A EDUCAÇO CONVENCIONAL E CONTEMPORÂNEA

TEMPOS DE GRANDES MUDANအAS

Autores

  • Regina Ribeiro de Castro Ribeiro de Castro Lima Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGà‰LICA
  • CASTRO UniEVANGà‰LICA UNIVERSIDADE EVANGà‰LICA DE GOIàS https://orcid.org/0000-0002-3130-4010
  • BEZERRA UniEVANGà‰LICA UNIVERSIDADE EVANGà‰LICA DE GOIàS

Palavras-chave:

Educação superior, Educação à distância, Educação em Saúde

Resumo

INTRODUÇÃO: AS FORMAS DE APRENDIZADO ACAD�MICO T�M SOFRIDO MUDAN�AS EM GRANDES PROPOR��ES. O ENSINO � DIST�NCIA ESTEVE RODEANDO AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, SEM SE CHEGAR A DECIS�O REAL DE IMPLANTA��O DO MODELO REMOTO NA MAIORIA OU EM TODO ENSINO E CURSOS UNIVERSIT�RIOS. A PANDEMIA DO NOVO CORONAV�RUS QUE CHEGOU AO BRASIL NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2020, OBRIGOU INSTITUIÇÕES P�BLICAS E PRIVADAS DE ENSINO, NOS VARIADOS GRAUS DE FORMA��O, A REPENSAREM DE UM DIA PARA O OUTRO A MANUTEN��O DAS ATIVIDADES LETIVAS DE FORMA SEGURA, VISANDO EVITAR A PROPAGA��O DA DOEN�A RESPIRATÓRIA NAS SALAS DE AULAS. OBJETIVO:  DISCORRER SOBRE AS A��ES RECENTES DE ENSINO- APRENDIZAGEM VIRTUAIS REALIZADAS POR INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. M�TODO: APRESENTA-SE UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGR�FICA, COM BASE EM PUBLICA��ES CIENT�FICAS INDEXADAS NA BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE, COM SELE��O DE 10 ARTIGOS QUE ATENDERAM AOS CRIT�RIOS INCLUS�O PARA  ESTUDO E DISCUSS�O. RESULTADOS E DISCUSS�O: 10 PUBLICA��ES FORAM SELECIONADAS PARA LEITURA E DISCUSS�O. A PREOCUPA��O COM A PRESERVA��O DA SAÚDE EM MEIO A UMA CRISE MUNDIAL PROLONGADA DE ACOMETIMENTO PELA COVID 19, CONTABILIZANDO CRESCENTES CASOS DE INTERNA��ES E MORTES, FIZERAM COM QUE GESTORES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO DE N�VEL SUPERIOR E PROFESSORES SE ENQUADRASSEM �S ROTINAS APLICADAS NO ENSINO � DIST�NCIA. ISSO PARA MANUTEN��O FINANCEIRA DA EMPRESA E DA CONTINUIDADE PEDAGÓGICA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO. COM OS CURSOS DA �REA DA SAÚDE, ESSAS MUDAN�AS FORAM MAIS COMPLICADAS, DIANTE DA OBRIGATORIEDADE DE AULAS PRESENCIAS EM LABORATÓRIOS E CAMPOS PR�TICOS. A ADAPTABILIDADE DOCENTE E DISCENTE AO ENSINO VIRTUAL E SEMIPRESENCIAL TROUXE A VIS�O DA DIVERSIDADE DE MODOS APLIC�VEIS DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICA��O NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E DA SUA INQUESTION�VEL PERMAN�NCIA NO ENSINO ACAD�MICO. CONCLUS�O: TODA EXPERI�NCIA ADQUIRIDA AT� O MOMENTO COMPROVOU QUE RECURSOS DIGITAIS SÃO FAVOR�VEIS E AT� MESMO ESSENCIAIS NA ACESSIBILIDADE, FLEXIBILIDADE E PROGRESSO DOS M�TODOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM ACAD�MICA.

Biografia do Autor

Regina Ribeiro de Castro Ribeiro de Castro Lima, Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGà‰LICA

Mestre em Ciàªncias Ambientais: Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente, pelo Centro Universitário de Goiás/ UniEVANGà‰LICA (2014). Especialista em Gestão de Sistemas e Servià§os de Saúde Pública pelo Centro Universitário de Anápolis/UniEVANGà‰LICA (2006), Especialista Enfermagem em Cardiologia pela Pontifà­cia Universidade Catà³lica de Goiás (2010), Especialista Gestão da Clà­nica nas Regiàµes de Saúde pelo Instituto Sà­rio Libanàªs de Ensino e Pesquisa (2018) e Especialista Atenà§ão ao Paciente crà­tico: urgàªncia, emergàªncia e unidade de terapia intensiva, pela UNINTER (2020). Graduada em Enfermagem e Obstetrà­cia pela Universidade Catà³lica de Goiás (2001). Atualmente docente do Centro Universitário de Anápolis/ UniEVANGà‰LICA, no Curso de Enfermagem (desde 2007) e Enfermeira Efetiva da Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis/ SEMUSA, Goiás (desde 2004). Tem experiàªncia em Enfermagem nas especialidades Obstetrà­cia e Neonatologia, Unidades de Terapia Intensiva Neonatal, Pediátrica e Adulta, Clà­nica mà©dica e cirúrgica, Urgàªncia e Emergàªncia, Saúde da Mulher e Pesquisas cientà­ficas.

CASTRO, UniEVANGà‰LICA UNIVERSIDADE EVANGà‰LICA DE GOIàS

Mestre em Ciàªncias Ambientais: Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente, pelo Centro Universitário de Goiás/ UniEVANGà‰LICA (2014). Especialista em Gestão de Sistemas e Servià§os de Saúde Pública pelo Centro Universitário de Anápolis/UniEVANGà‰LICA (2006), Especialista Enfermagem em Cardiologia pela Pontifà­cia Universidade Catà³lica de Goiás (2010), Especialista Gestão da Clà­nica nas Regiàµes de Saúde pelo Instituto Sà­rio Libanàªs de Ensino e Pesquisa (2018) e Especialista Atenà§ão ao Paciente crà­tico: urgàªncia, emergàªncia e unidade de terapia intensiva, pela UNINTER (2020). Graduada em Enfermagem e Obstetrà­cia pela Universidade Catà³lica de Goiás (2001). Atualmente docente do Centro Universitário de Anápolis/ UniEVANGà‰LICA, no Curso de Enfermagem (desde 2007) e Enfermeira Efetiva da Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis/ SEMUSA, Goiás (desde 2004). Tem experiàªncia em Enfermagem nas especialidades Obstetrà­cia e Neonatologia, Unidades de Terapia Intensiva Neonatal, Pediátrica e Adulta, Clà­nica mà©dica e cirúrgica, Urgàªncia e Emergàªncia, Saúde da Mulher e Pesquisas cientà­ficas.

BEZERRA, UniEVANGà‰LICA UNIVERSIDADE EVANGà‰LICA DE GOIàS

Possui graduaà§ão em Enfermagem e Obstetrà­cia pela Pontifà­cia Universidade Catà³lica de Goiás (2001), com licenciatura plena. Mestra em Ciàªncias Ambientais e Saúde pela PUC GO (2012). Pà³s graduada em Administraà§ão Hospitalar em 2002 pela UNAERP SP, Docàªncia do ensino superior em 2008 pela Universidade Castelo Branco RJ e em Enfermagem em Neonatologia e Pediatria 2009 pela PUC GO. Especialista em Regulaà§ão em Saúde no Sus pela Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sà­rio-Libanàªs, SàRIO-LIBANÊS em 2017. Especialista em Enfermagem em UTI, 2021 UniBF-PR. Especialista em Educaà§ão Hospitalar, 2021 UniBF. Especialista em Tecnologias e Educaà§ão a Distância, 2021, UniBF. Desenvolveu atividades de coordenaà§ão de enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Adulto por dois anos na Santa Casa de Misericà³rdia de Anápolis, onde tambà©m atuou por mais de nove anos em Unidade de Terapia intensiva Pediátrica. Professora de nà­vel superior desde 2005 no Centro Universitário de Anápolis UniEvangà©lica. Tem experiàªncia na área de Enfermagem, com àªnfase em Enfermagem em terapia intensiva adulto e pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, crianà§a e adolescente, unidade de terapia intensiva.

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

LIMA, Regina Ribeiro de Castro Ribeiro de Castro; LIMA, REGINA RIBEIRO DE; MENDES BEZERRA, ROSANA. A EDUCAÇO CONVENCIONAL E CONTEMPORÂNEA: TEMPOS DE GRANDES MUDANအAS. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 113–121, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/6995. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 41º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES