A UTILIZAÇO DO WHATSAPP PELO DOCENTE COMO APOIO AO DISCENTE NOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

Autores

  • Rubia de Pina Luchetti Centro Universitário de Anápolis
  • Allyson Barbosa Silva
  • Viviane Antonio Abrahão
  • Cristiane Pinto Ribeiro
  • Lucia Abrahão Helou
  • Nelson Vieira Martins
  • Márcio de Oliveira Marques
  • Kelly Cristina Borges Taconn
  • Valeria Gomes da Silva Rocha

Palavras-chave:

Estratégias de ensino., Ensino superior., Professor – aluno

Resumo

ESTE ARTIGO � UMA ANÁLISE SOBRE RELATOS DE CASOS SOBRE A IMPORT�NCIA DO APLICATIVO WHATSAPP, QUE FOI UTILIZADO COMO RECURSO DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ENSINO H�BRIDO, DEVIDO A PANDEMIA DE COVID19, O QUE FOR�OU O ISOLAMENTO DE MUITOS DISCENTES E DOCENTES. O OBJETIVO DO ESTUDO FOI ANALISAR OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS QUE O WHATSAPP TROUXE AO DIA A DIA, NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS AULAS REMOTAS E H�BRIDAS NAS TURMAS DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM DESIGN GR�FICO, EST�TICA E COSM�TICA E GASTRONOMIA. FOI SOLICITADO AOS DOCENTES QUE FIZESSEM O RELATO DE SITUA��ES EM QUE, O APLICATIVO WHATSAPP FOI FUNDAMENTAL PARA QUE CONTE�DOS, D�VIDAS, DICAS FOSSEM REPASSADAS DE MODO MAIS F�CIL E CLARO E OS PONTOS NEGATIVOS QUE ESSE MODO DE CONTATO TROUXE. VERIFICOU-SE QUE � CONSIDER�VEL A QUANTIDADE DE DISCENTES E DOCENTES UTILIZANDO NO SMARTPHONE APLICATIVOS DE COMUNICA��O PARA DISPOSITIVO MÓVEL. OS RELATOS MOSTRARAM QUE A RELAÇÃO DOCENTE/DISCENTE FOI MELHORADA, FACILITANDO O COMPARTILHAMENTO DE CONTE�DO, EXPLICA��ES E OUTROS. EM CONTRAPARTIDA, CRIOU UMA RELAÇÃO DE INTIMIDADE QUE GEROU EM ALGUMAS SITUA��ES INCONVENIENTES, COMO MENSAGENS FORA DE HOR�RIO, DISCUSS�ES DESNECESS�RIAS E POSTAGENS FORA DO CONTE�DO.

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

LUCHETTI, Rubia de Pina; SILVA, Allyson Barbosa; ABRAHÃO, Viviane Antonio; PINTO RIBEIRO, Cristiane; HELOU, Lucia Abrahão; MARTINS, Nelson Vieira; MARQUES, Márcio de Oliveira; TACONN, Kelly Cristina Borges; ROCHA, Valeria Gomes da Silva. A UTILIZAÇO DO WHATSAPP PELO DOCENTE COMO APOIO AO DISCENTE NOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 122–125, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/6996. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 41º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES