EDUCAÇÃO 5.0: TRANSFORMANDO E INOVANDO A EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE EVANGÀ©LICA DE GOI�S

Autores

  • Rosemberg Fortes Nunes
  • Adriano Machado dos Santos
  • Aurà©lio Caetano Feliciano
  • Cláudia Gomes de Oliveira dos Santos
  • Eduardo Coelho da M. Faria
  • Joaquim Orlando Parada
  • Ricardo Henrique Fonseca Alves
  • Sà©rgio Mateus Brandão
  • Vanessa Honorato Domingos

Palavras-chave:

Educação em Engenharia., Problem Based Learning. , Project Led Education. , Metodologias ativas.

Resumo

ESTE ARTIGO POSSUI COMO OBJETO DE ESTUDO O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS, O APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO DE
HABILIDADES DE INOVA��O DO FUTURO ENGENHEIRO ATRAV�S DO RELATO DE UMA EXPERI�NCIA APLICADA NA DISCIPLINA DE
TELECOMUNICA��ES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA EL�TRICA DA UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOI�S. A
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL) � UMA PEDAGOGIA CENTRADA NO ALUNO QUE TEM UM HISTÓRICO DE
PRODUÇÃO DE SÓLIDOS RESULTADOS EDUCACIONAIS. NESTA LINHA DE PENSAMENTO, ESTE ESTUDO TEM COMO MOTIVA��O
ANALISAR AS METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS NO CURSO DE ENGENHARIA EL�TRICA, EM ESPEC�FICO APRESENTAR AS
EXPERI�NCIAS INICIAIS DOS ALUNOS DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE TELECOMUNICA��ES COM
O USO DE FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS COMO O SOFTWARE MATLAB E LABVIEW. O M�TODO DE PESQUISA UTILIZADO
� UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. OS RESULTADOS DESTE ESTUDO MOSTRAM QUE OS ALUNOS CONSEGUEM POR MEIO DE UMA
MODELAGEM COMPUTACIONAL UMA REPRESENTA��O E ANÁLISE DE UM PROBLEMA REAL REFERENTE A FILTRAGEM ADAPTATIVA
DE RU�DO EM SINAIS DE COMUNICA��O. OS ALUNOS TIVERAM COMO OBJETIVO PRINCIPAL APRESENTAR UM PROBLEMA DE
MODELAGEM PARA SIMULAR UM FILTRO ADAPTATIVO USANDO O ALGORITMO LMS (LEAST MEAN SQUARE) PARA CANCELAMENTO
DE RU�DO. O PRINCIPAL OBJETIVO DO CANCELAMENTO DE RU�DO � ESTIMAR O SINAL DE RU�DO E SUBTRAI-LO A PARTIR DO SINAL
DE ENTRADA ORIGINAL MAIS SINAL DE RU�DO E, CONSEQUENTEMENTE, OBTER O SINAL SEM RU�DO. H� UM M�TODO ALTERNATIVO
CHAMADO DE CANCELAMENTO DE RU�DO ADAPTATIVO PARA ESTIMAR UM SINAL DE VOZ CORROMPIDA POR UM RU�DO ADITIVO
OU INTERFER�NCIA. ESTE M�TODO UTILIZA UM SINAL DE ENTRADA PRINCIPAL QUE CONT�M O SINAL DE VOZ E UMA ENTRADA DE
REFER�NCIA, CONTENDO O RU�DO. A ENTRADA DE REFER�NCIA � FILTRADA ADAPTATIVAMENTE E SUBTRA�DA DA ENTRADA PRIM�RIA
DO SINAL PARA OBTER O SINAL ESTIMADO. NESTE M�TODO, O SINAL DESEJADO DANIFICADO POR UM RU�DO ADITIVO PODE SER
RECUPERADO POR UM CANCELADOR DE RU�DO ADAPTATIVO USANDO ALGORITMO LMS (LEAST MEAN SQUARE). ESTE
CANCELADOR DE RU�DO ADAPTATIVO � �TIL PARA MELHORAR A RELAÇÃO SNR. PARA A ESTIMA��O DO FILTRO ADAPTATIVO FORAM
UTILIZADOS OS PROGRAMAS COMPUTACIONAIS MATLAB E LABVIEW.

Publicado

2022-12-02

Como Citar

NUNES, Rosemberg Fortes; MACHADO DOS SANTOS, Adriano; FELICIANO, Aurà©lio; DE OLIVEIRA DOS SANTOS, Cláudia Gomes; FARIA, Eduardo; PARADA, Joaquim; ALVES, Ricardo; BRANDÃO, Sà©rgio; DOMINGOS, Vanessa. EDUCAÇÃO 5.0: TRANSFORMANDO E INOVANDO A EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE EVANGÀ©LICA DE GOI�S. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 135–144, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/8275. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 43º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES