O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
PR�TICA NO CURSO DE DIREITO
Palavras-chave:
Relato de experiência. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Curso de Direito.Resumo
O USO DE FERRAMENTAS EM PROL DO PROCESSO ENSINAGEM TEM SIDO ESSENCIAL NA UNIVERSIDADE. A BUSCA POR UMA PEDAGOGIA QUE CORRESPONDA A UMA APRENDIZAGEM EFETIVA NO MEIO ACAD�MICO RESULTOU EM ESTRAT�GIAS QUE VISAM A FORMA��O CONTINUADA DO DOCENTE, NA QUAL SE DESTACA A UTILIZA��O DE RECURSOS DIVERSOS COM O FIM DE ROMPER COM A IDEIA DE QUE O PROFESSOR D� AULAS, MAS SIM, DE QUE ELE AS FAZ, JUNTO AO DISCENTE. NESSA PERSPECTIVA, SURGE, NA UNIVERSIDADE UNIEVANG�LICA, O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA. ESTE TEXTO APRESENTA A IMPORT�NCIA DESSA FERRAMENTA PARA UMA PEDAGOGIA PAUTADA NA TRANSDISCIPLINARIDADE, SUAS DIRETRIZES E DIN�MICA, TENDO POR OBJETIVO RELATAR A EXPERI�NCIA ACAD�MICA, COM DESTAQUE PARA AS PR�TICAS, EXITOSAS E INOVADORAS, RESULTANTES DO USO DO AVA NO CURSO DE DIREITO. A JUSTIFICATIVA QUANTO � ESCOLHA DO TEMA SE D� DIANTE DA NECESSIDADE DE SE ADEQUAR O ENSINO A UM SISTEMA DE APRENDIZAGEM NO QUAL, COM O AVAN�O TECNOLÓGICO E A DIN�MICA INTERACIONAL PROVOCADA PELO ACESSO AO MEIO DE COMUNICA��O VIA DIGITAL, REQUER O REPENSAR DESSE PROCESSO COM O FIM DE GARANTIR AO ALUNADO HABILIDADES E COMPET�NCIAS NECESS�RIAS PARA A REALIDADE DE UM MUNDO, TAMB�M VIRTUAL. MAS, COMO VIABILIZAR UM APRENDIZADO QUE CAPACITE A APREENS�O DE CONHECIMENTO PELO ACAD�MICO? O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM, AO PROPORCIONAR UMA DIN�MICA DE AULAS H�BRIDAS, POSSIBILITA UMA CULTURA DE CONSTRU��O MAKER (FAZER): DE AUTONOMIA DISCENTE, SEGUNDO A QUAL O ALUNO, DE MERO EXPECTADOR, PARA A SER, TAMB�M, O AUTOR NA CONSTRU��O DE SEU CONHECIMENTO.