SERVIÇO DE ACOLHIMENTO PSICOSSOCIAL AO IMIGRANTE

Autores

  • Carolina Marcolino Universidade Evangélica de Goiás - Anápolis
  • Ana Luísa Lopes Cabral Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA

Palavras-chave:

Refugiado, Vítima, Acolhimento Psicossocial, Lei n. 9.474/1997

Resumo

O crescente cenário global de deslocamentos forçados evidencia a urgência de uma abordagem humanizada no acolhimento de refugiados. No Brasil, a Lei n.º 9.474/1997 estabelece um marco legal ao reconhecer a condição de refúgio para pessoas que fogem de graves violações de direitos humanos, oferecendo respaldo para que o refugiado seja acolhido também como vítima. A partir de pesquisa bibliográfica e do referencial teórico de Rainer Strobl (2010), este estudo demonstra que a condição de vítima transcende o dano físico, exigindo escuta e validação da experiência subjetiva. Para tanto, desenvolveu-se um questionário-guia de acolhimento psicossocial, voltado à valorização da narrativa individual. Os resultados evidenciam a necessidade de serviços de apoio preparados para oferecer cuidado integral em saúde mental e promover a inserção social dos refugiados. Conclui-se que tratar o refugiado como vítima não apenas atende a demandas legais e humanitárias, mas também contribui para a dignidade e recuperação desses indivíduos.

Referências

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE APOIO À VÍTIMA. Brochura destinada às autoridades judiciárias e órgãos de polícia criminal. 1. ed. Lisboa: APAV, 2021.

BRASIL. Lei n.º 9.474, de 22 de julho de 1997. Define mecanismos para a implementação do Estatuto dos Refugiados de 1951, e determina outras providências. Brasília, DF: Senado Federal, 1997. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9474.htm. Acesso em: 18 ago. 2025.

JUNGER DA SILVA, Gustavo; CAVALCANTI, Leonardo; DE OLIVEIRA, Antônio Tadeu Ribeiro. Refúgio em números. 10. ed. Brasília, DF: Observatório das Migrações Internacionais / Ministério da Justiça e Segurança Pública / Departamento das Migrações, 2025.

STROBL, Rainer. Becoming a victim. In: SLOHAM, S. G.; KNEPPER, P.; KETT, M. (Ed.). International handbook of victimology. Boca Raton: CRC Press, 2010. p. 3-25.

Downloads

Publicado

2026-02-03

Como Citar

Marcolino, C., & Cabral, A. L. L. (2026). SERVIÇO DE ACOLHIMENTO PSICOSSOCIAL AO IMIGRANTE. CIPEEX. Recuperado de https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/CIPEEX/article/view/14026

Edição

Seção

RESUMO EXPANDIDO "CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS E HUMANAS" - acadêmico/público geral - 2025