MONITORIA, TUTORIA E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CURSO DE ENFERMAGEM

Autores

  • Rosana Mendes Bezerra
  • Regina Universidade Evangà©lica de Goiás
  • Ione Augusto Universidade Evangà©lica de Goiás

Palavras-chave:

Enfermagem., Graduação., Processo de ensino-aprendizagem, Monitoria, Tutoria

Resumo

INTRODUÇÃO: NO CURSO DE ENFERMAGEM AS PR�TICAS PEDAGÓGICAS SÃO AMPLAMENTE UTILIZADAS VISANDO A PREPARA��O DO ALUNO PARA SUA FUTURA PROFISS�O E PARA GRADUAÇÃO. SÃO ADOTADAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DIN�MICAS, INOVADORAS E FACILITADORAS DA INTEGRA��O E INTERDISCIPLINARIDADE, POSSIBILITANDO AINDA, A ARTICULA��O ENSINO, PESQUISA E EXTENS�O. OBJETIVO: DESCREVER COMO AS ESTRAT�GIAS DE TUTORIAS E MONITORIAS ADOTADAS PELO CURSO DE ENFERMAGEM DA UNIEVANG�LICA CONTRIBUEM PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. METODOLOGIA: TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERI�NCIA SOBRE AS ATIVIDADES DE MONITORIAS E TUTORIAS DESENVOLVIDAS NO CURSO DE ENFERMAGEM DA UNIEVANG�LICA. RELATO DE EXPERI�NCIA: DURANTE BOA PARTE DO ANO DE 2020, DEVIDO A PANDEMIA DA COVID-19, AS MONITORIAS E TUTORIAS FORAM SUSPENSAS TEMPORARIAMENTE. ALUNOS APONTAVAM A NECESSIDADE DAS MONITORIAS PARA CONTRIBUIR COM O APRENDIZADO. NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2020, AS MONITORIAS FORAM LIBERADAS. MONITORES VIRAM A OPORTUNIDADE DE COLOCAR APLICAR AS HABILIDADES TEÓRICO-PR�TICAS APREENDIDAS COM OS DOCENTES E QUE AGORA SER�O REPASSADAS A OUTROS GRADUANDOS. OS ALUNOS VIRAM A IMPORT�NCIA DO APOIO E AUX�LIO PARA O TREINAMENTO NA EXECU��O PR�TICA DOS NOVOS CONHECIMENTOS. MESMO COM A ADES�O DE PARTE DOS ALUNOS, A CULTURA DE PARTICIPAR DAS MONITORIAS DEVE SER SEMPRE INCENTIVADA E DIVULGADA POR TODOS DO CURSO. CONCLUS�O: AS MONITORIAS OFERECEM A OPORTUNIDADE DE VALORIZAR O CONHECIMENTO ADQUIRIDO PELO MONITOR E AO MESMO TEMPO ESTIMULA O MONITORADO EM REFOR�AR E DESENVOLVER HABILIDADES E COMPET�NCIAS ESPEC�FICAS DO CUIDADO EM ENFERMAGEM. EXISTE PORÉM O DESAFIO FRENTE  DA (IN)VISIBILIDADE DESTAS ESTRAT�GIAS PEDAGÓGICAS DE ENSINO. PROFESSORES, MONITORES, TUTORES E ACAD�MICOS DA REFERIDA UNIVERSIDADE SÃO ELEMENTOS CRUCIAIS PARA QUE MAIS UMA ESTRAT�GIA DE PR�TICAS PEDAGÓGICAS SEJAM DISPONIBILIZADAS, BEM COMO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PSICOSSOCIAIS.

Biografia do Autor

Regina, Universidade Evangà©lica de Goiás

Mestra. Professora do curso de Enferamgem

Ione Augusto, Universidade Evangà©lica de Goiás

Mestra. Professora do curso de Enfermagem.

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

BEZERRA, Rosana Mendes; RIBEIRO DE CASTRO LIMA, Regina; AUGUSTO DA SILVA SALES, Ione. MONITORIA, TUTORIA E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CURSO DE ENFERMAGEM . Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 136–141, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7001. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 41º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES