PRÁTICAS DE MONITORIA NO MODO REMOTO COMO APOIO AO APRENDIZADO DOS DISCENTES.
Resumo
A MONITORIA ACAD�MICA SE BASEIA EM ATIVIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM ESTABELECIDAS PELO DISCENTE MONITOR COMO UM MEIO DE FAMILIARIZ�-LO � PR�TICA DA DOC�NCIA, O QUAL SE ASSEMELHA A UM EST�GIO. DESSA FORMA, SOB A INSTRU��O DE UM DOCENTE, A MONITORIA AUXILIA O MONITOR A APROFUNDAR E PRATICAR OS ASSUNTOS MINISTRADOS PELO PROFESSOR EM SALA DE AULA E SANAR AS DIFICULDADES E D�VIDAS QUE SURGEM NO DECORRER DA DISCIPLINA, PROPORCIONANDO MOMENTOS DE DEBATES E DISCUSS�ES SOBRE AS TEM�TICAS ABORDADAS. O OBJETIVO DA PRESENTE REVISÃO FOI DESCREVER COMO AS ATIVIDADES DE MONITORIA NO MODO REMOTO PODEM CONTRIBUIR PARA A QUALIFICA��O DA FORMA��O DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO. A MONITORIA ACAD�MICA A DIST�NCIA VALORIZA A PARTICIPA��O DO ALUNO EM ATIVIDADES TEÓRICAS E PR�TICAS DESENVOLVIDAS ON-LINE POR MEIO DA PROMO��O DA RESOLU��O DE PROBLEMAS E DO ESCLARECIMENTO DE TÓPICOS RELACIONADOS AOS CONTE�DOS DA DISCIPLINA E ATIVIDADES DA GRADUAÇÃO. A POSSIBILIDADE DE SE OFERECER UM ESPA�O VIRTUAL EM QUE O ALUNO POSSA TER ACESSO AOS ESTUDOS A PARTIR DE SEU LOCAL DE TRABALHO OU RESIDÊNCIA OU AINDA PODER REGISTRAR SUAS D�VIDAS PARA SEREM DISCUTIDAS, MESMO QUE POSTERIORMENTE, PODE SER VISTA COMO UMA FERRAMENTA POSITIVA DIANTE DA REALIDADE DO ALUNO, COLABORANDO PARA QUE SEU ESTUDO SE PROCESSE DE FORMA ORIENTADA, DE MANEIRA CONT�NUA, CONTRIBUINDO PARA EVITAR DESIST�NCIAS AO LONGO DO CURSO. A OFERTA DE MONITORIA NA CATEGORIA REMOTA � ALGO NOVO, O QUE DESPERTOU RECEIO NO IN�CIO PELA FALTA DO CONTATO F�SICO ENTRE MONITOR E MONITORADOS. PERCEBEU-SE, PORÉM, QUE A TECNOLOGIA TEM POSSIBILITADO MAIOR PROXIMIDADE ENTRE MONITORES E DISCENTES, POIS FLEXIBILIZA OS HOR�RIOS, AMPLIA HABILIDADES DE COMUNICA��O E INCENTIVA A DOC�NCIA, AL�M DE DESENVOLVER APTID�ES ORAIS E DE APRESENTA��O.