AVALIAÇO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: FERRAMENTA PARA CONTEMPLAR AS HABILIDADES COGNITIVA, PSICOMOTORA E AFETIVA NA ODONTOLOGIA

Autores

  • Dalles Rodrigo Da Silva Faculdade Evangà©lica de Goianà©sia
  • Gisele Pereira de Almeida Faculdade Evangà©lica de Goianà©sia
  • Maà­sa Franà§a Teixeira Faculdade Evangà©lica de Goianà©sia
  • Matildes Josà© de Oliveira Faculdade Evangà©lica de Goianà©sia
  • Luciana Carvalho Boggian Faculdade Evangà©lica de Goianà©sia
  • Ruberval Ferreira de Morais Junior Faculdade Evangà©lica de Goianà©sia
  • Josà© Mateus dos Santos Junior Faculdade Evangà©lica de Goianà©sia
  • Larissa Santana Arantes Elias Alves Faculdade Evangà©lica de Goianà©sia

Palavras-chave:

Avaliação. Processo Ensino-Aprendizagem. Instrumentos Avaliativos. Aprendizagem Efetiva. OSCE.

Resumo

A AVALIA��O DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ENVOLVE UMA S�RIE DE ATIVIDADES COM O OBJETIVO DE EVIDENCIAR A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE UMA MANEIRA PLANEJADA E SISTEM�TICA. PARA QUE O PROCESSO AVALIATIVO SEJA COERENTE COM OS OBJETIVOS PROPOSTOS NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO, O PERFIL DO EGRESSO, AS HABILIDADES E COMPET�NCIAS DESEJADAS E AS METODOLOGIAS DE ENSINO ELE DEVE APRESENTAR TR�S FUN��ES B�SICAS: DIAGNÓSTICA, FORMATIVA E SOMATIVA PARA AUMENTAR O APRENDIZADO E APERFEI�OAR O PROCESSO EDUCACIONAL. DESSA FORMA, O OBJETIVO DESTE TRABALHO � ANALISAR COMO A AVALIA��O DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM PODE CONTEMPLAR AS TR�S FUN��ES DA AVALIA��O E OS DOM�NIOS DA APRENDIZAGEM ATRAV�S DE UMA PESQUISA DE CAR�TER EXPLORATÓRIO E UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DAS FONTES BIBLIOGR�FICAS SELECIONADAS. PARA AL�M DAS FUN��ES B�SICAS DESEMPENHADAS PELO PROCESSO AVALIATIVO DEVE-SE OBSERVAR QUE A FORMA��O DO ACAD�MICO DEVE ENGLOBAR OS M�LTIPLOS DOM�NIOS DA APRENDIZAGEM (COGNITIVO, PSICOMOTOR E AFETIVO), PRINCIPALMENTE NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DAS �REAS DA SAÚDE, E A OBTEN��O DE INFORMA��ES PARA UMA TOMADA DE DECIS�O. A AVALIA��O DE COMPET�NCIAS E APTID�ES CL�NICAS E PR�TICAS NA �REA DA SAÚDE SE TORNA, ENT�O, UMA DIF�CIL TAREFA DE SER REALIZADA COM A UTILIZA��O DE FORMAS TRADICIONAIS DE AVALIA��O COMO PROVAS ORAIS, ESCRITAS OU DE M�LTIPLA ESCOLHA, SENDO QUE OS EXAMES ESTRUTURADOS COMO A OSCE (OBJECTIVE STRUCTURED CLINICAL EXAMINATION) SÃO FERRAMENTAS PODEROSAS PARA ESTE FIM. PORTANTO, O DOCENTE DEVE UTILIZAR DIVERSAS TÉCNICAS E INSTRUMENTOS VARIADOS PARA QUE ASSIM ELE CONSIGA DIAGNOSTICAR O COME�O, O DURANTE E O TERMINO DO PROCESSO AVALIATIVO, ENGLOBAR AS FUN��ES B�SICAS DA AVALIA��O E OS M�LTIPLOS DOM�NIOS DE APRENDIZAGEM, ONDE CADA ESTUDANTE ASSUME SUA IDENTIDADE.

Downloads

Publicado

2022-05-06

Edição

Seção

Revisões