EXPERI�NCIA DO ENSINO HÀBRIDO EM 2021

PERSPECTIVAS PARA DOCENTES NA ERA DIGITAL

Autores

  • ADRIANO GOUVEIA LIMA Faculdade de Direito de Anápolis
  • Professora
  • Professora
  • Professor
  • Professor
  • Professor
  • Professora
  • Professora
  • Professora
  • Professora

Palavras-chave:

Tecnologia, Inovação, Pesquisa, Ciência, Direito

Resumo

O ANO LETIVO DE 2021 FOI INOVADOR NO QUE SE REFERE AO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS E FERRAMENTAS DIGITAIS NO QUESITO ENSINO E APRENDIZAGEM. A ATUALIZAÇÃO DIGITAL, ASSOCIADA AO AVAN�O DAS PLATAFORMAS TROUXE CONCEITOS INOVADORES E EXPERI�NCIAS IN�DITAS, QUE, CERTAMENTE, MUDARAM O CONCEITO CL�SSICO DA ATIVIDADE DOCENTE COMO CONHECEMOS. DE MEROS MINISTRADORES DE CONTE�DOS PREVISTOS NA GRADE CURRICULAR PASSAMOS A LIDAR DIARIAMENTE COM AS MAIS DIVERSAS PLATAFORMAS INTERCONECTADAS E INTERA��O COM OS ALUNOS AT� MESMO PELAS REDES SOCIAIS QUE, DE MERA FERRAMENTA DE DISTRA��O, PASSOU A SER USADA ATIVAMENTE NA SALA DE AULA. TRATAM-SE TAIS FERRAMENTAS DE UM REFOR�O PARA O ACAD�MICO, QUE VISA SUPERAR AS DEFICI�NCIAS DO APRENDIZADO DO ALUNO COM UMA ABORDAGEM DE AUX�LIO, VISANDO FACILITAR A MINISTRA��O DO CONTE�DO QUE SER� ABORDADO NO CURSO QUE FOI ABORDADO COM UMA NOVA E IN�DITA PERSPECTIVA. O PROFESSOR NO USO DESSAS PLATAFORMAS E FERRAMENTAS ATIVASDEVE TER UMA ATUA��O CRIATIVA E INOVADORA, USANDO TODAS AS FERRAMENTAS DE AUX�LIO NA COMPLEMENTA��O DA FORMA��O DO ACAD�MICO QUE, EVENTUALMENTE, APRESENTAR ALGUMA DEFICI�NCIA, TAIS COMO, OS TIC�´S, AS PLATAFORMAS COMO O AVA - AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E, AT� MESMO, AS REDES SOCIAIS, QUE SÃO UMA PODEROSA FERRAMENTA DE ENSINO. NESTE SENTIDO, O PROFESSOR DA UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE ANÁPOLIS DEVE SEMPRE ESTAR ABERTO PARA O CONHECIMENTO E DOM�NIO DESTAS FERRAMENTAS E CIENTES QUE ELAS EST�O EM CONSTANTE MUTA��O. DA MESMA MANEIRA, A FAIXA ET�RIA DOS ACAD�MICOS DO CURSO DE DIREITO DA UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE ANÁPOLIS, BASTANTE JOVEM, � ALTAMENTE CONECTADA COM ESSAS FERRAMENTAS, O QUE IMP�E AO PROFESSOR DO CURSO DE DIREITO A NECESSIDADE CONSTANTE DE ADAPTA��ES. POR FIM, NÃO SE NEGA QUE, NO FUTURO, NOVAS FERRAMENTAS PODEM SURGIR. A UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE ANÁPOLIS, COMO NÃO PODIA SER DIFERENTE, ADERIU COMPLETAMENTE A ERA DIGITAL, ESTANDO ATUALIZADA COM AS MAIS MODERNAS TECNOLOGIAS.  O PROFESSOR DEVE, NESTE SENTIDO, BUSCAR ATUALIZAÇÃO DIGITAL, SENDO QUE, A FORMA DE SE REPASSAR O CONHECIMENTO CL�SSICO, DE FORMA EMP�RICA, ONDE O PROFESSOR � O DETENTOR DO CONHECIMENTO ESTÁ SUPERADA E O DOCENTE � UM FACILITADOR DO CONHECIMENTO. LOGO, A CONSTANTE INOVA��O, APERFEI�OAMENTO, CAPACIDADE CRIATIVA, ATUA��O E PRESEN�A NAS REDES SOCIAIS, EM QUALQUER MOMENTO, ESTANDO SEMPRE � DISPOSI��O DOS ALUNOS � ESSENCIAL PARA ESSE NOVO HORIZONTE NA RELAÇÃO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. ESAS INOVA��ES EST�O DIA A DIA MUDANDO E CABE AO PROFESSOR ESTAR SEMPRE ATENTO AS NOVA FERRAMENTAS QUE PODEM SURGIR COM O ADVENTO DE NOVAS TECNOLOGIAS.

 

PALAVRAS-CHAVE: TECNOLOGIA, INOVA��O, PESQUISA, CI�NCIA. DIREITO.  

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

LIMA, ADRIANO GOUVEIA et al. EXPERI�NCIA DO ENSINO HÀBRIDO EM 2021: PERSPECTIVAS PARA DOCENTES NA ERA DIGITAL. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–5, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7544. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 42º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES