AÇÀ•ES EXTENSIONISTAS COMO FERRAMENTA DE DEMOCRATIZAÇO DO ENSINO 5.0, UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • HUMBERTO SOUSA FONTOURA UniEVANGà‰LICA
  • Claudia Regina Major
  • Dayse Vieira Santos Barbosa
  • George Martins Ney da Silva Jr
  • João Baptista Carrijo
  • Julia Maria de Oliveira
  • Juliane Macedo
  • Marluce Martins Machado da Silveira
  • Priscila Maria àlvares Usevicius
  • Thiago de Oliveira Pitaluga

Palavras-chave:

Extensão comunitária, educação, tecnologia da informação, acesso à tecnologia da informação, comunicação

Resumo

A EDUCAÇÃO � O MEIO PELO QUAL A HUMANIDADE SE DESENVOLVE, IMPACTANDO FORTEMENTE NA ESTRATIFICA��O SOCIAL, UMA VEZ QUE SEU ACESSO NÃO � UNIVERSAL. O OBJETIVO DO ESTUDO � REALIZAR UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE A IMPORT�NCIA DOS PROJETOS DE EXTENS�O NA DEMOCRATIZA��O DA EDUCAÇÃO 5.0. RESULTADOS: A EDUCAÇÃO 5.0 � CARACTERIZADA PELA ASSOCIAÇÃO DOS AVAN�OS TECNOLÓGICOS DA ATUALIDADE, METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO, USO DE JOGOS INTERATIVOS E RECURSOS VIRTUAIS, AL�M DO PROTAGONISMO DO ALUNO E DO CONHECIMENTO DO PROFESSOR. ELA SE PROP�E A FACILITAR A CONSTRU��O DO CONHECIMENTO E A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS, INTEGRANDO OS RECURSOS TECNOLÓGICOS MAIS RECENTES COM O CONTEXTO SOCIAL. DESSA FORMA, A EDUCAÇÃO 5.0 � UMA REALIDADE COMPLEXA E POUCO ACESS�VEL, PRINCIPALMENTE EM COMUNIDADES MENOS FAVORECIDAS ECONOMICAMENTE E COM MENOS ACESSO A TECNOLOGIAS COMO INTERNET DE QUALIDADE E HARDWARES MODERNOS. PARA O VERDADEIRO EDUCADOR, NO ENTANTO, TORNAR A EDUCAÇÃO ACESS�VEL A TODOS � A ESS�NCIA DA CONSTRU��O DE UM MUNDO MAIS JUSTO E IGUALIT�RIO. A UNIVERSIDADE, ESPA�O PRIVILEGIADO DE CONSTRU��O DO CONHECIMENTO, DE DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E FORMA��O DE COMPET�NCIAS ATITUDINAIS, DESTACA-SE POR SUA RESPONSABILIDADE SOCIAL, CONCRETIZADA, PRINCIPALMENTE, PELAS ATIVIDADES EXTENSIONISTAS QUE FACILITAM A APROXIMA��O DA ACADEMIA COM A POPULA��O. CONCLUI-SE QUE A UNIVERSIDADE POR MEIO DE A��ES EXTENSIONISTAS, PODE IMPACTAR NA REALIDADE DA COMUNIDADE, PROMOVENDO TREINAMENTOS  E PERMITINDO QUE PROFESSORES LOCAIS INSIRAM NOVAS METODOLOGIAS EM LOCAIS ONDE DIFICILMENTE ELAS PODERIAM SE DESENVOLVER.

Downloads

Publicado

2023-07-07

Como Citar

FONTOURA, HUMBERTO SOUSA et al. AÇÀ•ES EXTENSIONISTAS COMO FERRAMENTA DE DEMOCRATIZAÇO DO ENSINO 5.0, UMA REVISÃO DA LITERATURA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 5, n. 1, 2023. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/9491. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 44º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES