MONITORIAS COMO RECURSO DE APOIO AOS DISCENTES NO CURSO DE MEDICINA
Palavras-chave:
COVID-19, Educação Médica, Processo ensino-aprendizagemResumo
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ESTIMULADO PELO PROGRAMA DE MONITORIAS DO CURSO DE MEDICINA PASSOU POR ADAPTA��ES DEVIDO O DISTANCIAMENTO F�SICO FOR�ADO PELA PANDEMIA DA COVID-19, EM 2020. A PARTIR DE ENT�O, AS AULAS QUE ANTES ERAM OFERECIDAS PRESENCIALMENTE FORAM SUBSTITU�DAS PELA MODALIDADE VIRTUAL UTILIZANDO OS MEIOS DIGITAIS, POR MEIO DE PLATAFORMAS E APLICATIVOS DE COMUNICA��O. O PRESENTE TRABALHO RELATA AS VANTAGENS E DESVANTAGENS OBSERVADAS DURANTE ESSE PROCESSO DE ADAPTA��O. O MEDO E A SENSA��O DE IMPOT�NCIA TIVERAM QUE SER SUPERADOS COM DEDICA��O PARA QUE O APRENDIZADO NÃO FOSSE INTERROMPIDO POR ESSA CONDIÇÃO DO �€ŒN�O PRESENCIAL�€. OS MONITORES ELABORARAM QUEST�ES RELACIONADAS AOS ROTEIROS DE ESTUDOS, J� DISPONIBILIZADOS PELOS PROFESSORES, PARA QUE OS ALUNOS SE SENTISSEM INCENTIVADOS A CONTINUAR AS ATIVIDADES EM CASA. DIFICULDADES SURGIDAS DURANTE O PROCESSO SE BASEARAM PRINCIPALMENTE NA INSTABILIDADE DA INTERNET, NA DIFICULDADE DE CONCENTRA��O, AL�M DO IMPEDIMENTO DA AQUISI��O DO CONHECIMENTO NA PR�TICA.