PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM REMOTO

ESTRAT�GIA PARA LEVANTAMENTO EPIDEMIOLလGICO EM SA�ŠDE BUCAL

Autores

  • Evelin Soares de Oliveira UniEVANGà‰LICA
  • Francielle Nunes de Azevedo Romanowski UniEVANGà‰LICA
  • Heliel Gomes de Carvalho UniEVANGà‰LICA
  • Leandro Brambilla Martorell UniEVANGà‰LICA/Universidade Federal Goiás-UFG
  • Lila Louise Moreira Martins Franco UniEVANGà‰LICA
  • Liliane Braga Monteiro dos Reis UniEVANGà‰LICA
  • Mayara Barbosa Viandelli Mundim UniEVANGà‰LICA
  • Monarko Nunes de Azevedo Universidade Federal Goiás-UFG
  • Valter Miron Stefani UniEVANGà‰LICA

Palavras-chave:

Processo de ensino-aprendizagem., Levantamento epidemiológico., Ensino remoto., Saúde bucal.

Resumo

ESTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO RELATAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM REMOTO DESENVOLVIDO COMO ESTRAT�GIA PARA LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO EM SAÚDE BUCAL. O LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO EM SAÚDE BUCAL CONTRIBUI MUITO PARA O PLANEJAMENTO E AVALIA��O DOS SERVI�OS DE SAÚDE E TEM SIDO DESENVOLVIDO NACIONALMENTE DESDE 1986 AT� OS DIAS ATUAIS, NOS ESPA�OS DOS TERRITÓRIOS DE ABRANG�NCIA NA ATEN��O PRIM�RIA EM SAÚDE E FAZ PARTE DO PROCESSO DE TRABALHO DOS CIRURGI�ES-DENTISTAS. DIANTE DISTO, AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (DCNCO) PUBLICADA EM 2002 FIRMAVA SOBRE O ENSINO DA EPIDEMIOLOGIA E REAFIRMOU NAS DCNO VIGENTE (2021). POR ISSO, FRENTE � PANDEMIA DE COVID-19 FOI NECESS�RIO ADAPTAR O ENSINO DO LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO SIMULANDO SUA EXECU��O REMOTAMENTE PARA QUE CONTEMPLASSE ESSA COMPET�NCIA E HABILIDADE NA FORMA��O DO CIRURGI�O-DENTISTA. COMO ADAPTA��O DO LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO PARA O ENSINO REMOTO UMA TURMA DE 60 ACAD�MICOS FOI SUBDIVIDIDA EM QUATRO GRUPOS DE QUINZE ACAD�MICOS. O LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO SIMULADO REMOTAMENTE CONSISTIU EM DADOS FICT�CIOS QUE FORAM ELABORADOS TANTO EM RELAÇÃO AOS ASPECTOS SOCIOECON�MICOS E ODONTOTOGRAMAS PREENCHIDOS FOCADOS NA C�RIE DENT�RIA E NECESSIDADE DE TRATAMENTO, PARA QUE PUDESSEM PRODUZIR RELATÓRIOS DE LEVANTAMENTOS EPIDEMIOLÓGICOS CONFORME O GRUPO QUE FICARAM RESPONS�VEIS. OS GRUPOS FICT�CIOS PARA O LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO ENVOLVERAM: SAÚDE DO ADOLESCENTE, SAÚDE DO IDOSO, SAÚDE DA MULHER E SAÚDE DO TRABALHADOR RURAL. CONSIDERA-SE QUE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM REMOTO, QUANTO AO LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO EM SAÚDE BUCAL, FOI IMPRESCIND�VEL PARA QUE COMPET�NCIAS E HABILIDADES FOSSEM ABORDADAS CONFORME SINALIZADO NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA.

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

SOARES DE OLIVEIRA, Evelin; NUNES DE AZEVEDO ROMANOWSKI, Francielle; GOMES DE CARVALHO, Heliel; BRAMBILLA MARTORELL, Leandro; FRANCO, Lila Louise Moreira Martins; BRAGA MONTEIRO DOS REIS, Liliane; BARBOSA VIANDELLI MUNDIM, Mayara; NUNES DE AZEVEDO , Monarko; MIRON STEFANI, Valter. PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM REMOTO: ESTRAT�GIA PARA LEVANTAMENTO EPIDEMIOLလGICO EM SA�ŠDE BUCAL. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 258–264, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7510. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 41º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES