A UTILIZAÇO DO WHATSAPP PELO DOCENTE COMO APOIO AO DISCENTE NOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA
Palavras-chave:
Estratégias de ensino., Ensino superior., Professor – alunoResumo
ESTE ARTIGO � UMA ANÁLISE SOBRE RELATOS DE CASOS SOBRE A IMPORT�NCIA DO APLICATIVO WHATSAPP, QUE FOI UTILIZADO COMO RECURSO DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ENSINO H�BRIDO, DEVIDO A PANDEMIA DE COVID19, O QUE FOR�OU O ISOLAMENTO DE MUITOS DISCENTES E DOCENTES. O OBJETIVO DO ESTUDO FOI ANALISAR OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS QUE O WHATSAPP TROUXE AO DIA A DIA, NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS AULAS REMOTAS E H�BRIDAS NAS TURMAS DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM DESIGN GR�FICO, EST�TICA E COSM�TICA E GASTRONOMIA. FOI SOLICITADO AOS DOCENTES QUE FIZESSEM O RELATO DE SITUA��ES EM QUE, O APLICATIVO WHATSAPP FOI FUNDAMENTAL PARA QUE CONTE�DOS, D�VIDAS, DICAS FOSSEM REPASSADAS DE MODO MAIS F�CIL E CLARO E OS PONTOS NEGATIVOS QUE ESSE MODO DE CONTATO TROUXE. VERIFICOU-SE QUE � CONSIDER�VEL A QUANTIDADE DE DISCENTES E DOCENTES UTILIZANDO NO SMARTPHONE APLICATIVOS DE COMUNICA��O PARA DISPOSITIVO MÓVEL. OS RELATOS MOSTRARAM QUE A RELAÇÃO DOCENTE/DISCENTE FOI MELHORADA, FACILITANDO O COMPARTILHAMENTO DE CONTE�DO, EXPLICA��ES E OUTROS. EM CONTRAPARTIDA, CRIOU UMA RELAÇÃO DE INTIMIDADE QUE GEROU EM ALGUMAS SITUA��ES INCONVENIENTES, COMO MENSAGENS FORA DE HOR�RIO, DISCUSS�ES DESNECESS�RIAS E POSTAGENS FORA DO CONTE�DO.