TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM ESTÀMULO PARA INOVAR A EDUCAÇO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Palavras-chave:
gestão, aprendizagem , tecnologias , educação , gamificação.Resumo
ESTE TRABALHO APRESENTA O RELATO DE UMA EXPERIENCIA VIVENCIADA PELOS PROFESSORES DO CURSO DE ADMINISTRA��O DA UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOI�S DURANTE DO SEGUNDO SEMESTRE DE 2021 NA DISCIPLINA DE JOGOS EMPRESARIAIS. O TRABALHO FOI REALIZADO DE MODO INTERDISCIPLINAR E CONTOU COM A PARTICIPA��O DE PROFESSORES DE MATEM�TICA FINANCEIRA, CONTABILIDADE DE CUSTOS, PESQUISA OPERACIONAL, EMPREENDEDORISMO, TEORIA GERAL DA ADMINISTRA��O E TECNOLOGIAS DE GESTÃO. A ATIVIDADE CONSISTIU NA SIMULA��O DO PROCESSO DE GESTÃO DE UMA LOJA VAREJISTA DE COLCH�ES. OS ALUNOS FORAM DIVIDIDOS EM SEIS EQUIPES DE TRABALHO E CADA EQUIPE ELEGEU UM CEO PARA DIRECIONAR AS TAREFAS. A DURA��O DA ATIVIDADE FOI DE VINTE SEMANAS, DE MODO REMOTO, POR MEIO DE UMA PLATAFORMA EDUCACIONAL CHAMADA SMULADOR COLISEUM. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE POR MEIO DA GAMIFICA��O, OS ALUNOS CONSEGUIRAM RESGATAR SABERES AT� ENT�O ADORMECIDOS, POIS HAVIAM SIDO TRABALHADOS EM SEMESTRES ANTERIORES, E DE FORMA VIS�VEL E EXTREMAMENTE SATISFATÓRIA DECIS�ES ESTRAT�GICAS FORAM TOMADAS COM MUITA MAESTRIA POR BOA PARTE DOS GRUPOS. DESTA FORMA, O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPET�NCIAS COMPAT�VEIS COM O PERFIL DO EGRESSO DE ADMINISTRA��O PUDERAM SER OPERACIONALIZADAS DE FORMA EXTREMAMENTE EFICIENTE, SURPREENDENDO POSITIVAMENTE O GRUPO DE PROFESSORES ENVOLVIDOS NA A��O.