APRENDENDO A APRENDER E A ENSINAR COM METODOLOGIAS ATIVAS

RELATO DE EXPERI�NCIA

Autores

  • Angà©lica Lima Brandão SIMà•ES
  • Lismary Barbosa de Oliveira e SILVA
  • Regina Ribeiro de CASTRO
  • Rosana Mendes Bezerra
  • Sheila Mara PEDROSA

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem; Educação; Conhecimento

Resumo

NA OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR EM MODALIDADES VARIADAS DE APRENDIZAGEM BASEADAS EM METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, TEM-SE A OPORTUNIDADE DE APRENDER E CONTRIBUIR CIENTIFICAMENTE E SIGNIFICATIVAMENTE COM ATIVIDADES E PRODUTOS FINAIS REALIZADOS NO COLETIVO. PERCEBE-SE QUE O ENSINO DIRECIONADO POR METODOLOGIAS ATIVAS TORNA-SE INTENSO, NA PERSPECTIVA DE QUE TODOS OS SABERES SÃO RELEVANTES E UM SE COMPLETA OU SE COMPLEMENTA NO OUTRO. DESSA FORMA, O ESTUDANTE NÃO � INERTE, SENDO ESTE INSTIGADO E ORIENTADO A SER PARTICIPANTE ATIVO NA PRODUÇÃO DO PRÓPRIO CONHECIMENTO, COLABORANDO COM O GRUPO E COM A AMPLIA��O DAS CONCEP��ES PR�VIAS, INDIVIDUAIS E DO COLETIVO, ENVOLVENDO FACILITADORES E ESPECIALISTAS.  O INTERESSE EM RELATAR AS EXPERI�NCIAS VIVENCIADAS NO CURSO TENDO SIDO REALIZADO COM BASE EM METODOLOGIAS ATIVAS, DEU-SE PELA RELEV�NCIA DESSE TEMA NOS CEN�RIOS DE EDUCAÇÃO DO PA�S, OBJETIVANDO APRESENTAR A TRAJETÓRIA DAS DIFERENTES ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM EXPERIENCIADAS NO CURSO DE ESPECIALIZA��O. ACREDITA-SE QUE CONHECER O PROCESSO APRESENTA-SE COMO SUPERFICIAL AO PODER DE VIVENCI�-LO. DIANTE DESSA AFIRMA��O, ENTENDE-SE QUE SER CONDUZIDO EM DIRE��O AO APRENDIZADO POR METODOLOGIAS ATIVAS CONSTA DE GRANDES DESAFIOS FRENTE A FORMA��O TRADICIONAL AO QUAL FOMOS SUBMETIDOS. RESIST�NCIAS EM MESCLAR OS SABERES OCORRERAM EM ALGUMAS DAS ABORDAGENS. ENTRETANTO, FORAM SUPERADAS DURANTE O PROCESSO DE ESTUDO E CONVIV�NCIA, AO FINAL AS EQUIPES E GRUPOS DE FORMA GERAL DEMONSTRARAM RESPEITO �S DIVERSIDADES DE OPINI�ES E COLEGUISMO E ESP�RITO COLABORATIVO.

Referências

GAMARRA, TATIANA PEREIRA DAS NEVES; PORTO, MARCELO FIRPO DE SOUZA. REGULA��O EM SAÚDE E EPISTEMOLOGIA POLÍTICA: CONTRIBUI��ES DA CI�NCIA PÓS-NORMAL PARA ENFRENTAR AS INCERTEZAS. ORGAN. SOC., SALVADOR, V. 22, N. 74, P. 405-422, SET. 2015. DISPON�VEL EM <HTTP://WWW.SCIELO.BR/SCIELO.PHP?SCRIPT=SCI_ARTTEXT&PID=S1984-92302015000300405&LNG=PT&NRM=ISO>. ACESSOS EM 16 AGO. 2017. HTTP://DX.DOI.ORG/10.1590/1984-9230746.
GIGANTE, RL; CAMPOS, GWS. POLÍTICA DE FORMA��O E EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO BRASIL: BASES LEGAIS E REFER�NCIAS TEÓRICAS. TRAB. EDUC. SAÚDE, RIO DE JANEIRO, V. 14 N. 3, P. 747-763, SET./DEZ. 2016. DISPON�VEL EM: HTTP://WWW.SCIELO.BR/PDF/TES/V14N3/1678-1007-TES-14-03-0747.PDF ACESSO 16 DE OUT. 2017.
LIMA, VAL�RIA VERNASCHI. ESPIRAL CONSTRUTIVISTA: UMA METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO-APRENDIZAGEM. INTERFACE (BOTUCATU), BOTUCATU , V. 21, N. 61, P. 421-434, JUN. 2017. DISPON�VEL EM <HTTP://WWW.SCIELO.BR/SCIELO.PHP?SCRIPT=SCI_ARTTEXT&PID=S1414-32832017000200421&LNG=PT&NRM=ISO>. ACESSOS EM 23 MAIO 2017. EPUB 27-OUT-2016. HTTP://DX.DOI.ORG/10.1590/1807-57622016.0316

MITRE, SANDRA MINARDI ET AL. METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMA��O PROFISSIONAL EM SAÚDE: DEBATES ATUAIS. CI�NC. SAÚDE COLETIVA, RIO DE JANEIRO , V. 13, SUPL. 2, P. 2133-2144, DEC. 2008. AVAILABLE FROM <HTTP://WWW.SCIELO.BR/SCIELO.PHP?SCRIPT=SCI_ARTTEXT&PID=S1413-81232008000900018&LNG=EN&NRM=ISO>. ACCESS ON 16 APR. 2017. HTTP://DX.DOI.ORG/10.1590/S1413-81232008000900018

PILETTI, NELSON; ROSSATO, SOLANGE MARQUES. PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM: DA TEORIA DO CONDICIONAMENTO AO CONSTRUTIVISMO. 1ª ED. SÃO PAULO: CONTEXTO, 2015.

Downloads

Publicado

2022-04-22

Como Citar

SIMà•ES, A. L. B., SILVA, L. B. de O. e, CASTRO, R. R. de, Bezerra, R. M., & PEDROSA, S. M. (2022). APRENDENDO A APRENDER E A ENSINAR COM METODOLOGIAS ATIVAS: RELATO DE EXPERI�NCIA. CIPEEX, 2, 1634–1642. Recuperado de https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/CIPEEX/article/view/2757

Edição

Seção

II Simpósio de Produção Científica do Curso de Enfermagem da UniEVANGÉLICA