USO DA METODOLOGIA ATIVA NOS CURSOS DE GRADUAÇO EM ENFERMAGEM

Autores

  • Meillyne Alves dos REIS
  • Joicy Mara Rezende ROLINDO
  • Tatiana Caexeta FERREIRA
  • Poliane Aglece da Silva SANTOS

Palavras-chave:

Metodologia. Metodologia Ativo. Educação em Enfermagem. Educação em Enfermagem

Resumo

OBJETIVO: DESCREVER A APLICABILIDADE DA METODOLOGIA ATIVA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PARA A OBTEN��O DAS HABILIDADES E COMPET�NCIAS NECESS�RIAS AO PROFISSIONAL ENFERMEIRO EM CONFORMIDADE COM AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS (DCNS). METODOLOGIA:TRATA-SE DE UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA COMPOSTA DE ARTIGOS PUBLICADOS NA BIBLIOTECA VIRTUAL DE SAÚDE (BVS) E DISPON�VEIS EM TEXTO COMPLETO NAS BASES DE DADOS: LILACS, MEDLINE E BDENF,  NO PER�ODO ENTRE 2010-2016. RESULTADOS: OS DADOS FORAM ORGANIZADOS EM TABELAS, QUADROS SINÓPTICOS, FIGURAS E POSTERIORMENTE CATEGORIZADOS. FORAM INCLU�DOS QUINZE ARTIGOS NO PRESENTE ESTUDO. EMERGIRAM AS SEGUINTES CATEGORIAS: NOVAS DESCOBERTAS E DESAFIOS DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM; E ESTRAT�GIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM. CONCLUS�ƑO: O ESTUDO EVIDENCIOU DIFICULDADES EM RELAÇÃO AOS M�TODOS ATIVOS DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA FORMA��O DO ENFERMEIRO, AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO E OS PRÓPRIOS DOCENTES TEM QUE PENSAR, E REPENSAR NA CONSTRU��O DE NOVAS VIABILIDADES DE A��ES QUE MODIFICAM A MANEIRA DE ATUA��O PARA O ALCANCE DO SUCESSO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Referências

BACKES, D. S. ET AL.VIV�NCIA TEÓRICO-PR�TICA INOVADORA NO ENSINO DE ENFERMAGEM. ESC. ANNA NERY [ONLINE]., V.16, N.3, P. 597-602, 2012.

CAMPOS, L. R. G.; RIBEIRO, M. R. R.; DEPES, V. B. S. AUTONOMIA DO GRADUANDO EM ENFERMAGEM NA (RE)CONSTRU��O DO CONHECIMENTO MEDIADO PELA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS. REV. BRAS. ENFERM., BRAS�LIA , V. 67, N. 5, P. 818-824, OUT. 2014 .

CARRARO, T. E. ET AL. SOCIALIZAÇÃO COMO PROCESSO DIN�MICO DE APRENDIZAGEM NA ENFERMAGEM. UMA PROPOSTA NA METODOLOGIA ATIVA. INVESTIGACIÓN Y EDUCACIÓN EN ENFERMER�A [EN LINEA], 29 (JULIO-SIN MES), 248 -254. 2011

COGO, A. L. P. ET AL . CASOS DE PAPEL E ROLE PLAY: ESTRAT�GIAS DE APRENDIZAGEM EM ENFERMAGEM. REV. BRAS. ENFERM., BRAS�LIA , V. 69, N. 6, P. 1231-1235, DEZ. 2016 .

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CယMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. INSTITUI DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM. RESOLU��O CNE/CES N�º 3, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2001. DISPON�VEL EM: <HTTP://PORTAL.MEC.GOV.BR/CNE/ARQUIVOS/PDF/CES03.PDF>. ACESSO EM: 21 FEV. 2018.

DE OLIVEIRA COSTA, R. R. ET AL. O USO DA SIMULA��O NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO E FORMA��O EM SAÚDE E ENFERMAGEM: UMA REFLEX�O ACAD�MICA. ESPA�O PARA A SAÚDE-REVISTA DE SAÚDE PÚBLICA DO PARAN�, V. 16, N. 1, P. 59-65, 2015.

FREITAS, M. I. P; CARMONA, E. V. ESTUDO DE CASO COMO ESTRAT�GIA DE ENSINO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM E DO USO DE LINGUAGEM PADRONIZADA. REV. BRAS. ENFERM.[ONLINE]., V.64, N.6, PP.1157-1160. 2011

HERMIDA, P. M. V.; BARBOSA, S. S.; HEIDEMANN, I. T. S. B. METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO NA FORMA��O DO ENFERMEIRO: INOVA��O NA ATEN��O B�SICA. REVISTA DE ENFERMAGEM DA UFSM, [S.L.], V. 5, N. 4, P. 683-691, DEZ. 2015.

LIRA, A. L. B. C.; LOPES, M. V. O. NURSING DIAGNOSIS: EDUCATIONAL STRATEGY BASED ON PROBLEM-BASED LEARNING. REV. LATINO-AM. ENFERMAGEM [ONLINE]., V.19, N.4, PP.936-943. 2011

MARIN, M. J. S. ET AL.ASPECTOS DAS FORTALEZAS E FRAGILIDADES NO USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM. REV. BRAS. EDUC. MED. [ONLINE]. V.34, N.1, PP.13-20. 2010.

MENDES, K. D. S. ET AL. REVISÃO INTEGRATIVA: M�TODO DE PESQUISA PARA A INCORPORA��O DE EVID�NCIAS NA SAÚDE E NA ENFERMAGEM. TEXTO CONTEXTO ENFERM. FLORIANÓPOLIS. OUT-DEZ; 17(4): 758-64. 2008.

MESQUITA, S. K. C.; MENESES, R. M. V.; RAMOS, D. K. R. METODOLOG�AS ACTIVAS DE ENSE�ANZA/APRENDIZAJE: DIFICULTADES DE DOCENTES DE UN CURSO DE ENFERMER�A. TRAB. EDUC. SAÚDE [ONLINE]. V.14, N.2, PP.473-486. EPUB APR 01, 2016.

MITRE, S. M. ET AL.METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMA��O PROFISSIONAL EM SAÚDE: DEBATES ATUAIS. CI�NC. SAÚDE COLETIVA [ONLINE]. V.13, SUPPL.2, PP.2133-2144. 2008

PRADO, M. L. ET AL. ARCO DE CHARLES MAGUEREZ: REFLETINDO ESTRAT�GIAS DE METODOLOGIA ATIVA NA FORMA��O DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE. ESC. ANNA NERY [ONLINE]. V.16, N.1, PP.172-177. 2012.

RODRIGUEZ-BORREGO, M. A. ET AL . PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DA SENSIBILIDADE DE MAFFESOLI E APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO DE ENFERMAGEM.REV. LATINO-AM. ENFERMAGEM, RIBEIR�O PRETO , V. 22, N. 3, P. 504-510, JUN. 2014 .

SOBRAL, F. R.; CAMPOS, C. J. G.UTILIZA��O DE METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO E ASSIST�NCIA DE ENFERMAGEM NA PRODUÇÃO NACIONAL: REVISÃO INTEGRATIVA. REV. ESC. ENFERM. USP [ONLINE]. VOL.46, N.1, PP.208-218. 2012.

SOARES, A. N. ET AL. ROLE PLAYING GAME (RPG) NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS. REVISTA ELETR�NICA DE ENFERMAGEM, GOI�NIA, V. 18, DEZ. 2016. DISPON�VEL EM: <HTTPS://REVISTAS.UFG.BR/FEN/ARTICLE/VIEW/37672/21999>. ACESSO EM: 17 MAR. 2018.

WATERKEMPER, R.; DO PRADO, M. L.ESTRAT�GIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM. REV. BRAS. ENFERM. [ONLINE]., V.29, N.2, PP.234-246. 2011.

Downloads

Publicado

2022-04-22

Edição

Seção

II Simpósio de Produção Científica do Curso de Enfermagem da UniEVANGÉLICA