INOVAÇO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NOS CURSOS PRESENCIAIS DA UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOIÁS: METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS
Resumo
ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR O PROCESSO DE INOVA��O NAS DISCIPLINAS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL DA UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOI�S - UNIEVANG�LICA, ENFATIZANDO O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS. VISANDO UMA EDUCAÇÃO QUE ATENDA �S DEMANDAS ATUAIS, A INSTITUI��O VEM, DE FORMA CONSTANTE NOS �LTIMOS ANOS, TRANSFORMANDO SUA FORMA DE ENSINAR. RECENTEMENTE, O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PASSOU A SER UTILIZADO POR TODAS AS DISCIPLINAS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAIS DA INSTITUI��O. ATUALMENTE, SÃO QUATRO FORMATOS DE DISCIPLINAS QUE COMP�EM AS MATRIZES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: 100% PRESENCIAL COM APOIO ON-LINE, 75% PRESENCIAL E 25% ON-LINE, 50% PRESENCIAL E 50% ON-LINE; E 100% ON-LINE. � O ENSINO PRESENCIAL �€ŒMISTURADO�€ AO ENSINO ON-LINE, OU SEJA, UM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM H�BRIDA OFERECIDO AOS ACAD�MICOS DA INSTITUI��O. RESSALTA-SE QUE A UNIEVANG�LICA J� UTILIZA, DESDE 2018, A APRENDIZAGEM ON-LINE NOS CURSOS PRESENCIAS. NO ENTANTO, A EXPERI�NCIA DAS AULAS REMOTAS EMERGENCIAIS DURANTE A PANDEMIA, INTENSIFICOU O ENSINO H�BRIDO, DE TAL FORMA QUE ESTE ESTÁ COMTEMPLADO NAS �LTIMAS DIRETRIZES PARA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DOS CURSOS PRESENCIAIS. UTILIZOU-SE COMO RECURSO METODOLÓGICO NESTE TRABALHO, A T�CNICA DO RELATO DE EXPERI�NCIA DESCRITO PELA PRÓ-REITORIA ACAD�MICA - PROACAD. O ESTUDO RELATA, AS ESTRAT�GIAS INOVADORAS ADOTADAS NA UNIEVANG�LICA NO INTUITO DE FAVORECER UMA FORMA��O MAIS ABRANGENTE E CONTEMPOR�NEA A NOSSOS ACAD�MICOS, UTILIZANDO SISTEMATICAMENTE METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DAS DISCIPLINAS DOS CURSOS PRESENCIAS DE GRADUAÇÃO DA INSTITUI��O.