TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM ESTÀMULO PARA INOVAR A EDUCAÇO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Rosalina Maria de Lima Leite do Nascimento
  • Ieso Costa Marques
  • Anderson Carlos da Silva
  • Carlos Renato Ferreira
  • Daniel Ferreira Hassel Mendes
  • Josà© Fernando Muniz Barbosa
  • Márcio Dourado Rocha
  • Regiane Janaina Silva de Menezes
  • Rhogà©rio Correia de Souza Araújo

Palavras-chave:

gestão, aprendizagem , tecnologias , educação , gamificação.

Resumo

ESTE TRABALHO APRESENTA O RELATO DE UMA EXPERIENCIA VIVENCIADA PELOS PROFESSORES DO CURSO DE ADMINISTRA��O DA UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOI�S DURANTE DO SEGUNDO SEMESTRE DE 2021 NA DISCIPLINA DE JOGOS EMPRESARIAIS. O TRABALHO FOI REALIZADO DE MODO INTERDISCIPLINAR E CONTOU COM A PARTICIPA��O DE PROFESSORES DE MATEM�TICA FINANCEIRA, CONTABILIDADE DE CUSTOS, PESQUISA OPERACIONAL, EMPREENDEDORISMO, TEORIA GERAL DA ADMINISTRA��O E TECNOLOGIAS DE GESTÃO. A ATIVIDADE CONSISTIU NA SIMULA��O DO PROCESSO DE GESTÃO DE UMA LOJA VAREJISTA DE COLCH�ES. OS ALUNOS FORAM DIVIDIDOS EM SEIS EQUIPES DE TRABALHO E CADA EQUIPE ELEGEU UM CEO PARA DIRECIONAR AS TAREFAS. A DURA��O DA ATIVIDADE FOI DE VINTE SEMANAS, DE MODO REMOTO, POR MEIO DE UMA PLATAFORMA EDUCACIONAL CHAMADA SMULADOR COLISEUM. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE POR MEIO DA GAMIFICA��O, OS ALUNOS CONSEGUIRAM RESGATAR SABERES AT� ENT�O ADORMECIDOS, POIS HAVIAM SIDO TRABALHADOS EM SEMESTRES ANTERIORES, E DE FORMA VIS�VEL E EXTREMAMENTE SATISFATÓRIA DECIS�ES ESTRAT�GICAS FORAM TOMADAS COM MUITA MAESTRIA POR BOA PARTE DOS GRUPOS. DESTA FORMA, O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPET�NCIAS COMPAT�VEIS COM O PERFIL DO EGRESSO DE ADMINISTRA��O PUDERAM SER OPERACIONALIZADAS DE FORMA EXTREMAMENTE EFICIENTE, SURPREENDENDO POSITIVAMENTE O GRUPO DE PROFESSORES ENVOLVIDOS NA A��O.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

NASCIMENTO, Rosalina Maria de Lima Leite do; COSTA MARQUES, Ieso; CARLOS DA SILVA, Anderson; RENATO FERREIRA, Carlos; FERREIRA HASSEL MENDES, Daniel; MUNIZ BARBOSA, Josà© Fernando; DOURADO ROCHA , Márcio; SILVA DE MENEZES, Regiane Janaina; CORREIA DE SOUZA ARAÚJO, Rhogà©rio. TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM ESTÀMULO PARA INOVAR A EDUCAÇO EM TEMPOS DE PANDEMIA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 188–197, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7634. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 42º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES