
  • Carlos Estrela Universidade Evangelica de Goiás, Brazil

Palavras-chave:

Estratégias de ensino e aprendizagem. Objetivos de ensino. Taxonomia de Bloom.

Resumo

NA EDUCAÇÃO, DECIDIR E DEFINIR OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM SIGNIFICA ESTRUTURAR, DE FORMA CONSCIENTE, O PROCESSO EDUCACIONAL PARA OPORTUNIZAR MUDAN�AS DE PENSAMENTOS, A��ES E CONDUTAS, ABARCANDO OS ASPECTOS COGNITIVOS, AFETIVOS, ATITUDINAIS, PSICOMOTOR E DE COMPET�NCIAS. A ESTRUTURA��O DOS OBJETIVOS DEVE SER RESULTADO DE UM PROCESSO DE PLANEJAMENTO LIGADO DIRETAMENTE � ESCOLHA DO CONTE�DO E DA ESTRAT�GIA A SER ADOTADA POR UM DETERMINADO PER�ODO DE TEMPO. A COER�NCIA ENTRE OS OBJETIVOS E AS ESTRAT�GIAS DE ENSINO APRENDIZAGEM � MUITO IMPORTANTE PARA QUE O DOCENTE E O DISCENTE ENTENDAM O CAMINHO A SER PERCORRIDO E ONDE DEVEM CHEGAR, GARANTINDO UM PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM EFETIVO. PORTANTO, O OBJETIVO DESTE ESTUDO � DISCUTIR A UTILIZA��O DE ESTRAT�GIAS DE ENSINO/APRENDIZAGEM PARA ALCAN�AR O DOM�NIO COGNITIVO DO CONTE�DO. O DOM�NIO COGNITIVO ENVOLVE A AQUISI��O DE UM NOVO CONHECIMENTO, DO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL, DE HABILIDADE E DE ATITUDES NOVAS. BLOOM E COLABORADORES (1956) DESCREVERAM CATEGORIAS DO DOM�NIO COGNITIVO QUE ABRANGEM O CONHECIMENTO, A COMPREENS�O, A APLICA��O, A ANÁLISE, A S�NTESE E, POR FIM, A AVALIA��O. PARA QUE O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM SEJA EXITOSO TODAS ESTAS CATEGORIAS DEVEM ESTAR PRESENTES NA DEFINI��O DOS OBJETIVOS DOS CONTE�DOS PROGRAM�TICOS E ALINHADAS �S ESTRAT�GIAS DE ENSINO APRENDIZAGEM. QUANDO OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM PERMEAREM A CATEGORIA DO CONHECIMENTO, PODE-SE PLANEJAR A UTILIZA��O DE TEMPESTADE CEREBRAL, BUSCANDO FOMENTAR A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DAVID AUSUBEL QUE DIZ QUE "O FATOR ISOLADO MAIS IMPORTANTE QUE INFLUENCIA O APRENDIZADO � AQUILO QUE O APRENDIZ J� CONHECE", A AULA EXPOSITIVA DIALOGADA QUE MEDIA, ORGANIZA, ESCLARECE E NORTEIA O ESTUDO DO CONTE�DO E V�DEO AULAS. NA CATEGORIA COMPREENS�O PODE-SE TRABALHAR COM ESTUDOS DIRIGIDOS, ESTUDOS DE TEXTOS, PORTFÓLIOS, PAINEL, ESTUDO DE MEIO, FÓRUM DE DISCUSS�O, DENTRE OUTRAS. PARA A APLICA��O DO CONHECIMENTO O PROFESSOR PODE LAN�AR M�O DE ESTRAT�GIAS COMO SEMIN�RIOS, GRUPO DE VERBALIZA��O E DE OBSERVA��O (GVGO), SIMPÓSIOS, OFICINAS (WORKSHOP), PHILLIPS 66, DENTRE OUTRAS. PARA CATEGORIA ANÁLISE PROP�EM-SE O USO DE SOLU��O DE PROBLEMAS, PBL, PROBLEMATIZA��O, ESTUDO DE CASO, J�RI SIMULADO, FÓRUM DE DISCUSS�ES E PESQUISA. PARA A S�NTESE DO CONHECIMENTO PODE-SE UTILIZAR OS MAPAS CONCEITUAIS, AS RETOMADAS DE CONTE�DO, A ELABORA��O DE MAPAS MENTAIS, SEMIN�RIOS, TBL E MAIS. E A AVALIA��O DA APRENDIZAGEM DOS CONTE�DOS PODE SER REALIZADA PROCESSUALMENTE COM A ATRIBUI��O DE VALORES A TODAS ESTAS ESTRAT�GIAS ASSOCIADAS A AVALIA��ES TEÓRICAS E PR�TICAS DO CONTE�DO. CABE RESSALTAR QUE AS ESTRAT�GIAS DISPOSTAS EM CADA CATEGORIA DE DOM�NIO COGNITIVO DE BLOOM NÃO SÃO FIXAS E PODEM SER ASSOCIADAS PARA QUE SE ALCANCE A APRENDIZAGEM EFETIVA, BEM COMO A UTILIZA��O DE TECNOLOGIAS DA COMUNICA��O E INFORMAÇÃO QUE, QUANDO BEM PLANEJADA, CABEM EM TODAS AS CATEGORIAS DE BLOMM.

 

Downloads

Publicado

2022-04-22

Como Citar

Silva, C. T. X., Franà§a, C. M. de J., Oliveira, E. J. de, Bernardes, J. L. P., Romanowski, F. N. de A., Oliveira, G. J. de, … Estrela, C. (2022). A COER�NCIA ENTRE OBJETIVO E ESTRATÉGIA DE ENSINO/APRENDIZAGEM. CIPEEX, 2, 1833–1835. Recuperado de https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/CIPEEX/article/view/2764

Edição

Seção

XI Seminário de Saberes e Práticas Docentes do Curso de Odontologia