UTILIZAÇO DE TIC€™S COMO SOCRATIVE E MENTIMETER NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM:

MINI REVIS�ƑO DE LITERATURA

Autores

  • Wesley dos Santos Costa Universidade Evangà©lica de Goiás
  • Cecà­lia Magnabosco Melo Universidade Evangà©lica de Goiás
  • Fernanda Bastos de Souza Universidade Evangà©lica de Goiás
  • Liana da Silva Gomes Universidade Evangà©lica de Goiás
  • Patrà­cia S ardinha Leonardo Lopes Martins Universidade Evangà©lica de Goiás
  • Rúbia Mariano da Silva Universidade Evangà©lica de Goiás
  • Samara Lamounier Santana Parreira Universidade Evangà©lica de Goiás
  • Thiago Rodrigues de Araújo Universidade Evangà©lica de Goiás
  • Vaneide Caldas Martins Universidade Evangà©lica de Goiás
  • Viviane Soares Universidade Evangà©lica de Goiás

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Socrative, Mentimeter, Ensino Superior

Resumo

COM O ADVENTO DA PANDEMIA, O USO DAS TIC�€™S SE TORNOU MUITO COMUM E OCUPA NO SISTEMA DE ENSINO SUPERIOR PAPEL DE DESTAQUE, OU SEJA, � UTILIZADO EM TODAS AS ETAPAS DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR. PODE SER CONSIDERADA COMO UM RECURSO ADICIONAL AOS PROFESSORES SEMPRE COM O OBJETIVO DE OPORTUNIZAR O APRENDER. DE FORMA SIMPLES, AS TICS SÃO PROGRAMAS/SOFTWARES QUE GERAM ACESSO AO CONHECIMENTO E CONSISTE NO TRATAMENTO DAS INFORMA��ES CONECTADAS COM A SUA TRANSMISS�O DE FORMA CLARA AO ALUNO. ASSIM, O OBJETIVO DESTE ESTUDO � REVISAR SOBRE A UTILIZA��O DOS SOFTWARES SOCRATIVE E MENTIMETER NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. A REVISÃO DE LITERATURA FOI CONDUZIDA NAS BASES DE DADOS SCIELO E PUBMED E AS FORAM REALIZADAS EM JULHO DE 2022. OS DESCRITORES INCLU�DOS NA ESTRAT�GIA DE BUSCA FORAM METODOLOGIAS ATIVAS (ACTIVE METHODOLOGIES), SOCRATIVE E MENTIMETER, EM INGLÊS E PORTUGU�S. FORAM INCLU�DOS LIVROS E ARTIGOS DE BASE CONCEITUAL, PUBLICADOS NA L�NGUA PORTUGUESA E INGLESA. PARA OS TRABALHOS CITADOS QUE MOSTRARAM RESULTADOS DE INTERVEN��O FORAM INCLU�DOS OS PUBLICADOS A PARTIR DE 2017. O SOCRATIVE � UMA PLATAFORMA VIRTUAL QUE PERMITE QUE PROFESSORES E ALUNOS SE CONECTEM POR MEIO DE SEUS DISPOSITIVOS MÓVEIS (CELULAR, TABLET OU LAPTOP) DURANTE A AULA. CADA PROFESSOR PODE CRIAR A SUA PRÓPRIA CONTA E O OBJETIVO DA PLATAFORMA � INCENTIVAR O ALUNO A PARTICIPAR DA AULA RESPONDENDO AS PERGUNTAS POR MEIO DE SEU DISPOSITIVO MÓVEL. ENQUANRO A ATIVIDADE ACONTECE, O PROFESSOR � CAPAZ DE VER O PROGRESSO INDIVIDUAL E EM GRUPO DE CADA TÓPICO ESTUDADO EM TEMPO REAL. APÓS A ATIVIDADE SER ENCERRADA, O PROGRAMA ENVIA AUTOMATICAMENTE AO PROFESSOR POR E-MAIL UMA ESTAT�STICA DA ATIVIDADE. O MENTIMETER � UMA PLATAFORMA QUE PERMITE VOC� OUVIR E SER OUVIDO, PROPORCIONA INTERA��ES EM TEMPO REAL. ISSO TORNA A APRESENTA��O MAIS ATIVA, PERMITE TROCA DE EXPERI�NCIAS, OPINI�ES, PERGUNTAS DE M�LTIPLA ESCOLHA, TESTES, PERGUNTAS E RESPOSTAS E MUITO MAIS. A PRESENTE MINI-REVISÃO PARTE DO PRESSUPOSTO QUE AMBAS AS METODOLOGIAS ATIVAS SÃO RECURSOS QUE FACILITAM O APRENDIZADO NO PROCESSO DE ENSINO, DEVEMOS APROVEITA-LAS DE FORMA INTENSA E SEGURA. TODO E QUALQUER RECURSO QUE ESTÁ DISPOSTO NA PLATAFORMA DO MENTIMETER OU SOCRATIVE � ENRIQUECEDOR, E � UMA FERRAMENTA QUE FACILITA O V�NCULO DOCENTE E DISCENTE.

Publicado

2022-12-02

Como Citar

DOS SANTOS COSTA, Wesley et al. UTILIZAÇO DE TIC€™S COMO SOCRATIVE E MENTIMETER NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: : MINI REVIS�ƑO DE LITERATURA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 103–108, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/8266. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 43º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES