REASONS FOR LACK OF SCHOOL ATTENDANCE AMONG BRAZILIAN YOUTH: AN EXPLORATION OF PNAD CONTINUOUS DATA 2019

Autores

  • Aliny de Paula Macedo Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Edson Morais dos Santos Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Enne Karolina Ferreira Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Murilo Marques Costa Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA

Palavras-chave:

Education, Public Policy, School Dropout, School Evasion.

Resumo

EXPLORANDO A METODOLOGIA COM A QUAL O BRASIL LIDA COM A EVASÃO ESCOLAR, A TAREFA DO QUE É PRESCRITO NO ART. 5º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, QUE PREVÊ UMA EDUCAÇÃO IGUAL PARA TODOS. EMBORA O ACESSO À EDUCAÇÃO TENHA MELHORADO CONSIDERAVELMENTE NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, QUANDO SE TRATA DE MANTER OS ALUNOS NA ESCOLA ATÉ A CONCLUSÃO DE SUA EDUCAÇÃO BÁSICA, OS DESAFIOS TENDEM A AUMENTAR, DECORRENTES DE VÁRIAS CAUSAS. É CLARO QUE O PAÍS TEM UMA GRANDE DISPARIDADE DE RENDA E ACESSO A RECURSOS EDUCACIONAIS, DEVIDO A ISSO O PRESENTE ESTUDO TEM O OBJETIVO DE APRESENTAR OS FATORES INTERNOS, INDIVIDUAIS E COMO ELES INFLUENCIAM O MAU DESEMPENHO E O DESÂNIMO ESCOLAR DOS ALUNOS CAUSANDO A EVASÃO ESCOLAR. O ARTIGO ORIGINAL FOI BASEADO EM DADOS DA PNAD CONTÍNUA 2019 COMO SUA PRINCIPAL FONTE DE DADOS. TRÊS TABELAS ESPECÍFICAS CONTENDO VARIÁVEIS RELEVANTES FORAM SELECIONADAS, CONFORME DEFINIDO PELOS CRITÉRIOS DO IBGE. A ORGANIZAÇÃO E MANIPULAÇÃO DOS DADOS FORAM REALIZADAS UTILIZANDO O MICROSOFT OFFICE EXCEL. A ANÁLISE ESTATÍSTICA FOI REALIZADA ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DO DIAGRAMA DE PARETO, UMA FERRAMENTA QUE PERMITIU VISUALIZAR CLARAMENTE AS PRINCIPAIS CAUSAS DA NÃO FREQUÊNCIA ESCOLAR. A EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL, INFLUENCIADA PELA DESIGUALDADE ECONÔMICA, AFETA OS ALUNOS DE BAIXA RENDA, IMPULSIONADOS POR BARREIRAS FINANCEIRAS PARA DEIXAR SEUS ESTUDOS PARA SUSTENTAR SUAS FAMÍLIAS. OS RESULTADOS REVELARAM QUE O PRINCIPAL MOTIVO PARA NÃO FREQUENTAR A ESCOLA ENTRE OS INDIVÍDUOS FOI A NECESSIDADE DE CONCILIAR ESCOLA E TRABALHO, ENQUANTO A LOCALIZAÇÃO ONDE O ESTUDANTE RESIDE NÃO TINHA ESCOLAS FOI IDENTIFICADA COMO A CAUSA MENOS FREQUENTE, REPRESENTANDO O MENOR PERCENTUAL. DADO QUE A REALIDADE DA EVASÃO E DO ABANDONO ESCOLAR AFETA SIGNIFICATIVAMENTE A ESCOLA, E CONSEQUENTEMENTE TODA A SOCIEDADE, O ATO DO ALUNO SAIR DE UM ENSINO ANTES DO PRAZO APROPRIADO REFORÇA OS PROBLEMAS SOCIAIS. PARA COMBATER ESSE PROBLEMA, É NECESSÁRIO ABORDAR QUESTÕES SOCIOECONÔMICAS, MELHORAR A INFRAESTRUTURA ESCOLAR, FORNECER SUPORTE DE SAÚDE ADEQUADO, PROMOVER EDUCAÇÃO SEXUAL E FORTALECER A SEGURANÇA NAS ESCOLAS. ALÉM DISSO, É CRUCIAL INSPIRAR A MOTIVAÇÃO E O ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS MOSTRANDO O VALOR DA EDUCAÇÃO PARA O SEU FUTURO. EM CONCLUSÃO, A EDUCAÇÃO É UM DIREITO FUNDAMENTAL, E TODO ESFORÇO DEVE SER FEITO PARA GARANTIR QUE TODOS OS ALUNOS TENHAM A OPORTUNIDADE DE COMPLETAR SUA EDUCAÇÃO BÁSICA E ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS DE VIDA. COMBATER A EVASÃO ESCOLAR É CRUCIAL PARA A CONSTRUÇÃO DE UM BRASIL MAIS IGUALITÁRIO COM UM FUTURO MAIS PROMISSOR PARA TODOS OS SEUS CIDADÃOS.

Downloads

Edição

Seção

_Resumo_Simples_V_CIPEEX_2023